Mar Morto, um sabão com carvão vegetal de bambu, um ícone da saboaria de alto luxo agora exposto para você.
Hoje estaremos mostrando o tutorial de um clássico oriental da saboaria, o sabão de carvão vegetal, estaremos usando o carvão de bambu mas poderíamos estar substituindo por carvão de eucalipto (geralmente são os dois mais usados).
Começamos como sempre separando os utensílios de apoio, equipamentos de segurança e seguimos com a preparação da bancada para começarmos os trabalhos.
Para este projeto utilizaremos um pedaço de nossa base de sabão ALEGRIA, ele dará o detalhe deste projeto que será uma barra preta com uma listra branca entre o meio e a parte superior. Acredito que ficará muito elegante ao final.
O inicio: Colocamos nossos equipamentos de segurança, óculos, luvas, camisa de manga longa e misturamos a soda com a água deionizada, separamos em local fresco para que esfrie, em seguida pesamos e misturamos os óleos vegetais, também deixamos separados. Agora vamos pesar o carvão vegetal que entrará como aditivo e pigmento, fragrância a ser utilizada e preparar a forma.
Para este sabonete usamos a seguinte sinergia de óleo vegetais:
- Palma / Óleo Duro (É rico em antioxidantes, como vitamina A e E, além das vitaminas D e K não encontradas em outros óleos. Este óleo antibacteriano também é bom para controlar oleosidade e acne.)
- Palmiste / Óleo Duro (O teor de água no óleo de Palmiste é muito benéfico para a pele e cabelo. Este óleo contém lipídios e gorduras saturadas que alimentam o eixo do pelo que cobre nossa pele, eliminando seu ressecamento.)
- Estearina / Óleo Duro (Um dos óleos duros responsáveis pela consistência do sabão)
- Mamona / Óleo Mole (Estudos mostraram resultados positivos no uso do óleo de mamona para infecções na pele e outros problemas como: queimadura de sol, abrasões, acne, a pele seca, estrias, manchas de idade, dermatofitose, coceira localizada e pele inflamada.)
- Oliva / Óleo Mole (Rico em vitamina E, e recomendado principalmente para peles secas devido ao seu grande poder de hidratação, consegue evitar a perda de água do organismo, pois forma um filme protetor sobre a derme e garante a remoção das células mortas.)
Com a ajuda de um gabarito (impresso em uma folha de papel) posicionamos nosso pedaço de sabão ALEGRIA na posição que desejamos, note que optamos em por na parte superior é este pedaço de sabão que dará o charme desta barra.
O próximo passo é acrescentar o carvão vegetal (1 colher de sopa, neste caso o carvão de bambu Chines) a mistura de nossos óleos vegetais. O carvão vai ser ao mesmo tempo um aditivo de esfoliação e limpeza além de servir de pigmento para dar a cor negra ao nosso sabão.
A mistura é feita com a ajuda de um mix, apos esta mistura estar totalmente homogênea deixamos descansar por cerca de 1 hora, apos este período acrescentamos a nossa solução cáustica aos poucos e vamos mexendo, sempre se certificando de deixar a mistura homogênea. Assim que atingimos um traço fino adicionamos a fragrância (6% do peso dos óleos) misturamos mais um pouco para incorporar bem a fragrância nos óleos e vertemos cuidadosamente em nossa forma.
Com o molde totalmente preenchido vamos deixar nossa futura barra de sabão descansar por 24hs, em nossa caixa térmica onde ele completará toda a fase gel e só depois será desenformado e cortado em pequenos pedaços de aproximadamente 110g
Depois de desenformado esperamos mais 24hs para cortar nossa barra em pedaços menores e finalmente ver o resultado deste projeto. Mas já da pra ter uma ideia de como vai ficar, estou muito satisfeito com o efeito que a barra branca vai dar a nosso Black Soap.
As barrinhas de 110g estão devidamente cortadas e prontas para serem embaladas e comercializadas apos o seu período de cura (aproximadamente 4 semanas / ou 30 dias). Gostei muito de fazer este sabão e com toda certeza vou repetir em brave este projeto mas da próxima vez em uma forma de 2kg.
Acho que por hora é isso, espero que tenham gostado! até breve com mais uma novidade. Se você tiver alguma dica, sugestão ou crítica, deixe registrada nos comentários que teremos o maior prazer em ler e responder. Pode parecer bobagem, mais muitas pessoas podem ter a mesma dúvida que você e assim estaremos ajudando a cada um que passar por esta publicação.
Acho que por hora é isso, espero que tenham gostado! até breve com mais uma novidade. Se você tiver alguma dica, sugestão ou crítica, deixe registrada nos comentários que teremos o maior prazer em ler e responder. Pode parecer bobagem, mais muitas pessoas podem ter a mesma dúvida que você e assim estaremos ajudando a cada um que passar por esta publicação.
Este sabonete e muitos outros esta disponível em nossa loja virtual, para adquiri-lo basta seguir o link:
Todos os demais produtos usados nesta receita esta disponível para venda em nossa loja virtual, para adquiri-lo basta seguir o link:
Conheci seu blog há dois dias, estou lendo tudo!! Por enquanto quero lhe dizer que estou fascinada! Queria muito aprender o COLD PROCESS mas não achava nada, mas agora você me descortinou este mundo! Então, quando eu acabar de ler tudo, virei fazer perguntas e tirar dúvidas; por hora gostaria apenas de saber se existe algum curso que ensina esta técnica.Seus sabonetes são maravilhosos, espero um dia chegar a este nível!
ResponderExcluirPauline, obrigado pelas doces palavras! estarei esperando as perguntas e ajudarei no que estiver ao meu alcance. Estaremos ministrando cursos e oficinas em 2014
ExcluirYou have a super cool blog! Thank you for sharing your ideas and experience. -Silvia
ResponderExcluirSoapJam, hello, thank you for your words, I hope you really liked and sometimes back to our blog.
ExcluirBoa Tarde!Por quê vc não passa as medidas do que foi usado na receita?Seria tão perfeito seu blog!Um abraço.
ResponderExcluir