terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Teste de uso do lote #3



Hoje liberamos o teste denominado Lote #3 para uso, como sempre estamos postando os resultados sensitivos deste lote ao usa-lo no banho.

Visualmente achei que o sabonete ficou bonito, uma mescla de branco com marrom claro, apesar de ter sido feito com muito Soft Oil ele se apresenta firme e bastante solido, o formato e o tamanho continuam iguais e me agrada muito por ter uma ótima pegada, não é muito grande nem muito pequeno. as quinas continuam a incomodar um pouco no inicio do uso mas nos primeiros instantes do banho isso é resolvido.

Devo documentar que está sendo uma experiencia muito interessante para mim fazer estes testes, não se imagina a principio o quanto podem ser diferentes os resultados finais de um sabonete ao se mudar um detalhe de sua receita, parece bobagem mas acredite não é.


A forma como o sabonete vai se comportar na água ou em contato com a pele são totalmente diferentes de uma formula para outra, mesmo quando se altera um ingrediente em cerca de 5% o resultado final é totalmente diferente, por isso devemos estar sempre atentos as medidas que usamos em nossas receitas, isso de um pouquinho só a mais ou a menos não tem importância esta errado!!! É exatamente este pouquinho que vai fazer uma enorme diferença no seu resultado final.

Temos relatado aqui inúmeros testes e vamos continuar fazendo uma infinidade deles, porem se você prestar atenção no que mudamos de um teste para outro vai compreender que a mudança é bem pequena em cada formulação, mas os resultados finais são bastantes diferentes, isso se dá pelas características químicas que cada componente testado apresenta e a menor variação de concentração destes componentes podem causar grande mudaças em nossa barra de sabão, então lembre-se, quando for fazer seus testes, vá com calma, mude os percentuais aos poucos e avalie o que esta alteração acarretou em seu produto.


TESTE VISUAL: Este lote tem uma caracteristica diferente dos outros testados, pois tentei fazer uma mescla de cores, um efeito marmorizado. Sua cor predominante é um marrom claro (tipo café com leite) que ficou muito bonito.

TESTE FÍSICO: Este lote me surpreendeu neste quesito! por ter sido feito com muitos óleos frágeis (macios) achei que teria um sabão muito frágil em contato com a água e que ele se dissolveria rápido de mais. Mas o resultado final foi um sabonete muito rígido e que superou todos os outros que testei ata agora.

TESTE OLFATIVO: Estava esperando a liberação deste lote com anciedade por ser nosso primeiro lote com óleos essenciais como fragrância, mesmo quando este lote estava em processo de cura já dava para sentir seu aroma de laranja doce e canela quando abríamos a caixa onde estavam sendo guardados.

No banho não foi diferente, liberou seus aromas que rapidamente tomou conta de todo o banheiro, um aroma delicado e refrescante que mesmo apos o banho permaneceu na pele por mais de 1 hora.


TESTE DE USO: Mais uma vez usamos nosso sabonete durante o banho, como já relatamos mais de uma vez o tamanho é muito bom, seu peso é de 100g o que esta dentro de um padrão que eu determinei quando comecei a produzir meus primeiros testes. As quinas incomodam um pouco no inicio do banho mas isso se resolve assim que nosso sabonete entra em contato com a pele, sua resistência a água me surpreendeu e foi o melhor que testei ate o momento, porem sua espuma é baixa e mais cremosa com muito poucas bolhas.


Como é um sabonete mais resistente a água nota-se menos a sensação de maciez ao se esfregar ele na pele, ficou menos emoliente também, mas da pra sentir seu poder de limpeza e hidratação. Mas seu ponto forte , apesar de sua excelente resistência a água, foi o aroma que sem dúvida nenhuma é o melhor testado ate agora.

Acho que por hora é isso.

3 comentários:

  1. Grande amigo saboeiro!!!
    Mais uma vez, parabéns!
    Esse aroma que você escolheu para este sabonete é um dos meus preferidos! Quando eu estava lendo a sua postagem, senti até o cheiro de laranja com canela! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Muitos dizem por aí que não é possível formular um sabonete apenas com gorduras insaturadas (óleos). Mas as minhas experiências anteriores na saboaria dizem o contrário. É claro que na hora do uso ele apresentará outras características físicas, mas nada que o qualifique como sendo de péssima qualidade. O sabonete apresenta um grau de dureza satisfatório. Provavelmente em matéria de durabilidade pode ser que fique um pouco prejudicado, mas é só!
    Bom saber que você está caminhando à passos largos rumo ao sucesso! Parabéns!

    Aproveitando a oportunidade, resolvi, em definitivo, não utilizar essências sintéticas nos sabonetes cold process. Entrei em contato com a Empório Aroma e eles reconheceram que a essência não está de acordo para este fim! Disseram que vão devolver meu dinheiro!
    Ainda sim, consegui fazer um sabonete 100% oliva que ficou até que razoável. Dê uma olhada lá no meu blog!

    Abraços e SUCESSO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tinha visto seu novo post pela manhã, só não deu tempo para comentar, fico muito feliz pelos progressos do amigo, gostei do teste do 100% Oliva, não vou produzir sabonetes com 100% oliva mas quero um com concentração em torno de 75% estou estudando algumas formulas para testar e só então vou escolher a que usarei para fabricar meus lotes de 75% oliva.

      Quanto fizer o teste de uso me avise e relate como foi.

      Excluir
    2. Boa noite!
      Continuam em ação pois a última postagem é de 2013?

      Excluir

Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.