quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Aromas e Fragrâncias uma arte que requer alguns conhecimentos.

Mais um desafio, desta vez escolher os aromas (os cheiros) que estarão presentes em nossos sabonetes. Após conseguir equilibrar nossa receita chegou a hora de definir a personalidade de nossos sabão e isso será feito através da adição de um aroma específico ou da combinação de dois ou mais aromas, o que resultará neste caso em uma fragrância. 

Uma fragrância é resultado de uma mistura de muitas essências, são mais de 75. Por essa razão, ele é composto por notas, sejam notas de cabeça, notas de coração e notas de fundo que compõe a fragrância. Essas notas são divididas em etapas de acordo com o tempo de evaporação de cada uma delas quando em contato com a pele. 


Hoje já temos no mercado três base de essências as naturais encontradas nos óleos essenciais, óleos e extratos vegetais puros. Temos as sintéticas produzidas em laboratório e que imitam ou complementam as naturais e as mistas que unem as duas anteriores. Qual delas devemos usar é uma pergunta que devemos sempre fazer pois cada tipo tem suas vantagens e desvantagens. 

As principais vantagens dos aromas naturais, presentes nos óleos essenciais é sua concentração e suas características terapêuticas, tem como principal desvantagem o custo elevado e a dificuldade de encontra-lo em determinados lugares. Já os aromas sintéticos têm como principal vantagem o custo que é mais acessível, e blends prontos ou o que chamamos de fragrâncias prontas com uma maior quantidade de aromas, inclusive de perfumes famosos. Também achamos mais facilmente no mercado. Agora as misturas de óleos com essências sintéticas não encontramos facilmente por serem fabricadas sob encomenda para indústria de cosmético. 

Mas você sabe o que isso significa? Vamos explicar! 

Toda fragrância é composta por misturas de aromas, pode ser uma mistura simples de apenas dois aromas ou mais complexa podendo chegar a mais de 200 aromas combinados, estas misturas conferem as fragrâncias características únicas. Ao serem misturados os aromas se potencializam e combinam suas características mais marcantes resultando em uma fragrância mais agradável e equilibrada. Alguns aromas são mais persistentes e vão fixar por mais tempo na nossa pela, outros são mais delicados e doces, alguns são refrescantes e existem os que excitam e dão calor, são centenas de características diferentes que podem ser combinadas resultando em fragrâncias deliciosas e inesquecíveis. Para podermos entender o resultado destas misturas chamamos estas essências de notas e as classificamos como: Notas de Cabeça, Notas de Coração e Notas de Fundo. 

confesso que é difícil perceber ou reconhecer os aromas exatos que essas partes contêm, pois todos eles se unem no final, criando um aroma especial e único. Nós, leigos, sabemos reconhecer uma fragrância doce, um seco, um floral, um amadeirado. Mas a composição de uma fragrância tem muito mais do que isso. 


As notas de cabeça, ou de saída são as primeiras que você vai sentir. Logo que você abre um frasco de perfume. Aqui estão os aromas mais "gentis", mais equilibrados Ou seja, aquela primeira impressão, é aqui que você gosta ou não da fragrancia! Essas notas vão sumir rápido, então uma dica importante: quando você for experimentar um perfume numa loja, borrife num papel ou na sua pele e vá dar uma volta. Logo o aroma vai mudar e pode não ser tão bom quanto você imaginava. Ou até melhor. Geralmente são usadas como Notas de Cabeça: Lima da pérsia, Cassis, folhas de violeta, bergamota, limão, mandarina, pimenta, folhas de cedro e olíbano. 

As notas de coração. Elas são intermediárias, mais encorpadas. Duram mais que a primeira e definem a personalidade, aidentidade do perfume. É o verdadeiro cheiro do perfume e se mantém na pele de cinco a oito horas. Geralmente são usadas como Notas de Coracão: Cedro da Virgínia e patchouly 

Notas de fundo: Essas notas são, geralmente, as mais quentes e mais sensuais de uma composição olfativa, e são tipicamente desenvolvidas com ingredientes como Âmbar, Almíscar, Incenso, Sândalo ou Baunilha, ficam no fixador e dão corpo ao perfume. Vão durar bem mais, impregnar na pele. São notas densas que definem o cheiro. São Feitas de moléculas mais pesadas, são a alma de um perfume. Elas criam um rastro muito duradouro que pode permanecer por até 24 horas, ou seja, depois de um bom tempo são eles que se evidenciam. Geralmente são usadas como Notas de Fundo: Musk, musgo, âmbar e benjoim.


Então quando se fala que uma fragrância é cítrica ou amadeirada, o que está se fazendo e classificando sua família olfativa. A classificação de um perfume é feita sempre de acordo com as notas de coração.


É importante entender que o aroma de nosso produto não se modificará por se tratar se um sabonete e não de um perfume e este aroma irá durar apenas alguns minutos ou no máximo em uma ou duas horas após o banho. Mas durante o banho ou em contato com a água nosso sabonete se comportará como uma bomba aromática liberando seu cheiro pelo ar e se espalhando por todo o banheiro ou mesmo pela casa, esta sensação aromática os torna ainda mais diferenciados e especiais. Por isso esta será a primeira característica avaliada por quem for usar nossos sabonetes. Dai a importância desta característica em nosso produto, esta característica determina em primeira instancia a qualidade, ou seja, se o produto é bom ou ruim! Mesmo sem analisar suas propriedades hidratantes, emolientes, esfoliantes dentre tantas outras, tornando de extrema importância a qualidade dos produtos que devemos usar neste item (nada que não seja de excelência), pois o aroma será o cartão de visita de seu sabonete! 


Separamos as essência em famílias assim fica mais fácil entender como tudo funciona. As principais famílias olfativas são: 

1- Cítrica: fragrância fresca, que leva ingredientes como limão, laranja, lima e bergamota. É leve e combina com um perfil esportivo. Devido a sua rápida evaporação, as fragrâncias cítricas são normalmente usadas nas notas de cabeça pois são o primeiro cheiro percebido pelo olfato. 

2- Florais: são perfumes mais românticos e delicados, extraídos como o nome disse de flores como jasmim, violeta, gardênia, rosas, etc. As notas florais são muitas vezes usadas para notas de coração. 

3- Madeiras: notas de madeira são quase sempre secas, quentes e elegantes, como o Patchouly, cedro, Vetyver , Sândalo e muitas outras. Geralmente compõem a base ou o fundo das fragrâncias. 

4- Aldeídos: Sem base natural estas essências são produzidas em laboratório. Os aromas aldeídos são suaves e redondos, remetem à limpeza, como a roupa de cama recém-lavada ou o frescor da brisa da praia. Muitas vezes são misturados com especiarias como canela e gengibre e costumam agradar muito. OBS.: Podem ter cheiros metálicos (de alumínio), dá um certo brilho ao perfume. Os aldehidics são agressivos, mas quase não aparecem no aroma final. 

5- Animais: facilmente reconhecidas pelo cheiro de almíscar (Musk) ou âmbar, as fragrâncias de animais são feitas da secreção de uma glândula do veado. É forte, é másculo. Hoje em dia, somente é usado o sintético. Esse aroma vai na base, nas notas de fundo. 

Âmbar – é sintético. Originalmente extraído do intestino do cachalote (uma espécie de baleia), com odor meio almiscarado, meio amadeirado. Portanto, esse aroma vai na base, nas notas de fundo. 

Civet– Proibido hoje em dia, o aroma era extraído da glândula sexual do civeta, um gato selvagem que vive na África e na Índia. Um odor fecal, com extraordinário poder de fixação e sensualidade (você não sabia que a perfumaria tinha dessas coisas!). Portanto, esse aroma, hoje sintético, vai na base, nas notas de fundo. 

6- Chypre ou Herbal: clássico da perfumaria, resulta de um acorde básico de madeira, musgo de carvalho e floral, combinado às vezes com couro ou frutal. Podem estar tanto no topo, quanto na base ou até mesmo no coração de uma fragrância. 

7- Orientais : fragrâncias fortes que combinam com a noite. Harmonizam o calor das especiarias, como cravo, canela e cardamomo, com essência de baunilha e notas balsâmicas e doces. 

8- Frutas e Flores : são fragrâncias frescas, que vão bem durante o dia. As frutas predominantes são o abacaxi, maçã, pêssego e cereja, todos os aromas são extraídos das cascas. Os lírios assim como outras flores de aroma suave são as mais utilizadas nesta família olfativa. Geralmente estão no topo da fragrância. 

9- Fougére : o conceito nasceu de uma estrutura baseada em notas cítricas (de cabeça) e musgo de carvalho com gerânio (notas de coração), resultando num interessante contraste entre leve e quente. A versão aromática é enriquecida com blends herbais como thymo, salvia, menta, lavanda, manjericão e alecrim. São menos voláteis que as fragrâncias cítricas porque unem frescor a caráter. 

10- Spicey: São os aromas apimentados. Cheiramos: pimenta, gengibre, canela e cravo. Esses foram fáceis de perceber. Esses aromas, em geral, vão no meio, nas notas de corpo. 

11- Verdes: Aromas também leves e voláteis. A sensação do cheiro é de folhas amassadas, grama cortada e não de terra. Esses aromas são utilizados para puxar os aromas de baixo, das notas de corpo para a saída. 

12- Watery: Os aromas que têm uma saída aquosa, dão a sensação, a noção de espaço, de oxigênio. São: melão, melancia. Esses aromas vão no topo, nas notas de cabeça.

Mas lembre-se que a química e oleosidade natural da pele reagem com as essências das fragrâncias, fazendo com que ela nunca fique igual de pessoa para a pessoa, portanto escolha uma fragrância que você goste e não uma fragrância que foi indicada por alguém, afinal estamos falando da fabricação de um produto que terá uma personalidade que será definida por você! 


Se você tiver oportunidade, experimente descobrir as notas de alguns exemplos de composição de perfumes criados pela Firmenich. Lembre-se sempre de que os aromas podem ser naturais ou sintéticos. 

Flower By Kenzo 
Notas de cabeça: cassis, hawthorn (da família das rosas) 
Notas de corpo ou coração: rosa búlgara, jasmim, violeta de parma. 
Notas de base: baunilha, musk branco, resina 

CK One – Calvin Klein 
Notas de cabeça: bergamota, limão, mandarina e notas verdes. 
Notas de corpo ou coração: jasmim, lírio do vale, rosa e íris. 
Notas de base: cedro, sândalo, âmbar e musgo de carvalho. 

Hypinôse – Lancôme 
Notas de cabeça: passion flower. 
Notas de corpo ou coração: jasmim sambac, notas solares. 
Notas de base: vetiver e baunilha. 

Rhea – O Boticáirio 
Notas de cabeça: crocus flower, pimenta rosa, hedione hc 
Notas de corpo ou coração: violeta, íris, rosa guardiã das videiras NP, rosemuscat NP, infusão de rosas Natural, noz-moscada. 
Notas de base: patchouli, cedro rosa, sândalo, musgo cristal, praline, madeira bois 
e land, âmbar, ocre musk firmenich, musk branco, baunilha. 

Tomorrow – Avon 
Notas de cabeça: notas vibrantes de pêssego, framboesa e patchouli. 
Notas de corpo ou coração: jasmim indiano, violeta africana, flor de laranjeira. 
Notas de base: acordes de âmbar, madeiras nobres, musk e sândalo. 

Agora mãos a obra e vamos tentar criar as nossas fragrâncias, comece pelas mais simples, com duas ou três essências e depois ouse e aos poucos adicione mais essências e troque a quantidade de cada uma e assim obtenha várias fragrâncias deliciosas para seus sabonetes. 

Todos os demais produtos mencionados nesta postagem disponível para venda em nossa loja virtual, para adquiri-lo basta seguir o link:

Acho que por hoje é isso.

9 comentários:

  1. Pois é, amigo saboeiro... Aroma é tudo de bom!
    Também estou nesta busca pela fragrância perfeita!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Amigo saboeiro, bom dia!

    Falando em fragrâncias e óleos essenciais, cheguei a seguinte conclusão:
    O uso dos OE's cítricos possuem algumas recomendações pós uso quando aplicados diretamente sobre a pele em massagens, por exemplo, não se expor ao sol. Só que esta regra não se aplica ao uso destes OE's nos sabonetes, pois mesmo entrando em contato com a pele, são retirados os excessos após o enxágue não afetando, portanto, a pele mesmo em contato direto com o sol. E o mesmo se aplica ao uso dos OE's mais fortes e que são sugeridos usos mais moderados devido a possibilidade de irritação da pele. No máximo, e ainda talvez, devemos evitar o uso destes mais fortes como fragrância única. Ainda assim, tenho minhas dúvidas!
    O único cuidado que estou tendo e procedendo com intensas pesquisas é em relação às propriedades terapêuticas de cada OE. Isso sim temos que estar atentos quanto ao seu uso mesmo que sobre a pele. A própria inalação dos aromas agem de forma terapêutica. Essa preocupação eu tenho!
    De resto, um bom conhecimento em perfumaria básica já resolve qualquer problema aromático!

    Abraços!

    Alessandro Alves

    ResponderExcluir
  3. Esse mundo é maravilhoso e viciante!!!
    Sou apaixonada por oe's.
    A gente nunca consegue parar de comprar oe's!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você, Tatiane!
      O mundo dos aromas está me dominando! hehehehehe
      Eu mesmo gostaria de ter todos os OE's! hehehe

      Excluir
    2. Complementando a resposta anterior...
      tirando o uso de essências no cold process, o mundo dos aromas é mesmo maravilhoso! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Tatiane, por um acaso você utiliza essências nos seus sabonetes feitos pelo cold process?

      Excluir
    3. Ela me relatou que usa as essências da PARIS ESSÊNCIAS e que da certo, estou comprando algumas para fazer um teste, a EMPÓRIO AROMAS esta me restituindo o valor que gastei com as essências.

      Excluir
    4. Eu utilizo essencias da Paris Essencias mesmo nos meus colds. Eu sou professora de saboaria da Paris e já testei todas as essencias de cold deles, elas realmente são desenvolvidas para cold e não travam se usar até 5% concentrações maiores que essa podem travar dependendo da temperatura de trabalho tá gente??
      Eu tenho uma coleção de oe's é assustador a quantidade de vidros que nós juntamos mas eu sou aromaterapeuta e estudo perfumaria natural por "conta própria" então acabo tendo uma variedade de oe's grande.
      A maioria dos meus sabonetes atualmente (que vendo) são fusion e esses eu aromatizo com essencia ou oe's dependendo da fórmula que faço e são totalmente vegetais pois eu mesma faço minha base glicerinada vegetal.
      Bom, agora vocês sabem um pouquinho sobre meu trabalho.
      Beijinhos.

      Excluir
    5. Assim vamos conhecendo um ao outro melhor, vi alguns videos seus no YOUTUB (hehehe) quero ver se faço um teste com fusion em breve. Uma pergunta a essência a 5% deixa o sabonete cheiroso? E Emilia sumiu! me mande noticias dela se possível.

      Excluir
  4. 5% deixa o sabonete cheiroso se você utilizar a essencia para cold ou uma boa base de oe's (fixadores naturais), todos meus blends de oe's coloco patchouli ou copaíba e deixo macerar pelo menos 1 semana embora o ideal seja 45 dias.
    Nem me fale daqueles vídeos do youtube, foram feitos para dar suporte a um curso virtual por isso eles estão lá ainda rsrsrs
    A Emilia tem corrido bastante n serviço dela por isso anda sumido, breve ela irá reaparecer.

    ResponderExcluir

Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.