quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Teste do Lote #6 (corrigindo o lote #5)

Neste lote, vamos repetir o lote 5, porem sem adição de essencia, usaremos apenas o Óleo Essencial para aromatizar nosso sabão, assim como fizemos no Lote 3, só que desta vez usando uma mistura de óleos mais adequada.



Para garantir uma barra de sabão equilibrada estamos usando os óleos de palma, mamona, palmiste, azeite de oliva e estearina. repetimos todo o processo do lote 5, com apenas uma diferença resolvemos testar a pigmentação na água deionizada, antes da adição da soda cáustica. Escolhemos um amarelo mais cítrico  assim combinará com nossos óleos essenciais (laranja e alecrim).



Usamos ainda o Dióxido de Titânio, que foi misturado aos óleos antes de ser misturado com a solução caustica. Todo o processo correu bem, sem nenhuma alteração nas misturas, adicionamos a solução caustica já pigmentada aos óleos, misturamos até obter um traço fino notamos que os pigmentos ficaram bem suaves como queríamos, neste momento adicionamos os óleos essenciais.



Foi neste ponto que o Lote 5 apresentou problemas, aliais é a segunda vez que isso acontece e posso garantir que não acontecerá mais. Porem neste novo lote como não usamos nenhuma essência (apenas óleos essenciais) nossa mistura permanece homogênea e esta atingindo o traço desejado sem nenhum problema.

Atingido o traço é hora de derramar a massa nas formas. Coloquei as formas nas caixas térmicas que fiz dias atras, relatei em uma publicação anterior. Com as formas no lugar r a massa pronta e na consistência correta, partimos para enformar nosso novo lote, tudo tranquilo, sem muita pressa e com tempo para prestar atenção nos detalhes finais.




Uma vez enformados nosso sabão vai descansar entre 48 e 72h para só depois serem desenformados. enquanto isso estou estudando as técnicas de HOT e REBACHT, postarei um resumo mais para frente. Andei dando uma olhada também na técnica de FUSION e achei bem interessante,  será um tema bem legal para fazer futuros testes.

Passado o tempo necessário para todo o processo de saponificação inicial terminar estamos prontos para desenformar nosso novo lote de sabão, como sempre apreensivo, afinal estamos no sexto lote e não conseguimos ainda um sabão com as características que procuramos.

Desta vez a massa se presenta bastante sólida o que me deixa muito animado, acredito que tive algum problema na fase gel o que pode ser visto pela mancha no sabão, mas creio que isso não tenha afetado nosso produto final. Ainda não consegui alcançar a coloração que desejo, desta vez queria um amarelo bem claro, mas não tão claro como este (quase branco). Enfim ainda estamos em fase de testes e só parraremos para fase de produção destinada a venda quando acertarmos estes pequenos detalhes.

Enfim partimos para a retirada do sabão dos dois moldes que fizemos (cada molde comporta três sabonetes de 100g ), foi uma alegria só, tudo como esperado, saiu do molde facilmente, quase sozinho, algumas pequenas imperfeições provavelmente por presença de pequenas bolhas de ar deram uma rusticidade ainda melhor, afinal se trata de um produto artesanal e estas pequenas imperfeições não prejudicam em nada a estética nem a qualidade do nosso sabonete.




Enfim uma conquista significativa, fruto de muita pesquisa, ajuda de amigos(as) e muita persistência. Ainda temos um longo caminho pela frente mas já temos um norte mais claro.


Podemos dizer que conseguimos nossa primeira receita consistente, tomamos cuidado com o equilíbrio entre os óleos o que resultou em um sabão com qualidades de condicionamento, limpeza, espuma, dureza e persistência, assim como bons níveis de acido láurico, linoleico, mirístico, oleico, palmítico, ricinoleico, esteárico e linolénico. Agora só nos resta esperar pelos próximos 30 dias e ver como ele se sai no teste de uso.




Assim  que o lote for liberado e testado voltamos com novos relatos. Bem uma coisa é certa tão cedo não precisarei comprar sabonetes!!! hehehehe....

Mas o progresso foi sentido na prática, ainda bem que repetimos o lote 5 e corrigimos os erros encontrados, é assim que aprendemos, não adianta copiar uma receita e se der errado, partir para outra e mais outra sem compreender o processo e poder diagnosticar cada erro e cada acerto do processo, é isso que estamos fazendo desde o principio, buscando entender o processo passo a passo, ajustando e corrigindo cada erro cometido sem presa, mas com muita pesquisa e consultando quem entende mais do assunto. A partir dai o primeiro passo é  diagnosticar o que saiu errado e pesquisar quais as técnicas ou procedimentos para não errar mais, tentar novamente até obter exito revisando sempre o que foi feito e corrigindo novas falhas até conseguirmos exito com a receita escolhida, a partir dai podemos tentar outras receitas ou mesmo aprimorar a receita com aditivos, novos óleos, efeito de cores, novos aromas, etc... persista sempre e sempre que for necessário peça ajuda.

Agora temos um sabão mais equilibrado e com qualidades melhores, todos os óleos que compramos são orgânicos com exceção do azeite de oliva que por ser espanhol e não ter nenhuma referencia sobre o assunto não tenho como afirmar se é ou não um produto orgânico. Creio que estamos no caminho certo para conseguirmos a qualidade que tanto desejamos, em breve estaremos produzindo o primeiro lote oficial de Cold, aguardem porque ainda temos alguns testes de pigmentação com produtos vegetais (infusões), vinho e chocolate, também vamos testar argilas, hehehe... espero que o laboratório não exploda até o fim dos nossos testes!

Creio que por hoje é só, novos relatos em breve.


15 comentários:

  1. Grande amigo saboeiro!!!
    Meus parabéns!!!
    Daí pra frente tudo é mais fácil!!!
    O principal é pegarmos a base do processo!!!
    Com os conhecimentos de base aperfeiçoados, escolheremos os aditivos necessários para cada formulação de acordo com a funcionalidade de cada um!
    Em relação aos pigmentos, eu cheguei na seguinte base: 3 gramas de dióxido de titânio e 2 gramas de óxido de ferro. A tonalidade fica entre o escuro e o claro. Cheguei a esta tonalidade na minha formulação com 1715 gramas. Creio que sirva como base para suas formulações.
    Mas sempre fico feliz com os progressos! Não só com os meus, mas com os de todos que se dedicam a fazer coisas novas e de qualidade para as pessoas!

    Sucesso!!!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, ficou muito bonito seu sabonete!!!!
    E deve estar bem perfumado, pelo menos a combinação de laranja com alecrim são maravilhosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, achei horroroso, hehehehe... mas tenho aprendido muito, estarei comprando algumas essências na Paris quais me recomendaria?

      os OEs estou escolhendo na Ferquima e na Bauru, devo comprar até o fim do mês.

      Excluir
  3. Lavanda Provence, Mel, Bergamota, Rosas, capim imão e algas, nessa ordem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito comprarei na próxima semana, me diz uma coisa e que concentração devo usar? fiz testes entre 4 e 7%!

      Mais uma vez obrigado pela ajuda!

      Excluir
  4. Bom dia Amof,

    Tenho pesquisado o cold process em vários sites, onde acompanhei o seu progresso, minha pergunta é o seguinte qual cálculadora vc utiliza, pois tenho visto umas aí que não tem os óleos e gorduras que utilizo nas minhas fórmulas, se tiver alguma pra me indicar ou se poder me passar a formula que utiliza pra fazer seus cálculos ficarei grato.

    att.

    Gilmar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu mesmo faço meus cálculos, mas algumas vezes recorro a calculadoras. Geralmente uso as seguintes:

      MENDRULANDIA - http://calc.mendrulandia.net/?lg=br
      SOAPCALC - http://www.soapcalc.net/calc/SoapCalcWP.asp

      Quanto a receitas posso te passar por e-mail alguma coisa basta deixar seu e-mail aqui.

      Excluir
    2. Obrigado Amauri pelo retorno, meu emal é gilmar.oliveira@monduvin.com.br

      É eu pesquisei estas 2, porém não tem os óleos que pretendo usar em minhas formulações, vou ter que eu mesmo calcular seguindo os criterios, de dureza, espuma, bolhas e etc.

      Te pergunto o óleo de Palma que vc encontrou por quanto vc pode me repassar alguns quilos?

      abs.

      Gilmar Oliveira

      Excluir
    3. Que óleos pretende usar? muitos óleos tem características semelhantes e pode servir como base de calculo. comprei por R$ 8,00 com a entrega ficou por R$ 9,00 estou mandando 5 litros para Alê em SP. Comprei também a estearina de palma e o óleo de palmiste.

      Quantos litros queria? eles vendem em Litro!

      Excluir
  5. olá, teno feito alguns testes, estou contente com o resultado parcial, afinal nao deu o tempo de cura ainda. Tenho uma duvida, como se usa a estearina ? mistura ela granulada aos oleos ? grande abraço !

    ResponderExcluir
  6. Olá Monalisa, a estearina deve ser VEGETAL, não a mesma que se usa em velas ok!? ela deve ser adicionada aos óleos.

    Quero saber os resultados dos testes!!! me deixe informado.

    Acredite os resultados vão melhorar e muito!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá !!! Essa espera de trinta dias é angustiante, rsrs, mas faz parte do encanto né. Até agora, fiz 4 testes, conforme suas instruçoes, creio que estão indo bem, pois nada desandou até agora, mandaei fotos dos testes. abraço !!!

    ResponderExcluir
  8. oi, boa tarde eu só gostaria de saber onde encontro as formas para confeccionar o sabão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos uma loja virtual com tudo o que você precisar para saboaria se quiser conhecer basta seguir o link: http://loja.aromachik.com.br/ecommerce_site/index.php?zt=1&cdg=11918

      Excluir
  9. Ola Amaury, comprei um kit seu de oliva e deu tudo certo, o babão ficou bonito ( esta curando ainda) ai fui criar uma receita mas a essencia travou a massa( propria para cold) vc poderia me informar qual a concentração mais indicada? Usei 30% ... Comprei essencias na life cosmetics. Se vc tiver algumas receitas 100 % vegetais teria como me enviar? Desde ja agradeço a atenção e o ótimo atendimento na Aroma Chick! Meu email é: chuaprodutosartesanais@hotmail.com.
    Obrigado!

    ResponderExcluir

Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.