segunda-feira, 28 de abril de 2014

Sabonete de Castela 100% (Castela Soap) Cold Process Azeite de Oliva


Vamos continuar mostrando a serie com os Sabonetes de Castela, este segundo sabonete de Azeite de Oliva será aromatizado com fragrância de Rosas Brancas e pigmentados com um 1,5gr de mica rosa o resultado ficou maravilhoso. Vamos mostrar como ele foi feito. 

Como sempre começamos organizando a nossa área de trabalho, limpamos o espaço que será usado, retiramos o que não será usado, preparamos os materiais de apoio, ingrediente e equipamentos de segurança. 


O único óleo que compõe esta receita é o Azeite de Oliva :
  • Oliva / Óleo Mole (Rico em vitamina E, e recomendado principalmente para peles secas devido ao seu grande poder de hidratação, consegue evitar a perda de água do organismo, pois forma um filme protetor sobre a derme e garante a remoção das células mortas.)
A estrela deste sabão continua sendo o Azeite de Oliva então escolhemos um belo Azeite espanhol de coloração amarelo ouro, translucido e muito radiante. Para esta receita usaremos apenas dois óleos o Azeite de Oliva e o Palmiste.


Pesamos nosso óleo e acrescentamos um pouco de mica lilás para deixar nosso sabão ainda mais bonito. Em seguida usamos o mix e com cuidado misturamos a mica em nossos óleos, o cuidado nesta etapa é para ter a certeza que toda a mica foi incorporada aos óleos, evitando assim surpresas desagradáveis como manchas ou grumos de pigmentos no meio do sabão, caso seja necessário podemos fazer esta pigmentação com antecedência.



O próximo passo é preparar a solução cáustica que neste caso vamos manter a mesma concentração usada na receita anterior que foi de 35%, isso garantirá que nossa barra de sabão ficará mais sólida e robusta ao ser desenformada ao contrario de quando usamos concentrações mais baixas que resultara em um sabão mais macio e mole.


É importante alertar que este tipo de sabão tem um traço mais lento, isso é bom porque da maior segurança ao saboeiro que poderá fazer sua massa com mais tranquilidade, esta característica aliada ao numero reduzido de óleos (apenas um) faz deste sabonete uma ótima opção para os que estão iniciando na arte da saboaria.

Vamos derramando a solução cáustica aos poucos em nossa mistura de óleos e mexendo com o mix vigorosamente (mas sem aciona-lo) quando tiver derramado toda a solução cáustica nos óleos você poderá acionar o mix em braves intervalos, isso ajudará a chegar ao traço mais rápido, não tenha pressa, esta receita dá tempo para se corrigir possíveis erros, como usamos a mica ao invés de óxidos é normal que haja uma mudança na cor da massa (não se assuste) isso será amenizado durante o processo de saponificação, mutas vezes a cor vai despertando e nossa barra volta a ter a cor da mica, mas sempre com alguns tons abaixo do esperado, então esteja atento a isso sempre.


Quando atingimos um traço de luz ou traço leve é a hora de acrescentarmos nossas fragrâncias a massa, usaremos 5,0% do peso dos óleos cerca de 50gr (aproximadamente75ml) seja de óleo essencial ou essência para cold (certifique-se que a essência é para cold process e se o vendedor esta lhe vendendo um produto confiável, ou é neste ponto que poderá ter problemas com suas essências), o maior problema com o uso de essências e o que chamamos de travamento da massa, ela simplesmente fica dura, não dando tempo de colocar na forma e assim praticamente perdemos a massa ou a colocamos na forma de qualquer forma tendo como resultado uma barra de sabão mais rustica e sem muito acabamento. Mas sob hipótese alguma devemos jogar este sabão fora!!! suas características quinicas serão preservados o único comprometimento neste caso será estético.

Uma vez que adicionamos cor e fragrância a nossa massa é chegada a hora de colocarmos ela em nossa forma, neste momento da pra perceber que o traço já esta um pouco mais espeço, mas ainda muito liquido e de fácil manuseio (estamos quase com um traço médio).



Após colocarmos parte de nossa massa na forma, decidimos adicionar um detalhe a nossa barra de sabão, uma linha na cor branca para dar mais personalidade a nossa barra de sabão (esta linha já estava pronta foi só cortar e incorporar a nossa massa) depois derramamos o restante de nossa massa a fim de preencher nossa forma totalmente, fazemos isso para termos uma sobra de sabão e assim poder cortar os excessos e dar a nosso sabão um acabamento melhor.





Agora é esperar que se passem 24h e então estaremos prontos para desenformar nossa nova barra de sabão, mais uma vez lembramos que caso tenha usado uma concentração menos que 35% na sua lixiva este processo pode ser adiado um pouco mais (cerca de 48 à 72hs) isso garantirá que o sabão esteja suficientemente duro (rígido) para ser desenformado sem que seja amassado.

Podemos ver que a cor mudou, como já havíamos falado antes é normal que isso aconteça em alguns pigmentos e ou corantes, e aos poucos volta a cor que escolhemos.


Começamos a dar os primeiro acabamentos a nossa barra de sabão, o primeiro passo e retirar o excesso de sabão da parte superior, fazemos isso com o sabão ainda dentro da forma, esta sobra será cortada em pequenos pedaços e utilizada em outras receitas para dar detalhes .



Nossa barra foi desenformada com 24hs, consistência ótima e aroma que toma conta de todo o ambiente, agora vamos esperar 15 dias e cortar em pequenos pedaços de aproximadamente 110gr cada, assim nossos sabonetes estarão prontos para terminar seu período de cura e será liberado para ser comercializado em nossa loja virtual.


As barrinhas de 110g estão devidamente cortadas e prontas para serem embaladas e comercializadas apos o seu período de cura (neste caso aproximadamente 6 semanas / ou 45 dias). 

Acho que por hora é isso, espero que tenham gostado! até breve com mais uma novidade. Se você tiver alguma dica, sugestão ou crítica, deixe registrada nos comentários que teremos o maior prazer em ler e responder. Pode parecer bobagem, mais muitas pessoas podem ter a mesma dúvida que você e assim estaremos ajudando a cada um que passar por esta publicação.

Este sabonete e muitos outros esta disponível para venda em nossa loja virtual, para adquiri-lo basta seguir o link:

Todos os demais produtos usados nesta receita esta disponível para venda em nossa loja virtual, para adquiri-lo basta seguir o link:

44 comentários:

  1. Respostas
    1. Sim, a soda modifica a cor sim, mas depois volta em um tom mais claro!!!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, sou alérgica a corantes e queria saber se faz sabonete menos agressivo e menos soda se possível sem soda?Se sim, por favor confirme no email sandimacedo@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seny sem soda não existe sabão, pelo menos não o sabão em barra. Mas temos sabonetes menos agressivos sim. Vou mandar informações para seu e-mail

      Excluir
  4. Qual o percentual de óleo e de solução caustica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pablo isso vai depender a concentração que vc escolha!!! me passe qual a concentração que quer que de posse desta informação poderei lhe responder ok!?

      Excluir
  5. Boa Tarde,

    A que temperatura deve estar o óleo e a solução caustica quando são misturadas.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço de forma diferente, uso tuto em temperatura natural.

      Excluir
  6. Boa tarde!

    Posso usar extratos glicólicos no cold process? e no hot? E em que momento?

    Se eu for fazer um sabonete 100% oliva, qual a concentração máxima de extratos?

    Desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim pode usar sim, mas se for 100% oliva não deve ter extratos!!! Caso use devem ser incorporados no traço fino!!!

      Excluir
    2. Muito obrigada.

      Tenho vários extratos aqui que uso em creme de cabelo, bom saber que posso utilizá-los no sabonete também.

      Com sorte amanhã faço meu primeiro experimento.

      paz!

      Excluir
    3. ola Denise, deu certo usar extrato glicólico?

      Excluir
  7. Ola, è possivel haver essa receita em gramas e ml?

    ResponderExcluir
  8. Oi, Marrom!
    Não consegui fazer nada! To fazendo um tratamento e tive um retrocesso nessa epoca :(

    ResponderExcluir
  9. Ola td bom gostaria de saber qual a quantidade de Óleo e soda caústica para fazer um sabonete cold process desde ja muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://calc.mendrulandia.es/?lg=br Olá! Da uma olhada nesse link. É uma calculadora de sabão. Vc escolhe o tipo de gordura e a concentração e o resultado é calculado. Muito bom, eu adorei.

      Excluir
  10. Olá Amigo. Tudo bem?

    Pode enviar as proporções desta receita para o meu e-mail?

    franz10@gmail.com

    Muito obrigado e parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir
  11. OLá!Li uma receita americana que pesa tudo em onças.Vc sabe quantos gramas tem um onça?Aguardo.Obrigada por tudo que ensina,vc é do bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. basta usar qualquer conversor de medidas para tanto.
      Eu uso muito esse
      http://www.convertworld.com/pt/

      Escolha conversão de massa, escolha onças e gramas e pronto. resolvido
      De qualquer forma 1 onça = 28,35g

      Excluir
  12. Como vc retira a crosta que fica na parte superior da barra do sabão ainda dentro da forma como vc se referiu àcima?

    ResponderExcluir
  13. Olá! Fiquei muito interessada em fazer e tenho procurado a receita, mas não encontro nada muito confiável... Vc poderia passar para mim as proporções? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei suas explicações mais coerentes...

      Excluir
  14. Boa noite, você poderia me enviar uma receita de sabonete de azeite com lavanda?

    danielcasquel@hotmail.com

    Obrigado,

    ResponderExcluir
  15. olá,quero começar a fazer sabonetes vc poderia me dar dicas e nome de fornecedores dos produtos?obrigada

    ResponderExcluir
  16. olá,quero começar a fazer sabonetes vc poderia me dar dicas e nome de fornecedores dos produtos?obrigada

    ResponderExcluir
  17. Olá quero fazer este sabonete de Castella gostaria da receita, Como é a mistura da soda caustica ? meu e-mail é criststhomas@gmail.com Obrigada!

    ResponderExcluir
  18. Olá!!Estou fazendo experimentações para chegar ao ponto do sabonete de castela, mas creio que as medidas que estou utilizando não estão corretas, podes me ajudar? Estou testando em pequenas quantidades até encontrar a medida certa!Se puderes me ajudar, te agradeço muito!! meu email teregaia@gmail.com , Grata!! Teresinha

    ResponderExcluir
  19. Olá!!Estou fazendo experimentações para chegar ao ponto do sabonete de castela, mas creio que as medidas que estou utilizando não estão corretas, podes me ajudar? Estou testando em pequenas quantidades até encontrar a medida certa!Se puderes me ajudar, te agradeço muito!! meu email teregaia@gmail.com , Grata!! Teresinha

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Olá!!Estou fazendo experimentações para chegar ao ponto do sabonete de castela, mas creio que as medidas que estou utilizando não estão corretas, podes me ajudar? Estou testando em pequenas quantidades até encontrar a medida certa!Se puderes me ajudar, te agradeço muito!! meu email teregaia@gmail.com , Grata!! Teresinha

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de saber se esse sabonete também poderia ser usado como shampoo.
    att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu fiz e usei como shampoo como meu cabelo e muito seco ficou otimo, acrescentei alguns ingrediente como estrato de aloe vera, germe de trigo.

      Excluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Estou interessado em comprar óleo de palma, moro em Salvador. Pode me informar onde vende? Grato

    ResponderExcluir
  25. Maravilhoso seu blog!! Parabens!!! Sucesso!

    ResponderExcluir
  26. queria saber como usar o extrato glicolico de propolis no processo de cold.

    ResponderExcluir
  27. Que matéria de qualidade, amei seu Blog.

    http://brklimp.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Sou restauradora e sei da importância de compartilhar conhecimento... parabéns pela sua iniciativa...Estou começando no mundo da saboaria esse lado da alquimia e sempre estar em aprendizado diário muito me fascina...tenho certeza q tenho muito a aprender c vc! Obrigado p passar suas experiencias! Grata!!!

    ResponderExcluir
  29. Amauri obrigada por dividir conosco seus conhecimentos e sabedoria Deus te abençoe com toda sorte de bençãos

    ResponderExcluir
  30. Olá, já ouvi muito falar sobre ervas que podemos maceração aos óleos mas alguns dizem que não adianta colocar porque a soda destrói todas as propriedades, o que vc acha sobre isso?
    Outros falam que o período de cura de um sabonete Castela é de 1 ano. Gostaria de saber mais a respeito

    ResponderExcluir

Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.