quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Testando o pH do Sabão ( Cold Process )

Pra começar vamos, vamos falar sobre o pH e nossa pele. A sigla pH é utilizada para designar o ‘potencial hidrogeniônico’  que mostra qual é a condição de acidez da sua pele.

O pH pode variar numa faixa que vai de 0 até 14, sendo que quanto mais próximo do 0, mais ácido e quanto mais próximo do 14, mais alcalino. O pH 7 é considerado neutro.

O pH de nossa pele, geralmente, oscila entre 4,5 e 6,5? Esta é a faixa chamada de ‘pH fisiológico’, considerada a faixa de pH ideal.



Testamos nosso primeiro lote se sabão, medindo o pH da amostra tivemos o resultado de aproximadamente 7,5. Muito próximo do pH neutro.

Usamos para esta aferição o sistemas de fita, que consiste em tiras de papel com um reagente que apos entrar em contato com o liquido a ser analisado reage dando o resultado em forma de cor, dai é só fazer um comparativo com a tabela de valores e ver o pH que equivale a cor do reagente na fita.

Por hoje creio que seja apenas isso, até a próxima!

16 comentários:

  1. Amauri, vc não aguardou as 4 semanas de cura pra poder medir o ph ? Como vc mediu ?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Elimia

    Não, não esperei na verdade fiz o teste com 48h e vou fazer outro apos as 4 semanas, usei a fita de papel como esta na foto.

    Para fazer o teste bastou molhar o dedo com um pouco de água passas em um dos lados do sabonete e colocar o papel, é bem simples e funciona!

    Dia 1 de Janeiro o lote 1 estará liberado para uso, então nesta data farei outro teste de pH para uma comparação com o teste anterior. mas estou pensando em ter como padrão 5 semanas.

    ResponderExcluir
  3. Amauri a forma correta de medir o pH do sabonete é cortar um pedaço pequeno dele e colocar na água para que se dissolva, depois medir o pH da "água".
    O ideal de cura são 45 dias.

    ResponderExcluir
  4. Certo, na verdade farei três testes de pH, um no dia que desenformar, como foi descrito acima, outro como você descreveu (que deu o mesmo pH) e o terceiro e ultimo quando o sabonete sair da cura, assim terei um histórico bem detalhado de cada lote.

    farei assim pelo menos neste inicio, depois quem sabe passo a fazer apenas o primeiro e o terceiro.

    Mesmo assim obrigado pelos ensinamentos, são sempre muito proveitosos.

    ResponderExcluir
  5. O que acontece se o Ph não for bom? Joga se o lote todo fora? Existe uma forma de recuperá-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisamos jogar fora não, mas temos de transforma-lo em um HOT, levar ao fogo com 10% de liquido e refazer todo o processo.

      Excluir
  6. estou entrando nesse mundo, pretendo fabricar sabao e tentar toda linha material de limpeza...vou precisar de muitas ajuada

    ResponderExcluir
  7. Se o pH estiver próximo de 7,0 (ou até mesmo pH 8,0) não estaria com possibilidade de os sais orgânicos de sódio que compõem o sabão voltarem a ser ácidos orgânicos e o sabonete ficar com a aparência de rançoso>

    ResponderExcluir
  8. Olá! Adorei o seu blog! Gostaria de saber o que adiciona na formulação para atingir o pH neutro. Já tentei ácido cítrico, mas ainda sim o pH está em torno de 10. Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Qual o PH indicado para o sabao liquido

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, fiz um lote de sabonete que está alcalino demais, gostaria que você detalhasse melhor como vou refazer o processo para poder utilizá-lo.

    ResponderExcluir
  11. Oi, vc poderia me dizer como eu poderia fazer um sabão com o PH de 6.0?
    Grata!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poim acido citrico ou limão se estiver muito alto,se estiver baixo ponha alguma solução alcalina

      Excluir
  12. Boa tarde,
    Tenho tentado entrar no site da "aromachik" para ver a sua linha de produtos, mas não tenho conseguido ter acesso!
    www.aromachik.com.br.
    Existe algum problema ou outro modo de contato?
    Grato

    ResponderExcluir
  13. Boa noite. Existe a possibilidade de deixar o ph ácido? Tenho feito alguns testes e em todos , oda vez que baixa um número no ph o sabão vai ficando mais mole e quando consegui deixar ácido ele desandou , virou água e não deu para consertar. Outra coisa que notei é que quando coloco o ácido cítrico o cheiro fica horrível, parece azedo. Também tentei com ácido lático e foi a mesma coisa. Como sou novata não sei se fiz algo errado ou se não há como deixá-lo ácido. Se puder responder eu ficarei muito agradecida.

    ResponderExcluir

Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.