sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O desafio de fazer uma forma de silicone

Conforme combinado, fiz minha primeira forma de silicone! mais uma vez a maior dificuldade foi encontrar os materiais necessários e algumas informações básicas para iniciar o processo como a cor do silicone que devemos usar, quantidade de catalizador, marca do silicone, pode parecer uma bobagem mas acredite não é! A cor do silicone esta ligada diretamente a sua característica física, assim o silicone azul é o mais maleável e mole enquanto o silicone amarelo é mais rígido e resistente quando manuseado. Optei pelo OCRE que não é tão duro quanto o amarelo mas (segundo o vendedor) resiste bem ao manuseio.


Cheguei em casa e fui quase que imediatamente me preparar para o grande teste! vou descrever passo a passo o que foi feito.

1- Preparei uma caixa para servir de recipiente de moldagem. Optei por usar o poliestireno por ter um pedaço em casa, mas poderia ser papelão, papel cartão ou mesmo uma vasilha onde é claro caiba com uma folga o objeto que será moldado, deixei dois centímetros de cada lado e um centímetro de folga para cima.


2- Colei o objeto a ser moldado no fundo da caixa para que o mesmo não se mova durante a secagem do silicone, fiz isso com um pedaço de fita dupla face (dessas que se encontra em qualquer papelaria)



3- Dai vem um truque muito bom para saber a quantidade de silicone que vai precisar para fazer seu molde sem que falte ou que sobre silicone. depois de colocar seu molde no recipiente de moldagem encha o recipiente com arroz, retire o arroz e coloque em uma recipiente graduado (usei como medida um copo dosador que me dava como opção xícaras, litros e mililitros ou simplesmente ml, optei pelo ml) bem no meu caso deram 500ml, logo farei 500ml de silicone. outra dica importante é que devemos mexer bem o silicone antes de adicionar o catalizador, pois alguns agentes decantam e se não misturar pode não ter ao final um bom resultado.


4- depois de tudo misturado apenas derramei aos poucos o silicone sobre o objeto a ser moldado, sem muita pressa a fim de não formar bolhas no meio do silicone o que o deixaria mais frágil ou resultaria em um molde com defeitos.


5- A pior parte é sem duvida esperar secar!!! da vontade de acelerar o tempo, mas é preciso esperar pelo menos 12 horas para desenformar, sendo o ideal e recomendado pelo fabricante o prazo de 24 horas. Devo confessar que esperei pouco mais de 8 horas.




6- Enfim chegou a hora de desenformar, com cuidado fui desgrudando, desenformando (afinal não esperei o tempo determinado pelo fabricante) ate que voila nasce nossa primeira forma de silicone!!!



Gostei muito de todo o processo, e vou fazer mais algumas formas para que tenha o suficiente para começar uma pequena produção. Assim que fizer os primeiros sabonetes posto aqui o resultado.

por hoje é só, mas não esqueci da forma de acrílico, já fiz o orçamento de todo o material, vou comprar e partir para o teste.

20 comentários:

  1. Olá Amof!
    Encontrei o seu blog por acaso e dou-lhe os meus parabéns!
    Cheio de informações interessantes e dicas para colocar em prática e assim conseguir melhorar.
    Gostei muito desta ideia de criar as nossas próprias formas de silicone. Estou tentada em fazer uma.
    Queria perguntar-lhe em que material é feito o diapositivo com o baixo relevo que irá dar forma ao silicone?
    Obrigada e um beijinho de Portugal.

    ResponderExcluir
  2. Olá AMOF!
    Encontrei o seu blog por acaso e dou-lhe os meus parabéns!
    Cheio de dicas e informações interessantes para colocar em prática e assim conseguir melhorar.
    Gostei muito desta ideia, de fazer as nossas próprias formas de silicone e estou tentada em fazer uma.
    Queria perguntar-lhe qual é o material do diapositivo em baixo relevo que utilizou para marcar o silicone?
    Obrigada e um beijinho de Portugal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michelle, realmente as formas de silicone são muito práticas e resultam em sabonetes super personalizados e com um acabamento muito bom.

      Espero que a tentação seja tão forte que termine não resistindo e fazendo sua forma, garanto que vai adorar. Todo o processo é bastante simples como pode ver no post. Para meu diapositivo usei o POLIETILENO por ser bem macio e por isso mesmo fácil de se trabalhar, foi esculpido com uma Router (fresa computadorizada)depois fiz outros diapositivos de parafina (também bastante simples, derreti algumas velas e usei o próprio molde de silicone).

      Enfim pode usar o que quiser como diapositivo, se quiser pode até usar um sabonete que goste do formato.

      Fica a dica! Espero ter ajudado, qualquer dúvida basta perguntar.

      Excluir
    2. Obrigada pela dica... vou tentar!
      Sou uma principiante e uma curiosa, estudei um pouco sobre a saponificação a frio e aventurei-me. Tal como disse no seu post a minha maior dificuldade está em encontrar matérias primas, como sabe vivo em Portugal e por cá é muito difícil encontrar. Tenho recorrido a sites espanhois e franceses e para além dos próprios produtos já por sim serem dispendiosos ainda acresco o custo de transporte. Mas vá, não será por isso que vou desistir.
      Numa tentativa de usar produtos nacionais a que tenho maior acesso, nas minhas últimas receitas tenho usado como óleos base, o azeite, o óleo de coco e a cera de abelha. Como a cera de abelha tem uma alta componente de insaponificáveis usei apenas 5% em realção ao resto das gorduras. Apesar ter resultado num sabão muito suave e cremoso e de ter esperado mais de 1 mês para o começar a usar, continua muito mole.
      Gostava de exprimentar outro tipo de óleos, aconselha-me algum que consiga tornar o sabão mais duro?
      Já agora, não sei se usa, mas costumo consultar uma calculadora disponível na internet que de acordo com o índice de saponificação de cada óleo indica a quantidade de H2O e de NaOH necessária à saponificação: www.thesage.com/calcs/lyecalc2.php.
      Obrigada

      Excluir
    3. Ok, vamos por partes!

      Para tornar seus sabonetes mais duros e resistentes a água pode usar manteigas (a de cacau é bem interessante hidrata e da dureza ao sabonete)

      O ideal seria usar o óleo de palma, óleo de palmiste e a estearina assim seu sabonete seria realmente duro.

      O açúcar também colabora para a dureza

      Qual a proporção dos óleos que esta usando?
      Que proporção de NaoH?
      Que proporção de água?

      tudo isso pode interferir na dureza de seu sabão!

      eu mesmo faço meus cálculos, porem vou te passar uma boa calculadora.
      http://www.soapcalc.net/calc/SoapCalcWP.asp
      http://calc.mendrulandia.net/?lg=br

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  3. É verdade, há vários fatores que interferem.

    A minha receita é bem simples. Como disse, optei por usar óleos que me fossem mais fáceis de adquirir.

    A última dose que fiz foi de 500 gr: 375gr de azeite (75%), 100gr de óelo de coco (20%)e 25gr de cera de abelha (5%). Nesta receita penso que a única gordura que contribui para a dureza do sabão é a cera de abelha.

    Depois usei a calculadora que referi , onde para estas quantidades de gordura indicou-me 67gr de NaOH e 175ml de água (vou exprimentar a sua calculadora).

    Depois para dar aroma e um toque diferente, acrescentei ainda 40ml de infusão concentrada de chá verde e 20ml de óleo essencial de menta, o que também não deve ter contribuido para a dureza.

    O resultado ao fim de 1 mês e meio é um sabão super suave, espumoso e hidratante, mas que facilmente se desfaz em contacto com a água.

    Li o seu post sobre os óleos e as suas caracteristicas que achei fantástico. Na próxima receita vou incluir óleo de palma. O palmista tenho mais dificuldade em encontrar.

    Quanto ao açúcar desconhecia que era possível aplicar e que conferia dureza ao sabão. Em que quantidades?

    Obrigada pela partilha. Para mim é óptimo poder trocar ideias e nem sempre é fácil encontrar quem esteja disposto, de uma forma aberta, a partilhar os seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um vez vamos por partes.

      O óleo de coco também contribui para a dureza mas nesta proporção 20% não vai ajudar muito!

      75% de Azeite (que deve ser de bagaço e não extra virgem) vai resultar em um sabonete de Castela que será frágil a água sempre.

      O óleo de palma vai ajudar muito nas suas receitas.

      O chá verde deve estar junto aos óleos não devendo entrar como aditivo neste caso. tenta com 67g NaOH para 130ml de água.

      O açúcar pode ser usado na proporção de uma colher de sopa por kg.

      Teste as calculadoras e veja o que acha.

      Mais uma vez espero ter ajudado.

      Excluir
  4. Ajudou e muito! Obrigada.

    Testei a calculadora que me indicou. Muito mais completa. Fornece os índices de dureza, hidratação, etc. É uma enorme ajuda.

    Vou pegar nessas dicas e meter mãos à obra e tentar aperfeiçoar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que consegui ajudar, sim faça seus testes e me deixe informado! estou torcendo pelo seu sucesso!!!

      Excluir
  5. Obrigada! Vou dando noticias!

    Até breve.

    ResponderExcluir
  6. olá, achei seu blog por meio do site do roberto a. sugai - http://www.japudo.com.br/saboaria/meu-comeco/.
    Ao ler suas duvidas e as respostas do roberto, fiquei curiosa e cheguei até aqui. Seus sabonetes são um luxo!!!! Muito lindos e delicados com a grandeza de quem ama o que faz.Não faço esse tipo de sabonetes. Faço artesanais de glicerina. Amei as dicas e a explicação em fazer suas próprias formas de silicone. Gostaria se possivel que vc nos mostrasse o passo a passo de como fazer o diapositivo(molde). Também quero perguntar como vc corta seus sabonetes. Moro em São Paulo, e não encontro um cortador igual os que o roberto usa(ele mesmo quem faz os cortadores), já pedi...pedi....chorei....para que ele me vendesse um simples, mas ele não comercializa com artesã pequena. Uma "pena"!!!! Ele disponibiliza os moldes, as medidas, materiais, porém não encontrei um marceneiro que fizesse para mim.
    Grata por sua atenção, e um lindo domingo p ti.
    meu e-mail: rissiasilveira@hotmail
    rissia

    ResponderExcluir
  7. Olá Rissia! obrigado pelas palavras.

    O diapositivo fiz com meu irmão e ele utilizou uma fresa computadorizada chamada ROUTER por isso não tenho o passo a passo. Mas ele faz sob encomenda caso se interesse!

    Corto ou com uma faca apenas ou com um guia que esta postado em FORMA DE ACRÍLICO, estou desenvolvendo um cortador para comercializar mas ainda esta em fase de projeto. Mas sei quem faz! posso te passar o contato caso se interesse.

    Mais uma vez obrigado pela visita e se precisar de ajuda é só falar!

    ResponderExcluir
  8. Olá Amof, tudo bem???
    Adoreeiii seu blog, eu faço saboaria em glicerina já te 9 meses, tenho participado de feiras e bazares e estou louca pra fazer uns curso de Cold Press. Adorei toda as dicas que vc dá, serão muito valiosas para meu inicio.
    Gostaria de pedir o orçamento do diapositivo, gostaria de fazer moldes com a minha marca.
    Meu email é patytorresbueno@gmail.com
    Aguardo.
    obrigada
    Patrícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Patricia, fico feliz de ter gostado de nosso Blog. para dar o preço preciso de sua marca, pode mandar para amof.amauri@gmail.com ou mando para seu e-mail.

      Os moldes personalizados fazem grande diferença! mas hoje não uso praticamente as formas de silicone e sim as formas de acrílico e minha marca é adicionada com um carimbo de acrílico

      Espero ter ajudado e que você volte outras vezes.

      Excluir
  9. Magnifico!!!!!! parabens pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Anônimo, espero que volte outras vezes a nosso Blog!!!

      Excluir
  10. é fácil encontrar este material para fazer silicone? existe algum truque para manter o sabão líquido durante mais tempo? obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, bom dia ou boa madrugada, risos. Sim é bem fácil encontrar o silicone, geralmente é vendido em pequenos baldes de 1kg ou em embalagens maiores e sempre vem acompanhado de um catalizador. Em lojas de artesanato deve encontrar caso não encontre na net tem várias opções.

      Quanto ao truque para manter o sabão ou a massa maleável por mais tempo, acabei de responder esta mesma pergunta no tópico Otimizando o tempo de produção, da uma olhadinha lá acre.dito que vai gostar.

      Espero ter ajudado!!!

      Excluir
  11. tô encantada com a qualidade de suas imagens, com a sua generosidade em partilhar seu conhecimento e com a sua clareza. Amei! Aprendi a fazer sabonete pelo processo a frio e faço exclusivamente para mim mas sinto vontade de fazê-los bonitinhos. Até agora foram sempre bem toscos. Amei sua forma de silicone. Você é fera, cara!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariângela, assim não vou dormir hoje hehehe... Mas sempre é bom ouvir ou ler elogios, só tenho a agradecer!

      Quanto a partilhar meus conhecimentos acho muito justo, sofri muito procurando informações confiáveis e se eu puder poupar quem esta começando dos problemas que eu passei já esta valendo. É muito bom se tornar referencia para os iniciantes, ajudar nos primeiros passos.

      O acabamento do sabão esta em grande parte ligado a forma que usamos, isso facilita muito no resultado final.

      Espero ter ajudado de alguma forma!!!

      Excluir

Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.