segunda-feira, 5 de maio de 2014

Sabonete de Açaí (Cold Process Soap) Parte 1



Olá, ficamos algum tempo afastados e sem publicar nada em nosso blog, muitos projetos se sobreporão e terminou faltando tempo, mas isso já passou e conseguimos organizar tudo e estamos de volta.

As novidades são que estamos ministrando cursos de saboaria natural pelo processo a frio (cold process) e abrimos uma pequena loja virtual, onde vendemos as mesmas matérias primas e aditivos que usamos para fazer nossos sabonetes, assim podemos ter paramentos confiáveis na compra de produtos para saboaria.



Escolhemos um sabão bem brasileiro para esta postagem, um puro sague amazônico, um sabão de açaí (você pode comprar o pó de açaí aqui). Há algum tempo estava com este desejo, experimentar esta pequena perola negra em meus sabões, não só pela cor “que me encanta” nem pelo seu aroma “um misto de doce e azedo” mas principalmente pelas suas propriedades. O óleo extraído da sua polpa seca é rico em ômega 6, que protege a pele contra a desidratação, melhorando a produção de ceramidas (hidratantes naturais da própria pele). Por isso, é indicado para peles secas ou envelhecidas, contem antioxidantes do tipo antocianidinas, substâncias roxas encontradas no vinho tinto e que fazem dele um forte aliado da longevidade. Eles varrem os radicais livres que causam rugas, flacidez e manchas. "São capazes também de combater os radicais livres produzidos quando expomos os cabelos ao sol, às tinturas e aos alisamentos e permanentes, protegendo-os contra a destruição". Da iguaria ainda é possível extrair porções aromáticas para perfumar produtos de beleza.

Como sempre começamos arrumando nosso espaço de trabalho, arrumamos nossa bancada e organizamos nosso material de apoio, óculos, luvas e avental são itens indispensáveis para se iniciar os trabalhos!

Preparamos nossa mistura de óleos que será composta por:

  • Palma / Óleo Duro (É rico em antioxidantes, como vitamina A e E, além das vitaminas D e K não encontradas em outros óleos. Este óleo antibacteriano também é bom para controlar oleosidade e acne.) Compre este óleo aqui
  • Mamona / Óleo Mole (Estudos mostraram resultados positivos no uso do óleo de mamona para infecções na pele e outros problemas como: queimadura de sol, abrasões, acne, a pele seca, estrias, manchas de idade, dermatofitose, coceira localizada e pele inflamada.) Compre este óleo aqui
  • Oliva / Óleo Mole (Rico em vitamina E, e recomendado principalmente para peles secas devido ao seu grande poder de hidratação, consegue evitar a perda de água do organismo, pois forma um filme protetor sobre a derme e garante a remoção das células mortas.) Compre este óleo aqui
  • Óleo de Castanha do Para (O Óleo Vegetal de Castanha-do-Pará é proveniente da região amazônica, este óleo ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele, tornando-a mais macia e suave. Excelente para evitar o aparecimento de estrias. Atua na renovação celular. É emoliente e lubrificante, proporciona hidratação profunda e impede a evaporação de água da pele) Compre este óleo aqui
  • Manteiga de Murumuru (O murumuru é um fruto 100% brasileiro, cultivado em abundância na Amazônia. É uma espécie de coco que, quando maduro, tem coloração avermelhada. Da sua semente se extrai um óleo que é transformado em uma manteiga muito nutritiva, com efeitos emolientes e hidratantes. Esta manteiga é bastante utilizada em cosméticos como hidratantes corporais, sabonetes e até batons.) Compre este óleo aqui

Usamos ainda dióxido de titânio, oxido de ferro vermelho e ultramarine azul para corrigir a cor, BHT para evitar oxidação e óleo aromático de açaí para aromatizar nosso sabão. Compre estes aditivos aqui

Bem tudo pronto, vamos começar a fazer nosso sabão, começamos pesando nossos óleos, como se trata de um teste faremos apenas uma pequena barra de 500gr. Esta sinergia resultou em uma mistura de óleos amarelo claro, radiante e muito bonita. A adição da manteiga de Murumuru deixou esta mistura menos transparente porem mesmo assim muito translucida.



Adicionamos o nosso açaí em pó a nossos óleos e misturamos durante uns 2 minutos, deixamos esta mistura repousando por 15 minutos a fim de permitir que o pó do açaí se reidrate e se dissolva por completo em nossos óleos. O resultado desta mistura foi um óleo de cor bordô com nuances de cor goiaba, não é esta a cor que queremos e vamos corrigi-la até chegar a um roxo “cor mais próxima do açaí”, para isso vamos usar a ajuda de 3 pigmentos: Dióxido de titânio para dar um pouco de opacidade aos óleos e clarear um pouco a sua cor, Oxido de ferro vermelho e Utramarine azul.


Chegamos a cor que tanto desejávamos, e estamos pronto para seguir em frente. Pasamos nossa solução cáustica, nossa fragrância e preparamos nossa forma.


Aos poucos vamos colocando a solução cáustica em nossa mistura de óleos, mas sem acionar o mix, apenas mexendo. Após mexer bem acionamos o mix em pequenos pulsos sempre mexendo a massa, já notamos que esta mistura começa a ficar mais encorpada (a este processo damos o nome de emulsificação) quando atingimos um traço fino, porem homogêneo adicionamos a fragrância a nossa mistura.


Neste momento temos de ser ágil, devemos continuar a mexer a massa a fim de incorporar totalmente nosso óleo de fragrância aos óleos, uma vez que tudo esta devidamente misturado podemos verter toda a mistura em nossa forma. Esta etapa final apresenta a massa um pouco mais grossa quase um traço grosso, mas conseguimos colocar na forma sem dificuldades.

Não notamos despigmentação pela adição do óleo de fragrância, apenas uma leve aceleração na reação, sem separação de óleos ou sinal de travamento da massa.

A fase gel começou aproximadamente uma hora e meia depois que foi colocado na forma atingindo Full Gel em meia hora. Desenformamos doze horas após o inicio de processo sem nenhuma dificuldade.

O aroma se mostra agradável, porem mais suave, vamos ver se ele desperta nos próximos dias. Assim concluímos esta primeira etapa de nosso sabão de açaí. Acho que por hora é isso, espero que tenham gostado! até breve com mais uma novidade. Se você tiver alguma dica, sugestão ou crítica, deixe registrada nos comentários que teremos o maior prazer em ler e responder. Pode parecer bobagem, mais muitas pessoas podem ter a mesma dúvida que você e assim estaremos ajudando a cada um que passar por esta publicação.

Este sabonete e muitos outros esta disponível para venda em nossa loja virtual, para adquiri-lo basta seguir o link:

Todos os demais produtos usados nesta receita esta disponível para venda em nossa loja virtual, para adquiri-lo basta seguir o link:

2 comentários:

Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.