quinta-feira, 23 de maio de 2013

Teste #20 Sabonete de três cores na forma de acrílico com divisórias

Olá a todos, estamos mais uma vez postando um teste utilizando nossas formas de acrílico, da vez anterior utilizamos apenas uma divisória, pois desta vez optamos por usar todas as divisórias, ou seja, as três. 

Infelizmente não pude tirar muitas fotos, principalmente do meio do processo onde verto a massa nas formas por conta de estar sozinho e ainda não estar habituado com esta novo sistema, que exige um pouco de pratica. O medo da massa passar do ponto também foi um fator determinante para eu não me preocupar com os registros, porem prometo que vou fazer com alguém registrando passo a passo. 

Nosso começo sempre é igual, separando todo o material que vamos utilizar, continuaremos usando a soda que fizemos no teste passado (fiz três litros com a concentração de 30%), isso facilita muito o processo fabril, porque não preciso esperar que a solução cáustica sofra reação e esfrie, o que demanda muito tempo, fiz o mesmo com os óleos, preparei a mistura dos óleos que mais uso (uma quantidade de mais ou menos cinco litros com as proporções que uso em uma de minhas receitas). 

Facilitar o trabalho é uma dos principais fatores para ter uma produção eficaz, o tempo deve ser bem administrado por isso resolvemos fazer em separado e com antecedência tanto a mistura dos óleos quanto a mistura da solução cáustica desta forma todo o processo se torna mais prático, eficiente e rápido. 

Separado a mistura de óleos vamos determinar e fazer as cores, decidimos fazer um sabão com três cores: Branco / Rosa / Lilás , para isso fizemos metade de nosso óleo de branco e o restante dividimos entre lilás e rosa.


Aromatizamos com essência de rosas e vertemos na forma obedecendo o projeto que queríamos com branco nas extremidades e as cores no centro. Devo registrar que esta é a parte mais difícil porque não podemos encher cada espaço ate encima, temos de colocar um pouco de cada cor por vez, assim as divisórias me mantem no mesmo lugar, sem se inclinarem ou sem ceder tornando a divisão irregular, isso descobri no teste anterior mas esqueci de relatar! Esta foi a etapa que mais demorou ao final a massa já estava bem consistente o que dificultou a etapa que viria a seguir. 

Uma vez cheia, retiramos as divisórias e aprendemos mais uma lição: devemos encher as formas até o topo, pois com a retirada das divisórios o nível da massa diminui (neste caso cerca de cinco milímetros ou meio centímetro). Nada como aprender mesmo que desta forma!



Quando retirei as divisórias o sabonete já estava lindo! Pensei em nem fazer mais nada, deixar como estava!!! Mas não resisti e decidi fazer algum efeito. Fizemos o efeito de redemoinho mas como disse anteriormente a massa já estava bem consistente o não ficou como eu desejava, mas como estamos em fase de adaptação e aprendizado desta técnica e é nossa segunda tentativa com a forma acho que ficou bom. Mas vou fazer outro apenas com divisórias sem efeito, quem sabe um de lavanda!



Como sempre fiz um pouco mais de massa, e o que sobrou coloquei na forma de silicone dando um outro efeito, o marmorizado (que também gosto muito e é muito simples e rápido de fazer), tivemos problemas com o pigmento vermelho, mesmo misturando muito ele não se dissolveu totalmente, com isso apareceram pequenos pontos vermelhos em nosso sabão o que não compromete a qualidade, mas compromete o aspecto visual do sabonete.





O resultado esta aqui, me agradou muito, mas sei que posso melhorar muito e estarei me aprimorando dia a dia nesta técnica, mas de qualquer forma o resultado esta dentro do esperado.


Acho que por hora é isso, até a próxima!

Este lote foi produzido dia 16/05/2013 e estará liberado para uso dia 17/06/2013 encomendas pelo E-mail: amof.amauri@gmail.com

10 comentários:

  1. Boa noite!

    Primeiramente parabéns pelo seu blog e trabalho!
    Achei todos os sabões incríveis!!

    Atualmente em minha ONG nós temos um projeto de reciclagem de óleo de cozinha para fazer sabão. Com a renda da venda do produto nos arcamos com as despesas de alguns de nossos projetos sociais.

    Sempre usamos utilizamos a mesma receita para o sabão mas depois que vi sua dedicação com essa arte percebi que poderíamos melhorar nosso processo.

    Por acaso você teria alguma receita ou dica para nos passar?

    Também penso em comprar formas de silicone para a produção ficar padronizada, você sabe algum fornecedor?

    Mais uma vez parabéns!

    Obrigado

    Marco Túlio Guimarães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Marco Túlio, fico feliz por ler sua palavras e ver que o sabão pode ajudar a mudar inclusive o modo de vida das pessoas, parabéns pela sua ONG e todo o sucesso do mundo para vocês.

      Vamos lá, o sabão de óleo reciclado (principalmente o de cozinha) tem algumas limitações, não só por já ter passado por um processo físico/químico de aquecimento a altas temperaturas, mas também pelos resíduos dos próprios alimentos que neles foram fritos.

      Estas restrições não acabam ai, geralmente são óleos que denominamos de óleos moles é precisariam ser misturados a outros tipos de óleos para terem as propriedades físicas ideais para um sabonete.

      Porem estes óleos se aplicam maravilhosamente bem para a fabricação de sabão, este sabão pode ser destinado para lavagens de utensílios de cozinha, carros, pisos em geral, etc... Tenho um projeto que visa dar mais visibilidade a este tipo de sabão, torna-los mais atraentes e bonitos, e isso pode ser o que esteja procurando.

      Para torna-los personalizados ao invés de usar formas de silicone o que iria tornar seus sabões mais caros (investimento inicial bastante elevado) poderia fazer um carimbo e assim deixa-los com a marca de sua ONG.

      Pode terna-los diferenciados ainda com formatos que fujam do usual geralmente retangular.

      Enfim as possibilidades são muitas como pode ver e podemos nos aprofundar neste assunto e consequentemente descobrir novas possibilidades.

      Me coloco a sua disposição no que eu poder ajudar.

      Abraços Fraternos, Amauri / AMOF

      Excluir
    2. Bom dia!

      Obrigado pelas explicações sobre limitações e oportunidades deste sabão!

      Essa ideia do carimbo eu não tinha pensado ainda! É muito boa!
      Mas continuo com o problema de manter padronizado os sabões, todos do mesmo tamanho :(

      Alguma dica?

      Abração

      Mais uma vez obrigado e parabéns!

      Excluir
    3. Marco, bem agora temos outro caminho a seguir. teremos de fazer formas com largura e altura determina e assim determinar um tamanho padrão para suas barras de sabão, dai é só cortar da mesma largura e carimbar!!!

      Esta é minha sugestão!!! Espero ter ajudado.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigado pelo elogio Andréa, espero que tenha gostado de nosso Blog e volte mais vezes!

      Excluir
  3. Olá Amauri, tudo bem? Tenho acompanhado há algum tempo seu blog e gostaria de parabenizá-lo primeiramente pela evolução, que acontece a olhos vistos. E gostaria também de tirar algumas dúvidas: qual a fórmula de óleos que vc vem utilizando? Tem utilizado essências? Obrigada, Bárbara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos meus teste consegui bons resultados apos incluir nas minhas receitas os óleos de palma, palmiste e estearina.

      Geralmente uso Azeite extra virgem 25% + Palma 25% + Palmiste 25% + Mamona 10% + Estearina de palma 5% e + 10% de outro óleos qualquer a depender das características que desejo para o sabão. Estes percentuais podem mudar um pouco de receita para receita mas basicamente é o que uso em mais de 70% dos meus sabões.

      Quanto ao uso de essências tem sido uma pesquisa incessante para determinar as que servem e as que não servem para o processo a frio (Cold Process) muitas reagem e travam a massa em questão se segundos, outras aceleram o processo mas da tempo de misturar e verter nas formas e algumas (muito poucas) não alteram o processo e da para trabalhar a massa normalmente. Tenho usado com exito as essências da Paris Essências.

      Alguns óleos essenciais também aceleram o processo, por isso sempre é bom testar e anotar todos os resultados.

      Espero ter ajudado e mais uma vez obrigado por participar de nosso Blog!

      Excluir
  4. Olá Amof
    Achei interessante e muito prática a sua ideia de ter pronta a soda, para adicionar aos óleos.
    Também trabalho com a concentração de 30%.
    Como faço para calcular a soda por litro?
    Obrigada
    Isabel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabel, obrigado por nos visitar, realmente é muito mais prático e diria até lógico deixarmos nossa lixivia pronta, isso reduz em pelo menos 1 ou 2 horas o tempo de fabricação de nossos sabões.

      Na verdade não calculo o litro mas sim um múltiplo de água e NaOH necessários para se fazer 1000g de sabão, assim se eu preciso de 300g de água e 142g de NaOH para saponificar 1000g de óleos eu simplesmente multiplico estes valores por um coeficiente qualquer no meu caso multiplico por 10 (assim tenho lixivia para 10kg de sabão)

      Espero ter ajudado.

      OBS.: Os valores de água e NaOH usados acima são hipotéticos, usei apenas como exemplo

      Excluir

Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.