segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Sabão com Carvão de Bambu "Mar Negro Soap" Cold Process Soap

Mar Morto, um sabão com carvão vegetal de bambu, um ícone da saboaria de alto luxo agora exposto para você.


Hoje estaremos mostrando o tutorial de um clássico oriental da saboaria, o sabão de carvão vegetal, estaremos usando o carvão de bambu mas poderíamos estar substituindo por carvão de eucalipto (geralmente são os dois mais usados).

Começamos como sempre separando os utensílios de apoio, equipamentos de segurança e seguimos com a preparação da bancada para começarmos os trabalhos.

Para este projeto utilizaremos um pedaço de nossa base de sabão ALEGRIA, ele dará o detalhe deste projeto que será uma barra preta com uma listra branca entre o meio e a parte superior. Acredito que ficará muito elegante ao final.


O inicio: Colocamos nossos equipamentos de segurança, óculos, luvas, camisa de manga longa e misturamos a soda com a água deionizada, separamos em local fresco para que esfrie, em seguida pesamos e misturamos os óleos vegetais, também deixamos separados. Agora vamos pesar o carvão vegetal que entrará como aditivo e pigmento, fragrância a ser utilizada e preparar a forma.


Para este sabonete usamos a seguinte sinergia de óleo vegetais:
  • Palma / Óleo Duro (É rico em antioxidantes, como vitamina A e E, além das vitaminas D e K não encontradas em outros óleos. Este óleo antibacteriano também é bom para controlar oleosidade e acne.)
  • Palmiste / Óleo Duro (O teor de água no óleo de Palmiste é muito benéfico para a pele e cabelo. Este óleo contém lipídios e gorduras saturadas que alimentam o eixo do pelo que cobre nossa pele, eliminando seu ressecamento.)
  • Estearina / Óleo Duro (Um dos óleos duros responsáveis pela consistência do sabão)
  • Mamona / Óleo Mole (Estudos mostraram resultados positivos no uso do óleo de mamona para infecções na pele e outros problemas como: queimadura de sol, abrasões, acne, a pele seca, estrias, manchas de idade, dermatofitose, coceira localizada e pele inflamada.)
  • Oliva / Óleo Mole (Rico em vitamina E, e recomendado principalmente para peles secas devido ao seu grande poder de hidratação, consegue evitar a perda de água do organismo, pois forma um filme protetor sobre a derme e garante a remoção das células mortas.)


Com a ajuda de um gabarito (impresso em uma folha de papel) posicionamos nosso pedaço de sabão ALEGRIA na posição que desejamos, note que optamos em por na parte superior é este pedaço de sabão que dará o charme desta barra.

O próximo passo é acrescentar o carvão vegetal (1 colher de sopa, neste caso o carvão de bambu Chines) a mistura de nossos óleos vegetais. O carvão vai ser ao mesmo tempo um aditivo de esfoliação e limpeza além de servir de pigmento para dar a cor negra ao nosso sabão.



A mistura é feita com a ajuda de um mix, apos esta mistura estar totalmente homogênea deixamos descansar por cerca de 1 hora, apos este período acrescentamos a nossa solução cáustica aos poucos e vamos mexendo, sempre se certificando de deixar a mistura homogênea. Assim que atingimos um traço fino adicionamos a fragrância (6% do peso dos óleos) misturamos mais um pouco para incorporar bem a fragrância nos óleos e vertemos cuidadosamente em nossa forma.





Com o molde totalmente preenchido vamos deixar nossa futura barra de sabão descansar por 24hs, em nossa caixa térmica onde ele completará toda a fase gel e só depois será desenformado e cortado em pequenos pedaços de aproximadamente 110g


Depois de desenformado esperamos mais 24hs para cortar nossa barra em pedaços menores e finalmente ver o resultado deste projeto. Mas já da pra ter uma ideia de como vai ficar, estou muito satisfeito com o efeito que a barra branca vai dar a nosso Black Soap. 


 As barrinhas de 110g estão devidamente cortadas e prontas para serem embaladas e comercializadas apos o seu período de cura (aproximadamente 4 semanas / ou 30 dias). Gostei muito de fazer este sabão e com toda certeza vou repetir em brave este projeto mas da próxima vez em uma forma de 2kg.

Acho que por hora é isso, espero que tenham gostado! até breve com mais uma novidade. Se você tiver alguma dica, sugestão ou crítica, deixe registrada nos comentários que teremos o maior prazer em ler e responder. Pode parecer bobagem, mais muitas pessoas podem ter a mesma dúvida que você e assim estaremos ajudando a cada um que passar por esta publicação.

Este sabonete e muitos outros esta disponível em nossa loja virtual, para adquiri-lo basta seguir o link:

Todos os demais produtos usados nesta receita esta disponível para venda em nossa loja virtual, para adquiri-lo basta seguir o link:

5 comentários:

  1. Conheci seu blog há dois dias, estou lendo tudo!! Por enquanto quero lhe dizer que estou fascinada! Queria muito aprender o COLD PROCESS mas não achava nada, mas agora você me descortinou este mundo! Então, quando eu acabar de ler tudo, virei fazer perguntas e tirar dúvidas; por hora gostaria apenas de saber se existe algum curso que ensina esta técnica.Seus sabonetes são maravilhosos, espero um dia chegar a este nível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pauline, obrigado pelas doces palavras! estarei esperando as perguntas e ajudarei no que estiver ao meu alcance. Estaremos ministrando cursos e oficinas em 2014

      Excluir
  2. You have a super cool blog! Thank you for sharing your ideas and experience. -Silvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SoapJam, hello, thank you for your words, I hope you really liked and sometimes back to our blog.

      Excluir
  3. Boa Tarde!Por quê vc não passa as medidas do que foi usado na receita?Seria tão perfeito seu blog!Um abraço.

    ResponderExcluir

Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.