segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Sabonete de Azeite de Oliva a 80% (Castela Soap) Cold Process


Vamos mostrar hoje uma a primeira de uma serie com quatro versões de um ícone da saboaria mundial, os famosos Sabonetes de Castela, iniciaremos nossa série com um sabonete de Azeite aromatizado com fragrância de limon Grass e pigmentados com um pouco de oxido verde o resultado ficou muito bom. Vamos acompanhar como ele foi feito. 

Começamos organizando a nossa área de trabalho, limpamos o espaço, retiramos o que não será usado, preparamos os materiais de apoio, ingrediente e equipamentos se segurança. 


A sinergia de óleos que escolhemos para este sabão foi:
  • Palmiste / Óleo Duro (O teor de água no óleo de Palmiste é muito benéfico para a pele e cabelo. Este óleo contém lipídios e gorduras saturadas que alimentam o eixo do pelo que cobre nossa pele, eliminando seu ressecamento.) 
  • Oliva / Óleo Mole (Rico em vitamina E, e recomendado principalmente para peles secas devido ao seu grande poder de hidratação, consegue evitar a perda de água do organismo, pois forma um filme protetor sobre a derme e garante a remoção das células mortas.)
A estrela deste sabão é o Azeite de Oliva então escolhemos um belo Azeite espanhol de coloração amarelo ouro, translucido e muito radiante. Para esta receita usaremos apenas dois óleos o Azeite de Oliva e o Palmiste.

O Palmiste entra como óleo complementar e dará ao nosso sabão um pouco mais de dureza e vai proporcionar ao nosso sabão duas qualidades que a Oliva não possui, um pouco mais de bolhas em sua espuma e um pouco de capacidade de limpeza que o Oliva não tem, com isso teremos uma barra mais equilibrada e agradável, o palmiste pode ser dissubstituído por babaçu ou coco.



Pesamos nossa sinergia de óleos e acrescentamos um pouco de oxido verde para deixar nosso sabão um pouco mais atraente. Em seguida usamos o mix e com cuidado dissolvemos o oxido nos nossos óleos, o cuidado nesta etapa é para ter a certeza que todo o oxido foi incorporado aos óleos, evitando assim surpresas desagradáveis como manchas mais escuras ou grumos de pigmentos no meio do sabão, caso seja necessário podemos fazer esta pigmentação com um ou dois dias de antecedência.


O próximo passo é preparar a solução cáustica que neste caso deve ter uma concentração mais elevada no minimo 30% podendo chegar até os 40%, isso garantirá que nossa barra de sabão ficará mais sólida e robusta ao ser desenformada ao contrario de quando usamos concentrações mais baixas que resultara em um sabão mais macio e mole, quando falamos isso não estamos falando de qualidade químicas mais sim de qualidades físicas, no uso ele estará muito agradável independentizante da concentração da solução cáustica escolhida.



É importante alertar que este tipo de sabão vai levar um pouco mais de tempo para chegar ao traço, isso é bom porque da maior controle ao saboeiro que poderá fazer sua massa com mais calma, esta característica aliada ao numero reduzido de óleos (apenas dois tipos) faz deste sabonete uma ótima opção para os que estão iniciando na arte da saboaria.

Vamos derramando a solução cáustica aos poucos em nossa mistura de óleos e mexendo com o mix vigorosamente (mas sem aciona-lo) quando tiver derramado toda a solução cáustica nos óleos você poderá acionar o mix em braves intervalos, isso ajudará a chegar ao traço mais rápido, não tenha pressa, esta receita dá tempo para se corrigir possíveis erros, o mais comum é o iniciante não misturar direito ou não misturar o suficiente e com isso teremos o que chamamos de falso traço. As consequências de um falso traço é a possibilidade de formação de lagos de óleo dentro ou na superfície da massa ou rios/veias de glicerina ao longo da barra de sabão, por isso tenha certeza de ter atingido o traço entes de parar a sua mistura.


Quando atingimos um traço de luz ou traço leve é a hora de acrescentarmos nossas fragrâncias a massa, usaremos 6% do peso dos óleos cerca de 50gr seja de óleo essencial ou essência para cold (certifique-se que a essência é para cold process e se o vendedor esta lhe vendendo um produto confiável, ou é neste ponto que poderá ter problemas com suas essências), o maior problema com o uso de essências e o que chamamos de travamento da massa, ela simplesmente fica dura, não dando tempo de colocar na forma e assim praticamente perdemos a massa ou a colocamos na forma de qualquer forma tendo como resultado uma barra de sabão mais rustica e sem muito acabamento. Mas sob hipótese alguma devemos jogar este sabão fora!!! suas características quinicas serão preservados o único comprometimento neste caso será estético.


Uma vez que adicionamos cor e fragrância a nossa massa é chegada a hora de colocarmos ela em nossa forma, neste momento da pra perceber que o traço já esta um pouco mais espeço, mas ainda muito liquido e de fácil manuseio (estamos quase com um traço médio).



Após colocarmos parte de nossa massa na forma, decidimos adicionar um detalhe a nossa barra de sabão, uma linha com um verde um pouco mais forte (esta linha já estava pronta foi só cortar e incorporar a nossa massa,) depois derramamos o restante de nossa massa a fim de preencher nossa forma totalmente (repare que o traço esta mais consistente ainda é o que chamamos de um traço forte ou traço grosso, ele tem a consistência de um creme ou chantili). fazemos isso para termos uma sobra de sabão e assim poder cortar os excessos e dar a nosso sabão um acabamento perfeito. 


Agora basta aguardar as próximas 24hs. se a concentração de soda for maior menos tempo levaremos para desenformar, quanto menos for esta concentração maior tempo levaremos para desenformar podendo levar até uma semana antes de poder se tirar da forma sem riscos de danos a nossa barra de sabão, com concentrações acima de 30% podemos desenformar entre 24 e 48hs.


Nossa barra foi desenformada com 48hs, consistência ótima e aroma que toma conta de todo o ambiente, agora vamos esperar 15 dias e cortar em pequenos pedaços de aproximadamente 110gr cada, assim nossos sabonetes estarão prontos para terminar seu período de cura e será liberado para ser comercializado em nossa loja virtual.


As barrinhas de 110g estão devidamente cortadas e prontas para serem embaladas e comercializadas apos o seu período de cura (neste caso aproximadamente 6 semanas / ou 45 dias). 

Acho que por hora é isso, espero que tenham gostado! até breve com mais uma novidade. Se você tiver alguma dica, sugestão ou crítica, deixe registrada nos comentários que teremos o maior prazer em ler e responder. Pode parecer bobagem, mais muitas pessoas podem ter a mesma dúvida que você e assim estaremos ajudando a cada um que passar por esta publicação.

Este sabonete e muitos outros esta disponível em nossa loja virtual, para adquiri-lo basta seguir o link:

Todos os demais produtos usados nesta receita esta disponível para venda em nossa loja virtual, para adquiri-lo basta seguir o link:

97 comentários:

  1. Amauri, sempre me encanto com a beleza de seus sabonetes, seu método de trabalho, e a forma com você nos apresenta tudo isso! Um dia ainda quero poder fazer sabonetes como você!! Parabéns, Pauline.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pauline, que bom, fico muito feliz por saber que gosta de nossos sabonetes. Faze-los não é difícil basta ter calma e tentar, são um pouco mais trabalhados mas o resultado é igual a muitos sabonetes que encontramos sendo feito por bons saboeiros.

      Sei que um dia (e não esta longe) estará fazendo sabões ainda mais belos que os nossos!!! basta querer e se dedicar...

      Estaremos ministrando um curso totalmente on-line em fevereiro se lhe interessar basta entrar em contato ou ver o post anterior a este.

      Forte abraço, Amauri AMOF

      Excluir
  2. Olá!vi na net uma receita de sabão castela e tenho vontade de fazer;180g de soda,01 litro de azeite,01 litro de água,04 folhas de babosa mas tenho medo de estar errada as proporções e estragar o meu azeite o que você me aconselha,aguardo sua resposta;Denise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise, esta receita esta completamente errada!!! deixe o seu e-mail que lhe mando uma receita equilibrada ok!? Não entendo como pessoas tem coragem de dar ou publicar informações tão fora da realidade como esta receita que você achou.

      Ainda bem que você não fez, ou perderia todo o seu azeite.

      Excluir
    2. Olá!fiquei muito feliz e contente por você ter me respondido,o meu e-mail é belosfios_comcachos@hotmail.com muito obrigada eu fiquei com medo de jogar todo o azeite fora já que custa tão caro,GRAÇAS A DEUS QUE EU TE ENCONTREI E VOCÊ FOI A LUZ NO MEU CAMINHO OBRIGADA PELA AJUDA MEU AMIGO DEUS TE ABENÇOE.

      Excluir
  3. Olá, eu adorei a receita achei bem pratica mas você poderia passar essas porcentagens em ml ou gr, fiquei meio perdida e o óleo de palmiste quanto deveria ser misturado ao azeite???
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Camila, basta deixar seu e-mail que te mando a receita.

      Excluir
  4. Muito bem explicado! Sem segredos e pronta a dar as receitas por email.
    Atitude de louvar. Parabéns!!!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não temos porque mantermos segredo de algo que pode ser feito por todos, não sou o dono desta técnica apenas fiz os cálculos e ajustes para esta receita, partilhar é uma filosofia que cultivo desde sempre.

      Obrigado pelas palavras e conte com migo no que for necessário.

      Excluir
    2. Por que é necessário o tempo de cura? é pra a soda sair por completo? (li essa informação em um outro site..e também que o que sobra do sabonete é a glicerina..É VERDADE?). E o óxido do corante não é natural..né? ou é e eu estou completamente enganada?
      Eu quero fazer sabonetes para vender..mas não sei se faço esse ou de glicerina..comercial..
      HÁ MUITAS DIFERENÇAS?
      poderia me mandar algum e-mail? carol_fcrb22@yahoo.com.br
      Grata,

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá..
    adorei o seu blog e apreciei a sua dsiponibilidade para partilhar as receitas.
    já fiz sabonete com azeite de oliva cold process, mas ficou duro, algum quebrou em diagonal ao partir a barra.
    Agradeço me passe a receita para eu conseguir um sabonete mais macio e cremoso.
    Muito obrigada

    alziralopes58@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Zi, obrigado por visitar nosso Blog e deixar palavras tão belas!!!

      Quanto a receita te passo sem problemas, mas antes vamos ha algumas considerações ok?!

      Me diga como fez o seu sabão, fiquei intrigado por dois motivos, explico: O azeite de oliva é um óleo mole, geralmente resulta em um sabão bem macio não deveria ficar tão duro, muito menos rachar ou quebrar durante o corte, isso me faz pensar em uma possibilidade não muito boa que é a quantidade de NaOH ou a concentração de NaOH que usou.

      Terei o maior prazer em passar a receita via e-mail, mas me responda o que lhe perguntei, assim acho que poderei ajudar mais que simplesmente enviar a receita!

      Excluir
  7. Oi, eu também gostaria de saber as porcentagens em ml ou gr e onde eu encontro perfumes que possam ser adicionados a massa? Meu e-mail é sarahjdorneles@gmail.com
    obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passarei para seu e-mail. Obrigado pelas palavras e visita a nosso Blog

      Excluir
  8. Olá, adorei as informações do seu blog. Sou iniciante na produção de coold process e gostaria de obter mais informações a respeito das essências utilizadas para este processo! Será que poderia me ajudar??
    Desde já agradeço.
    Sucesso
    Abraços
    draelietegarcia@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliete, como vai? Obrigado por nos visitar e deixar suas duvidas e considerações.

      Mas preciso saber quais as suas duvidas em relação as essências para então pode ajudar!!!

      Excluir
    2. por esse processo cold..é possível fazer sabão de sítio..aquele que é mtas vezes feito com sebo, porém já é bastante utilizado óleo de fritura coado...,mas para lavar louça, roupa ou limpar banheiro, por exemplo?

      Excluir
  9. Olá Amauri!
    Gostei muito do seu blog, estou há tempos querendo fazer um curso de saboaria e vi que você também dá cursos online, e que o último iniciou em março. Há previsão de novos cursos ainda pra este semestre? Você também ensina a fazer este sabonete de azeite em 80%? Quero muito aprender!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila, obrigado pela visita e pelos elogios.

      Sim damos cursos de saboaria sim e estaremos começando um nesta segunda feira dia 7 de abril onde ensinamos os princípios básicos da saboaria e fazemos 4 sabonetes dentre eles o de 80% Azeite de Oliva.

      Se quiser maiores informações basta seguir o link: http://loja.aromachik.com.br/ecommerce_site/categoria_2617_11918_Cursos-e-Palestras

      Espero ter ajudado, qualquer coisa basta escrever que terei o maior prazer em responder!!!

      Excluir
    2. Muito obrigada por responder, me ajudou sim!
      Só tenho mais uma dúvida, o curso é realizado durante o dia ou à noite? (se for à noite, só poderei a partir de maio).
      E quanto ao material e aos kits, é preciso estar com eles em mãos para iniciar o curso?

      Excluir
    3. Teremos curso no próximo mês (junho)

      Excluir
    4. super interessante seu trabalho, tenho testado algumas formulações da internete, porém, o resultado não é tão bom quanto o seu, além de ficar muito alcalino, gostaria de algumas formulações ou dicas, se vc poder me ajuda fico grato. meu email é oliveirasantos.pros@gmail.com. desde já agradeço...Pedro Rogerio

      Excluir
    5. Estamos com um canal no YouTube e lá tem o vídeo deste sabão, se quiser ver basta seguir o link: http://youtu.be/lDKVxK4nFrk

      Excluir
    6. Boa noite, pode mandar a fórmula pra mim também, se não for encomodo é claro.
      Só uma curiosidade, onde você com óleo em grande quantidade?Seu trabalho é ótimo. Meu email é geiziellybr@hotmail.com
      Abraços.

      Excluir
  10. Olá, boa tarde, também fiquei super interessada na receita de sabão castela, gostaria de receber uma cópia também . Muito Obrigada.
    Andreza. dezagodoy@hotmail.com. (DUTIBOM!!!!!!!!) BRIGADUUUUUUUUUUUUU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estarei enviando para o seu e-mail.

      Excluir
    2. Estamos com um canal no YouTube e lá tem o vídeo deste sabão, se quiser ver basta seguir o link: http://youtu.be/lDKVxK4nFrk

      Excluir
  11. Bom dia poderia me passar a qtidade em ml ou gramas desse sabonete....o meu e-mail é julianomattiazzo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Primeiramente agradeço pelas informações coóleos das aqui no blog, pelos sabões lindos também. Tenho procurado bastante alguém que dê cursos online de saboaria e vi o seu. Moro em Belém do Pará e faço vivências de. biocosméticos e sou apaixonada por esses sabões, gastaria muito de aprender a fazer, mas o que sei é básico. Lhe peço um auxílio a me dizer os materiais que preciso ter e quantidades. E melhor ainda se tem alguma data marcada para próximos cursos online.
    Caso precise tenho contato de uma fonte de óleos vegetais da Amazônia de ótima procedência.
    Meu email: gadelhanatalia@gmail.com

    Abraço!
    Natália

    ResponderExcluir
  13. Olá AMOF, me desculpe chamá-lo assim, mas não sei seu nome. Em primeiro lugar desejo a Vc tudo de bom por compartilhar suas experiências. Acredito que quanto mais partilhamos, mais recebemos, essa pra mim é a lei da vida, de Deus. Que ele o abençoe!
    Agora, assim como várias pessoas que estão iniciando e pedindo a Vc as quantidades em gramas, eu também o faço. meu e-mail: janeamara@gmail.com
    Tenho um netinho de 2 anos e meio, posso dar este sabão para ele usar?
    Abraço e muito obrigada

    ResponderExcluir
  14. OLá AMOF, obrigada por partilhar dicas e receitas com todos aqui adorei seu blog, gostaria de obter a receita do sabao castela
    Meu email crysartesanato@gmail.com
    vou acompanhar seu blog abraço.

    ResponderExcluir
  15. olá. adoro o seu blog., poderia partilhar comigo a receita do sabão de castela e sem abusar a de baunilha e mel e a de acai. estou a começar a fazer sabão, inclusive já tentei fazer um curso dos seus, mas o horário não dava. o meu mail é germana.vicente@gmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  16. Oláa :) Estou a gostar muito do blog e da vontade de partilhar connosco (leitores). Também quero começar a fazer sabonetes pois não é fácil encontrar produtos naturais sem lauril e afins e quem sabe enveredar por este caminho, a ver vamos :) Também quero receber esta receita, por favor. Meu email é scpacheco610@hotmail.com. Outras questões: como se retira o resto do sabonete da vasilha plástica? como se limpa? E posso usar pelicula aderente nas formas acrílicas/plásticas, para não pegar, antes de colocar o liquido sabonete a secar?
    Agradecidaaa

    ResponderExcluir
  17. Olá! Parabéns por seu trabalho e, principalmente, por compartilhar seu conhecimento. Também gostaria de receber a sua receita do sabão de castela. Muito obrigada. (jornalismo05@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos com um canal no YouTube e lá tem o vídeo deste sabão, se quiser ver basta seguir o link: http://youtu.be/lDKVxK4nFrk

      Excluir
  18. Parabéns pelo trabalho! Já faço sabonetes glicerinados e gostaria de me aventurar pela área do cold process. Você poderia me passar uma receita? jufarinelli@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos com um canal no YouTube e lá tem o vídeo deste sabão, se quiser ver basta seguir o link: http://youtu.be/lDKVxK4nFrk

      Excluir
  19. Olá amigo.
    Primeiramente gostaria de lhe agradecer por compartilhar seu conhecimento conosco. Que Deus lhe abençoe cada vez mais em sua jornada pelo conhecimento.

    Recentemente comecei a fabricar meus próprios sabonetes para meu uso particular pois tenho a pele muito ressecada. Fiz 3 receitas de sabonete de castela, mas ficaram demasiadamente macios e durante o uso acabam muito rápido. Sem contar a demora para que eles endureçam.

    Minha dúvida é em relação à soda cáustica. Eu uso a soda sólida em pérolas. Gostaria de fazer esse sabonete com 30% de soda, mas como eu faço para calcular? Qual a quantidade de água que eu devo colocar nessa receita? Posso substituir o óleo de palmitaste por óleo de girassol ou por óleo de amendoim???

    Você poderia fazer a gentileza de me passar por email a receita desse sabonete com 30% de soda????

    Também gostaria da sua opinão sobre a receita que estou usando atualmente. Segue:
    500 g. azeite de oliva
    165 g. de água deionizada
    61 g. de NaOH
    óleo essencial (coloco à base do "olhometro")

    Muito obrigada pela atenção.

    pauladepira@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos com um canal no YouTube e lá tem o vídeo deste sabão, se quiser ver basta seguir o link: http://youtu.be/lDKVxK4nFrk

      Excluir
  20. olá Amauri!

    poderias me mandar a receita deste sabonete? como faço para reconhecer o traço leve?

    Meu e-mail é zy_rotert@hotmail.com desde já, agradeço!

    Abraços, Liriane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos com um canal no YouTube e lá tem o vídeo deste sabão, se quiser ver basta seguir o link: http://youtu.be/lDKVxK4nFrk

      Excluir
  21. isso de colocar o passo a passo como se estivesse ensinando, sem colocar as medidas certas, é muita irresponsabilidade sua em se tratando de sabonetes, que podem levar a consequências sérias se não tiverem os ingredientes nas proporções certa.

    se vc quer divulgar seu trabalho faça, claro! mas não desse jeito, fingindo ensinar para vender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Marcos não vejo nenhuma irresponsabilidade nisso, muito pelo contrario, se divulgar quantidades é que estarei sendo irresponsável, pois quantas pessoas tentaram fazer sem ter o minimo de conhecimento? Não fingo ensinar, e você deveria refletir antes de tecer criticas como esta, mas de qualquer forma agradeço a observação.

      Excluir
  22. Como se pode criticar desta forma, alguém que poê a claro os seus conhecimentos? Basta fazer as contas. Se Amof diz que 6% dos óleos representam 50 g de essencia, basta fazer a proporção para os 80 e 20% dos óleos, não será assim? Santa paciência!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é basta calcular a primeira parte com 80% e a segunda com 20% simples assim!

      Excluir
  23. Amauri teu sucesso incomodou Marcos Cintra.
    Mas voce é um excelente profissional. Sucesso sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, melhor deixar pra lá, sempre tem alguém que fica incomodado.

      Excluir
  24. Amauri qual foi o cálculo da água e da soda que fez no sabão que esta no vídeo do YouTube, um abração, Marlon.

    ResponderExcluir
  25. Amauri, estou fascinada pelo processo dos sabonetes artesanais. Comecei a me interessar a partir dos sabonetes artísticos. É encantador tomar um banho ou simplesmente lavar o rosto ou as mãos, com algo feito com tanto capricho, rico em propriedades e com ares de exclusivo. Adoraria saber as medidas que usou nesta publicação. Meu e-mail é gleiceon@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  26. Amauri, estou fascinada pelo processo dos sabonetes artesanais. Comecei a me interessar a partir dos sabonetes artísticos. É encantador tomar um banho ou simplesmente lavar o rosto ou as mãos, com algo feito com tanto capricho, rico em propriedades e com ares de exclusivo. Adoraria saber as medidas que usou nesta publicação. Meu e-mail é gleiceon@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  27. Olá! Também estou a pesquisar como fazer o sabão de castelã. Será que pode mandar para meu email também a receita? Eu ficaria muito grata: lineviana@uol.com.b

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Olá! Vc tem a receita de uma versão líquida desse sabão?
    Muito obrigada! :)

    ResponderExcluir
  30. Olá! Vc tem a receita de uma versão líquida desse sabão?
    Muito obrigada! :)

    ResponderExcluir
  31. Olá! Vc tem a receita de uma versão líquida desse sabão?
    Muito obrigada! :)

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Olá Amauri já acompanho alguns grupos de saboaria no Facebook e andei espiando esse seu blog. Fiquei particularmente encantada por esse sabonete de Castela, sua descrição e explicação são bem simples e acessíveis pra quem está começando.
    Teria a possibilidade de enviar as quantidades dos 'ingredientes' e também a possibilidade de fazê-lo líquido?
    Meu e-mail é ursinha_bio@hotmail.com
    Grata!
    Ursula.

    ResponderExcluir
  34. Parabéns pelo Blog!!!! É muito bom! Muito claro. Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  35. Ola Amauri, me interessei muito pela produção do sabonete de azeite de oliva com óleo de coco, gostaria muito de faze-lo em casa, gostaria da receita em ml ou em gramas para facilitar hehe. Por favor me passe por email, marina.werle@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. Ola Amauri eu faço sabão com óleo usado para doar e gosto muito gostaria de experimentar fazer sabonete VC pode me passar a receita obrigado Cbele . cibeleferes@yahoo.com.br

    I

    ResponderExcluir
  37. Oi. Muito linda sua página. Você tem algum curso on-line?
    Você poderia me informar como faz para cortar seus sabonetes com a precisão de 110 gramas.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  38. Boa noite! Muito bom seu blog!!! Estou começando na arte da saboaria, tenho pesquisado muito e vi como é difícil encontrar informações responsáveis e honestas... Encontrei seus escritos e o de mais dois blogueiros que estão me ajudando muito! Gostaria de pedir 2 informações. Estou tentando fazer as essências, mas ainda não sei os resultados por elas estarem no período de descanso. Você tem fórmulas para essências de flores e ervas? Outra coisa que gostaria de saber é sobre as quantidades que você usa... Você poderia enviar para meu e-mail? Tenho muito medo de errar... caju.bezerra@gmail.com

    Muito obrigada! Luz e axé!

    ResponderExcluir
  39. Olá. Fiz um sabonete com 80% oliva e 20% palma. Com 24h estava bem firme. Na hora do corte as barras saíram com partidos. Acabamento não ficou legal. Também há umas bolinhas na massa. Esse sabonete vai prestar para uso? Agradeço se puderem me dar uma luz. É meu primeiro sabonete.

    ResponderExcluir
  40. Olá, boa noite! Gostaria de saber se posso usar essa técnica de sabonete frio em moldes de silicone?
    Grato....

    ResponderExcluir
  41. olà,boa tarde.pequisando sobre o SABÃO CASTELA para uma receita de shampoo natural caseiro,e vim que o seu blog tem as imformações tão confiante e precisa Teria a possibilidade de enviar as quantidades dos 'ingredientes' e também a possibilidade de fazê-lo líquido

    ResponderExcluir
  42. Olá!
    Que receita maravilhosa!
    Já fiz Sabão de Castela a frio com 80% azeite 10% óleo de palma e 10% óleo de coco.
    Mas não consegui o traço adequado.
    Demorou muito a endurecer...
    Gostaria de poder fazer a sua receita! ��
    Vc pode me fazer a gentileza de me passar as proporções dos ingredientes?
    PS- óleo de Palmiste seria óleo de Palma? (O que eu tenho, comprei pela internet e tem uma consistência cremosa)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostaria de fazer o sabão de Castela líquido para shampoo. Pode me orientar?

      Excluir
  43. to querendo fazer um sabonete para pele óleosa, quais seriam as gordura e óleo para esse sabonete? e os ingredientes

    ResponderExcluir
  44. Amauri, bom dia!

    Venho companhando seu canal e blog já algum tempo. Suas respostas vem sempre acompanhada de muita empatia para com as pessoas que aqui passam. Parabéns pela cortesia.
    Amauri, vi que voce enviou a receita desse fabuloso sabão. Seria possível voce enviar pra mim também?

    Grato desde já;

    Paulo

    ResponderExcluir
  45. Amauri, segue meu email:
    paulosergiocardoso@uol.com.br

    Paulo

    ResponderExcluir
  46. Amauri, segue meu email:
    paulosergiocardoso@uol.com.br

    Paulo

    ResponderExcluir
  47. Amauri, bom dia!

    Venho companhando seu canal e blog já algum tempo. Suas respostas vem sempre acompanhada de muita empatia para com as pessoas que aqui passam. Parabéns pela cortesia.
    Amauri, vi que voce enviou a receita desse fabuloso sabão. Seria possível voce enviar pra mim também?

    Grato desde já;

    Paulo

    ResponderExcluir
  48. Agradeço muito pelas dicas, belo trabalho. Gostaria de receber a receita com as proporções, se possível. biologia@yahoo.com
    Muito grata.

    ResponderExcluir
  49. Ola! Muito obrigado por compartilhar essa receita! Por favor envie-me as proporções exatas para meu email: jankalle.silva@yahoo.com.br
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  50. Amauri,
    Boa tarde!
    Estou precisando de uma consultoria sua mais aprofundada. Você pode me passar seu contato?
    Segue meu e-mail: carlos_olivaandrade@yahoo.com.br
    Tel. 71. 99294.0003.
    Grato!

    ResponderExcluir
  51. Oi A Maurício vc poderia me enviar essa receita com as quantidades eu amo esse sabonete, meu email nildapaesleme@gmail.com ficarei muito grata

    ResponderExcluir
  52. Olá, por favor,gostaria de fazer cursos de sapoaria,me apaixonei por esse caminho, não conheço ninguém da área. Se puder me enviar alguma receita cold fico grata.

    ResponderExcluir
  53. Bom dia, parabéns por esse trabalho de ajuda a todos.
    Gostaria de receber a fórmula do sabão 100% oliva e 80%.
    Email:
    thomaz703@gmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  54. ola tudo bem ,Muito bom seu blog!!! gostaria de receber esta receita seria possível me enviar meu email .....elizetebhromaniele@hotmail.com

    ResponderExcluir
  55. Olá boa noite, gostaria de receber receita sabonete castela, obrigado.

    ResponderExcluir
  56. Querido, parabéns pelo blog tão simpático, alegre, simples e de uma atitude tão humanista. Bjo. Eu também estou apaixonada por sabões, ando fazendo um que leva matriz, no caso o sabonete de glicerina que gosto. Porém comprei bastante óleo de coco e gostaria de fazer um sabão misto com azeite de oliva e usar chá de folhas de amora com essência de tangerina, vai ficar exótico. Mas , não sei se isso será fácil, vou tentar. Ah sim, também gostaria que me enviasse essa receita postada aqui acima. Gosto mito de colocar açafrão em minha receita, um grande abraço, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  57. Boa tarde, por favor, o que devo fazer quando ocorre o erro do falso traço e a massa, na hora do cozimento (hot process) forma estes lagos de óleo (parece que talha)? Estou com uma massa assim e não sei o que fazer. Muito grata desde já. Daniela

    ResponderExcluir
  58. Olá, gostei muito do seu blog, parabéns!! Estou iniciando os testes para fazer sabonetes cold process, pois gostaria de usar somente eles em minha casa. Adorei as propriedades desta fórmula. Vi que algumas pessoas pediram a receita deste seu. Você poderia me encaminhar também, por email?
    savitrimsj@hotmail.com
    Obrigada :)

    ResponderExcluir
  59. Olá!
    Eu gostaria de fazer pela primeira vez sabonete pelo processo cold. Você poderia me enviar a receita desse? Meu email é loyvanac@hotmail.com. grata!

    ResponderExcluir
  60. oi eu gostaria de receber as proporçoes tambem 4limacami@gmail.com

    ResponderExcluir
  61. Oi, adorei e tenho muito interesse nessa receita de sabão de Castela, tentei fazer e ficou mole! Também vi que vocês tem cursos! Se puderes enviar a receita e informações sobre os cursos agradeço! roengers@hotmail.com

    ResponderExcluir
  62. Bom dia! Tbm gostaria de receber essa receita de sabão de oliva, gostei muito. Pelas msgs anteriores mais recentes sem repostas, me pergunto se este blog ainda está ativo, se vc ainda trabalha com os sabões, seu site está fora do ar tbm, mas mesmo assim vou deixar meu e-mail para que caso vc leia essa msg me mande sua receita, marcia0509@gmail.com

    ResponderExcluir
  63. Boa Tarde! Sou Beatriz Augusto de Santo Andre - SP

    Parabéns pelo seu trabalho!!! as informações são de extrema importância para aqueles que estão iniciando no mundo dos sabonetes!!!

    Este e meu caso!!!

    Por favor!!! vc poderia me ajudar!!! meu primeiro sabonete foi pelo processo cold.

    fiz com a receita abaixo, colocando na calculado mendrulandia.

    Acabei de tirar da forma e cotar!!! fiquei triste porque ao cortar ele foi se descamando tudo!!!

    a receita foi

    550g de oliva - 120 de oleo coco - 90 de soda (96 - 99 pureza)- 220 de água - 40 gotas de oleo essencial de erva doce
    (a agua eu fiz com cha da erva doce) - obedeci às temperaturas - o oleo essencial coloquei depois do trace - coloquei em forma de silicone

    Obrigada

    ResponderExcluir
  64. Boa Tarde! Sou Beatriz Augusto de Santo Andre - SP

    Parabéns pelo seu trabalho!!! as informações são de extrema importância para aqueles que estão iniciando no mundo dos sabonetes!!!

    Este e meu caso!!!

    Por favor!!! vc poderia me ajudar!!! meu primeiro sabonete foi pelo processo cold.

    fiz com a receita abaixo, colocando na calculado mendrulandia.

    Acabei de tirar da forma e cotar!!! fiquei triste porque ao cortar ele foi se descamando tudo!!!

    a receita foi

    550g de oliva - 120 de oleo coco - 90 de soda (96 - 99 pureza)- 220 de água - 40 gotas de oleo essencial de erva doce
    (a agua eu fiz com cha da erva doce) - obedeci às temperaturas - o oleo essencial coloquei depois do trace - coloquei em forma de silicone

    Obrigada

    ResponderExcluir

Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.