domingo, 13 de janeiro de 2013

Teste de uso Lote #5

A partir de agora teremos vários lotes sendo liberados para uso, vamos testar todos eles e tentar postar aqui nossas considerações. Usamos neste lote óleos de mamona, palma, palmiste, estearina e azeite de oliva. 

As principais mudanças que notamos entre o lote #1 e o lote #5 foram na formação de espuma, na qualidade desta espuma e na dureza do sabonete. São sabonetes completamente diferentes e isso fica claro na hora do banho!



TESTE VISUAL: Este lote não será analisado visualmente por ter sofrido REBATCH o que deixou nosso sabonete com um aspecto mais rustico, não foi possível enforma-lo de forma satisfatória e a coloração muito forte. 

TESTE FÍSICO Este lote tem dureza suficiente para durar bastante em contato com a água, não se mostra muito rígido ao ser apertado sente-se que existe maciez ao tato, isto já é fruto de uma formula mais equilibrada o que não ocorreu no Lote #1 e no Lote #3 quando usei muitos óleos macios

TESTE OLFATIVO: por ter sofrido REBATCH nosso sabonete perdeu totalmente a essência que havíamos adicionado no inicio do processo e colocamos pouco o que comprometeu nosso resultado olfativo, porem sente-se um aroma suave de lavanda. 


TESTE DE USO: Usamos nosso sabonete durante o banho, o tamanho definitivamente me agrada muito, na água as quinas incomodaram no inicio, mas logo se tornam arredondadas. Faz espuma facilmente, uma espuma abundante, com muitas bolhas e muito cremosa.



A massa se mostra bem resistente a água o que lhe garante durar a vários banhos. Só a título de curiosidade um bom sabonete perde entre 5 e 7% de seu peso por banho ou seja dura em média entre 15 e 20 banhos (sabonete com 100g)

 A espuma se mostra consistente e muito macia, realmente fiquei impressionado com a quantidade de espuma que este sabonete fez! fiquei muito feliz com este resultado.

Como sou suspeito para dar este relato, pedi uma outra opinião e o resultado foi melhor ainda, foram relatadas características como hidratação maravilhosa, espuma macia, muita suavidade etc. Tudo isso me faz seguir em frente ainda com mais vigor e certo de estar melhorando nosso sabonete a cada teste, a cada nova tentativa.



Este foi o primeiro teste que realmente agradou em quase todos os quesitos  só faltou o aspecto físico e o aroma mas que serão facilmente corrigidos. Em breve estaremos fazendo novos testes de uso e relatando aqui.

Acho que por hoje é isso.

4 comentários:

  1. Percebo que está chegando lá, hein amigo saboeiro?
    É isso aí!

    E vamo que vamo! hehehehehehe

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim amigo, fruto de muito estudo, muita pesquisa e sobre tudo uma infinidade de testes... espero pelos seus resultados!

      Excluir
  2. Menino, está ficando bom no negócio. Sabões por rebatch ou hot costumam ser mais moles então quando for fazer hot elabore uma receita com dureza maior.
    Uma dica, tente fazer essa fórmula novamente por cold se ainda não fez para observar a diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente não sei se estou ficando bom, mas estou fazendo vários testes e com isso aprendendo muita coisa na pratica. Além disso venho pesquisando incessantemente vários assuntos ligados a saboaria, óleos essenciais e óleos vegetais.
      Fiz outro teste sim (o Lote #6) que usei a mesma formulação porem no lugar da essência usei óleos essenciais estará liberado apenas no inicio de fevereiro.

      Excluir

Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.