quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

De volta ao Lote 2 (problemas resultantes da adição de essência no sabonete)

Nosso segundo lote de sabão foi um desastre, ia tudo bem ate decidirmos testar a adição de essência e estragar tudo, pois bem, mantive a massa deste teste ate hoje nas formas, mas, como ia precisar das formas resolvi dar uma olhada.

Só para recordar a massa sofreu uma reação química que (aparentemente) acelerou o processo de saponificação deixando a massa muito grossa o que impossibilitou que a colocássemos nas formas de forma adequada ( post: Não use qualquer essência na produção de sabão )

Para minha surpresa hoje (três dias depois) a massa estava mole, não sei exatamente o que aconteceu (se alguém souber e poder explicar eu agradeço), pensei em jogar tudo fora afinal não deu muito certo, porem resolvi fazer exatamente o oposto, coloquei tudo em vasilhas e vou acompanhar o que vai acontecer dia apos dia, não sei se vai secar ou mesmo ressecar, o fato é que quero ver, saber e entender o que vai acontecer com esta massa.





volto a ver como ela esta daqui ha algum tempo e volto a relatar aqui.

5 comentários:

  1. Amauri, porque não tenta o Rebatch ? Eu levaria, na hora, essa massa pro banho maria............fica um sabão + rústico do que o tradicional mas vc não perde (só perde a essência que utilizou).

    ResponderExcluir
  2. vamos por partes Rebatch? tenho de pesquisar isso (hehehe)

    ResponderExcluir
  3. Vamos lá, rebatch de um sabão mole seria você pegar essa pasta que você obteve e colocar para cozinhar em banho maria, fogo baixo com água por baixo e mexendo de vez em quando, preferencialmente mantenha tampado durante o cozimento.
    Sempre que seu sabão endurecer ou travar com uma essencia, coloque no banho maria e cozinhe ele, irá virar um hot e você salva seu sabão.
    Raramente jogamos sabão fora.
    Todos os seus sabões que deram errado você pode fazer isso mas, se ele estiver duro, você precisa ralar e colocar 5% de água, álcool ou glicerina nele, deixe por 12h em repouso e depois cozinhe.
    O sabão feito por rebatch pode ser aromatizado por qualquer tipo de essencia cosmética.
    Mimi, vamos fazer esses meninos produzirem sabão!!!!!! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Tatiane, levei o dia pesquisado sobre REBATCH, pude aprender as três formas de aplicar esta técnica e achei a do saco muito pratica.

    Consegui também uma explicação para o que aconteceu com meu lote 2, em meio aos estudos sobre REBATCH, pude ler vários depoimentos e alguns deles descreviam o que aconteceu comigo no lote 2, pode ter havido um super aquecimento da massa, impossibilitando que o processo de saponificação ocorresse normalmente, a essência serviu de combustível da mesma forma que acontece com o mel, chocolate, cravo ou até mesmo o açúcar em misturas Cold. de qualquer forma da próxima vez já sei o que fazer e como fazer!

    Alem da água usam muito o leite para fazer o REBATCH.

    Mais uma vez obrigado pela atenção e ensinamentos!

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana, os comentários são muito enriquecedores. :D Estou aprendendo muito, estudando muito... já abandonei a base glicerinada pronta que comprava lá na Av. Carlos Gomes srrss e estou partindo cuidadosamente para a lixivia, cold process, com muita atenção ao que tenho pesquisado.
    Agradeço a riqueza de informações aqui, Amauri. :D

    ResponderExcluir

Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.