terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Desenformando o sabão

É chegada a hora de desenformar nossos primeiros sabonetes, devo dizer que estou um tanto receoso pela consistência que minha massa apresentou antes de enformar. Mais é hora de ver o resultado, como fiz dois testes um na forma de silicone e outro na forma de PET começarei meu relato pela forma que usei por ultimo.

Me preparei para ter trabalho com as formas PET (risos) que nada, foi muito fácil desenformar  na verdade não deu nenhum trabalho, ao ver a consistência do sabão até me animei.



Como havia relatado anteriormente, estas formas não foram totalmente preenchidas porque a massa já estava com uma consistência bastante dura, o que acarretou muitas imperfeições nos sabonetes.


Notei ao desenformar que a massa não estava totalmente rígida  dura, ainda tinha uma certa maciez e oleosidade (como se estivesse molhada) não sei dizer se isso é normal mas fiquei preocupado com a possibilidade de perder os detalhes dos sabonetes que estavam nas formas de silicone, achei que perderia os miolos das letras e pontas dos arabescos, que por serem detalhes poderiam grudar na forma e não sair na hora do desmolde pela sua maciez.


Ainda assim farei um outro teste com as formas PET apenas para relatar aos interessados em utilizar esta opção de molde para seus sabonetes.


Acima o resultado final do sabonete produzidos com as formas PET, com certeza da pra ficar bem melhor, estes usarei para testar a vontade e dar para os amigos mais próximos.

Não havia outro modo de saber senão desenformando os sabonetes, as formas de silicone também não apresentaram nenhuma dificuldade para retirada do sabonete, bastou virar que o sabonete praticamente deslisou para fora.


E pra minha felicidade não perdi os detalhes das letras ou dos arabescos, ali estavam gravados em baixo relevo o nome de nossos produtos.


Realmente a forma de silicone foi perfeita em todos os aspectos, depois deste teste não sei se farei meus sabonetes em formas de acrílico, na realidade acho pouco provável porque estou totalmente encantado com a facilidade de trabalhar com as formas de silicone que produzimos na semana passada. Já penso em fazer novas formas de silicone com capacidade para nove ou doze sabonetes.

Mas como não usei a forma de acrílico só poderei dar este parecer final apos testa-la o que devo fazer em breve com um lote destinado especificamente para isso. mas vou usar a plataforma de corte que tem nela para cortar os sabonetes.

Bem mas vou aproveitar nosso protótipo de  acrílico para fazer um teste, na verdade vou testar a plataforma de corte que tem em nosso projeto. assim já teremos uma ideia de funciona ou não!


Já gostei da lateral que pode ser removida lançando o sabão para a plataforma de corte, a indicação na lateral vai ajudar muito na hora de definir que largura terá o sabonete antes do corte.


A marcação em baixo relevo marcando de um a seis centímetros pode ser melhorada, passando a marcar de cinco em cinco milímetros. mas a guia para o corte ajuda e muito a manter o corte reto, isso facilita na finalização do sabonete dando um padrão mais apurado.



No final tivemos um resultado bem animador, como primeira experiencia na fabricação de sabão pelo método denominado de COLD PROCESS, estou mais entusiasmado e confiante, entendo melhor o processo como um todo e sei onde posso melhorar. Seguem as fotos do sabão já cortado e pronto para descansar pelos próximos 30 dias.



Lembramos todo o processo foi planejado, não queimamos nenhuma etapa, não desistimos diante das dificuldades e fomos além da fabricação do próprio sabonete, produzimos as formas de silicone e as formas de acrílico. que isso sirva de inspiração para todos que queiram por curiosidade, como paixão ou como negócio. 

Qualquer duvida basta perguntar ajudaremos no que for preciso ou dentro do que estiver ao nosso alcance.

acho que por hoje é isso.

Um comentário:

  1. Olá, tudo bem ?
    Eu fiz os meus sabonetes (com base para derretimento régia) e usei formas de silicone. Tive dificuldades para desenformar quanto a textura, eles ficarão meio molengas. Pressiono o dedo e afunda um tanto. Alguma dica útil para resolver isso ?
    Minha cidade está com uma temperatura média de 38 graus, bem quente. rs

    Agradecida.

    ResponderExcluir

Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.