segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Teste Lote #11 Manteigas de Cacau e Karité com Óleo de semente de uva

Mais um teste, desta vez com manteigas. Já vinha planejando fazer um sabonete com manteiga de cacau faz algum tempo, na verdade iria usar em um teste de sabonete de chocolate, também tinha planos de usar a manteiga de Karité em outro teste para ver o resultado de hidratação que esta manteiga proporciona.

Como venho fazendo alguns testes nesses últimos dias e como quero finalizar esta fase até o final deste mês estou dando uma acelerada em alguns projetos relacionados aos sabonetes. Quero testar ainda o sabonete com argila, com mel e com cerveja no lugar da água e ainda quero testar alguns óleos como o de abacate, farelo de arroz e semente de uva.

Decidi então que farei este teste misturando as duas manteigas (cacau e karité) e vou adicionar o óleo de uva, o resultado final será comentado futuramente quando nosso sabão estiver liberado para uso.


Seguimos nossa rotina normal separando e pesando todos os nossos ingredientes, derretemos as manteigas e misturamos aos outros óleos.


Adicionamos a solução cáustica e começamos a misturar com a ajuda da espatula mesmo, depois usamos o miz para chegar mais rápido ao traço. Quando atingimos um traço leve adicionamos os Óleos Essenciais (Neste teste uma sinergia entre Laranja Doce, Limão Siciliano, Jasmim e canela. Sendo os dois últimos em pequena quantidade), não usamos dióxido de titânio ou qualquer outro tipo de corante porque queremos um amarelo claro e acho  que vai ficar bem interessante depois de pronto.



Enformamos nossa massa na forma de silicone e deixamos descansar a noite toda, pela manhã notei que haviam se formado gotículas de um líquido na superfície de nossa barra de sabão, o cheiro e a consistência é igual ao ocorrido em nosso Lote #3 fiquei mais uma vez tentando entender o que pode ter ocorrido mas não consegui chegar a uma resposta convincente.


A única coisa que me passa pela cabeça é que durante a reação de saponificação alguns óleos ou parte dele (não compreendo o motivo) foram jogados para fora, tipo expurgado da massa, não foram saponificados. Fiz uma retrospectiva de todo o processo e os óleos foram bem misturados, o traço foi atingido (inclusive esperei a massa ficar mais rígida antes de enformar). Bem, vamos esperar as próximas 12 hora e desenformar nossa massa para ver o resultado.

Passaram-se as 24h, agora vamos desenformar e ver no que deu! apos registrar o ocorrido durante a fase gel, tive o cuidado de secar a superficie do sabão com um papel absorvente. Quando retirei o sabão (ainda no molde) da caixa termica onde ficou descansando durante o processo de saponificação percebi de imediato que seria fácil tira-lo da forma! E não estava errado, desenformou facilmente mostrando-se bastante solido.



Cortei em seguida e os acondicionei na caixa de cura, onde passarão os próximos trinta dias, só então estarão liberados para o teste de uso em banho, os pequenos defeitos da moldagem conferem a nosso sabonete um aspecto mais rustico e eu gosto muito disso.


Bem acho que por hora é isso, até a próxima... Este teste foi feito dia 23 de Janeiro de 2013

12 comentários:

  1. cheguei!!! Vamos lá, quanto vc utilizou de oe (%)??
    Qual a fonte de todos os oe's??
    Sua massa foi enformada travada, ela já estava reagindo quando vc colocou na forma.
    Beijinhos Tati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, realmente o traço ficou muito forte, usei 5% de OE uma sinergia de Laranja Doce, Limão e Bergamota (queria um 100% cítrico. Mas você esta certa deixei o traço passar do tempo, porem deste vez deu para enformar sem grandes problemas.

      Valeu pelo comentário!

      Excluir
  2. Boa noite, amigo saboeiro!
    Essa Tati é terrível! Ela já chega com o dedo na ferida! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Brincadeira!
    Também tive esta impressão da massa na hora que você a enformou, mas não acredito que seja um problema. O ideal seria enformar antes, mas tudo certo no final! hehehehehehehe
    Mas é isso aí!
    Bons resultados!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro ela! hehehe, nos da muitas dicas! é nossa pró, hehehe, sim o traço ficou muito forte e começou a travar, porem no final deu tudo certo!

      E os seus avanços avanços? já usou o óleo que te mandei?

      Excluir
    2. Pois é... A Tati é a mina!
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Então, amigo saboeiro!
      Meus avanços estão indo com a força da minha vontade!
      Já usei o óleo, sim e adivinha com qual comecei? Claro!
      O sabonete de cacau!!! Tinha que ser com ele!!!
      Até já postei algo sobre ele!

      Só está faltando pagar você, né?
      Estou esperando seus dados e o valor total.

      Abraço!

      Excluir
  3. Parabéns Amauri, sucesso com os testes, estou vendo que os resultados estão indo muito bem, que bom, fico feliz.

    abs.

    Gilmar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gilmar, quando resolvemos fazer sabonetes decidimos que antes de produzir nosso primeiro lote comercial, testaríamos tudo o que fosse possível, de todas as formas, com o máximo de ingredientes e diversas técnicas para só assim decidirmos o que poderíamos oferecer a nossos clientes.

      Já temos uma linha de cosméticos artesanais, o cold será por enquanto mais um produto, mas espero que seja em um futuro breve um de nossos principais produtos.

      Ainda estamos finalizando nossa primeira bateria de testes (na verdade já eram para terem sido finalizadas até o fim de janeiro), mas tive alguns contratempos e só terminei hoje de madrugada (fizemos três testes hoje). Com a liberação de uso dos lotes produzidos poderemos escolher na pratica (através de teste de uso) quais as melhores receitas, ingrediente e técnica a ser utilizada em nossos primeiros lotes comerciais.

      Fizemos cerca de 20 testes nos últimos 60 dias e mesmo assim não conseguimos testar o leite de cabra, a cerveja, o whisky e alguns chás. Estes foram transferidos para nossa segunda bateria de testes que acontecerá muito em breve. Temos de testar ainda algumas técnicas mais a fundo como o Hot Process e o Fusion que me parecem ter vantagens e desvantagens em comparação com o Cold.

      As vezes me pergunto se precisava tanto, e me respondo que ainda assim fizemos pouco! A busca incessante pela excelência nos da a garantia de ter sempre um produto de alta qualidade, dominar não apenas uma mais várias técnicas de fabricação nos garante a possibilidade de diversidade nas características de nossos produtos e por fim testar matérias primas nos da a possibilidade de inovar ou aprimorar nossos futuros produtos.

      por isso tantos testes, tanta inquietude, alguns dão certo outros nem tanto assim vamos descartando e selecionando, sem falar no mais importante... desta forma vamos aprendendo e compartilhando!

      Espero ter notícias em breve de seus sabonetes... Depois do carnaval estou com uma reunião marcada na fabrica de óleos para ver se consigo um valor diferenciado de Palmiste, óleo de palma e a estearina de palma se lhe interessar podemos fazer uma compra juntos.

      Abraços e obrigado pela visita!

      Excluir
  4. Meninos criem juízo assim fico sem graça e fujo de vocês rsrsrsrs
    Na verdade estou abituada a fazer cold então bato o olho na massa já consigo perceber se está errada ou não.
    Eu perguntei dos oe's, principalmente do jasmim por ser um óleo caro então há grnde chance de ser adulterdo dependendo do fornecedor. E, dependendo de como foi adulterado ou diluído, o solvente pode travar a massa. LAranja, limão e canela não costumam travar cold, são usados com bastante frequência por serem oeé mais "baratos" ou seria menos caros??? kkkkkkkkkkk
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Amauri,

    Vou mandar um email com umas duvidas que tenho no meu processo, pois acho que mesmo depois de ficarem na forma por mais de 48 horas não estão ficando duro o suficiente.

    P.S. Mandei um email a respeito dos óleos: Palma, Palmiste e Estearina.

    abs,

    Gilmar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mande o e-mail com as dúvidas ou se preferir ligue que ajudarei no que souber, isso já aconteceu comigo (se não me engano no lote #3), por usar muito soft oils, mas pode ser corrigido com uma concentração maior de NaOH ou com alguns aditivos que conferem dureza ao sabão como (cera de abelha, estearina ou simplesmente açúcar).

      Outro possibilidade é a qualidade da soda cáustica que esta usando o ideal é acima de 97% de pureza e mesmo assim deve fazer o calculo para complementar esses 0,3% que faltam, isso mesmo esses 0,3 faram falta porque a calculadora sempre usa como base a NaOH com 100% de pureza.

      Pode acreditar que são detalhes que fazem a diferença no resultado final de qualquer receita.

      Excluir
  6. Olá, pode me tirar uma dúvida?
    A porcentagem do OE é sempre de 5% ?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Deborah, a percentagem de Oes sobro os óleos utilizados na formula do sabão vai variar de fabricante para fabricante, ha quem defenda que 5% é suficiente, outros indicam entre 6 e 8% e ha quem diga que usa 10% !!!

      Como podemos ver não existe uma unanimidade neste assunto, meus testes mostraram que a depender o OE (principalmente os cítricos) 5% é muito pouco para deixar o sabonete realmente cheiroso, até porque a maioria dos Oes são voláteis e perdemos seu aroma rapidamente (em torno de 6 meses)

      Eu venho colocando entre 6 e 8% e tenho ficado satisfeito com os resultados.

      Espero ter ajudado, outra coisa a percentagem depende muito do fabricante ou fornecedor, alguns são de melhor qualidade que outros e isso influencia diretamente no que falamos acima.

      Excluir

Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.