O tempo parece que passou rápido, já estamos em 2013 e se passaram um pouco mais de trinta dias que fabricamos nosso primeiro lote de sabonetes, finalmente chegou a hora de liberar este lote para o uso sem restrições.
Usamos neste primeiro lote óleos que tínhamos, não nos preocupamos com um produto muito equilibrado, queríamos apenas conhecer como todo o processo acontecia. Mesmo assim escolhemos o azeite de oliva, óleo de coco e óleo de mamona.
As principais mudanças que notamos entre o momento fabril e o momento de liberação do lote foram:
TESTE VISUAL: Nosso lote sofreu clareamento, o sabonete se tornou mais claro durante o processo de cura;
TESTE FÍSICO Nosso sabonete se tornaram mais duros, principalmente pela perda de água que ficou em torno de 6%, porem ainda acredito que seja um sabonete muito frágil em contato com a água;
TESTE OLFATIVO: Nosso sabonete sofreu uma mudança muito grande no seu aroma, quando desenformado ainda sentíamos o cheiro do óleo, com o processo de cura este cheiro foi bastante amenizado e o aroma que usamos foi ganhando corpo. Ao final do processo sentíamos o aroma escolhido mais forte, porem devo deixar registrado que ainda sinto notas do aroma dos óleos no final do teste olfativo.
TESTE DE USO: Usamos nosso primeiro sabonete, o tamanho me agradou muito, na água as quinas incomodaram no inicio do banho mas isso desaparece muito rapidamente quando começamos a usa-lo , em contato com a pele sentimos toda a maciez conferida a massa dessa formula repleta de óleos macios.
Sentimos na prática a falta de uma característica importante a DUREZA, com isso nosso sabonete vai se desfazer mais rápido durante o banho. A ESPUMA deixou a desejar na quantidade de bolhas foi formada basicamente por uma espuma mais cremosa porem achei que poderia ser mais abundante.
O aditivo ficou muito bom, as petalas desidratadas não incomodaram e deu um charme ao sabonete, sentimos a maciez do sabonete o tempo todo, e da para sentir seu poder de hidratação, afinal 50% dos óleos são azeite de oliva.
No teste do AROMA também pode ser bastante melhorado, como primeiro teste usamos essência o que pode ter contribuído para um aroma menos persistente.
O aditivo ficou muito bom, as petalas desidratadas não incomodaram e deu um charme ao sabonete, sentimos a maciez do sabonete o tempo todo, e da para sentir seu poder de hidratação, afinal 50% dos óleos são azeite de oliva.
No teste do AROMA também pode ser bastante melhorado, como primeiro teste usamos essência o que pode ter contribuído para um aroma menos persistente.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Nosso teste de uso revela que estamos no caminho certo, a correção das características se fazem necessárias principalmente nos aspectos DUREZA E ESPUMA que pode ser em maior quantidade e com mais bolhas. O uso da essência também deve ser revisto, talvez a quantidade ou mesmo a qualidade não sei definir, apesar de ter perdido alguns lotes pelo uso de essência, enfim vamos esperar a cura dos próximos lotes para fazer novos testes e novas considerações no decorrer dos dias notamos que ao deixar nosso sabonete na saboneteira ele praticamente se dissolve pela presença de água.
Certamente o caminho é este!
ResponderExcluirObservações, análises e conclusões!
A prática nos revela o que realmente precisa ser melhorado!
Parabéns!
Abraço!
Pois é meu amigo saboeiro, quem pensa que este processo não requer estudo e muita pesquisa esta completamente enganado! e quanto ao óleo de palma? já separei seus 5 litros, mas como disse não consegui ainda o palmiste e a manteiga aromatizada de cacau.
ResponderExcluirHoje consegui um avanço incrível mas não vou revelar aqui, vou preparar um post ao final desta nova experiencia e creio que você vai pirar quando ver o que consegui, mas o teste ainda esta em andamento por isso não posso divulgar ainda, não aqui, se quiser me ligue que batemos um papo vou mandar meu cel por e-mail (TIM) assim não gastamos na ligação.
Abraços e obrigado pela visita!
É verdade, amigo do sabão!
ResponderExcluirE como temos que pesquisar e estudar a respeito!
Neste momento é a única coisa que me falta: ÓLEO DE PALMA!
Mas já te enviei meus dados para o seu e-mai.
Eu estou aguardando a chegada de algumas essências próprias para COLD. Assim que eu testá-las também vou divulgar para ajudar a acabar com um pouco desta palhaçada a respeito destas essências.
Confesso que fiquei curioso com o seu avanço!
Amanhã vou te ligar para não ter que esperar pelo post! kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Creio que estamos dando passos largos rumo a uma produção consciente e eficaz!
E mais uma vez, obrigado pela preciosa ajuda!
Abraço e fique em Deus!
Amigo saboeiro, boa noite!
ResponderExcluirVenho comunicar que estou de blog novo!
Repaginei tudo, mas agora com um objetivo traçado e definido!
Saboaria artesanal 100% vegetal!
Não estou conseguindo participar do seu blog!
Abraço!