terça-feira, 14 de maio de 2013

Testamos o efeito de redemoinho em nosso sabonete usando nossa forma de acrílico.

Olá à todos, depois de um período sem postar estamos de volta com algumas novidades. Finalmente testamos nossas formas de acrílico e o resultado não poderia ser melhor! Tudo muito prático e fácil ( só resta pegar o jeito, o que virá com o tempo! ). 

O fato de ser uma forma transparente ajudou muito, a régua lateral também foi muito útil na dosagem da quantidade a ser vertida na forma, gostei muito! 

Começamos como sempre com um cheque-list de nossos equipamentos, começamos com os itens de segurança (luvas, óculos, avental...) depois separamos todos os ingredientes que vamos usar em nossa formula (neste ponto temos uma novidade: preparamos nossa solução caustica ha alguns dias e usamos hoje em temperatura ambiente.) tudo separado vamos ao preparo de nosso sabão! 


Preparamos nossa forma de acrílico colocando um filme na parte de baixo da forma (assim evitamos vazamentos e facilitamos a retirada de nosso sabão da forma (não forramos a forma toda, apenas colocamos na parte de baixo), vamos usar uma divisória para obter um sabão com duas cores ou quem sabe fazer algum efeito, vamos decidir isso mais para frente!



Misturamos nossos óleos (gosto sempre se mostrar esta imagem, porque da pra ver que 1 quilo de óleo não é o mesmo que 1 Litro de óleo, isso acontece por causa da densidade do óleo, cada liquido tem uma densidade diferente, por isso devemos pesar cada item, mesmo os óleos apresentam densidades diferentes, assim podemos ter óleos mais leves e óleos mais pesados! esteja atento a isso sempre) e separamos em duas partes, adicionamos pigmento branco em uma das partes e azul na outra, prosseguimos adicionando a solução caustica e depois de atingir um traço leve vertemos a essência (neste caso usamos essência que compramos por indicação de uma amiga saboeira “Tatiane” na Paris Essências para fazer um teste). Continuamos e a massa não travou, muito bem mesmo, conseguimos trabalhar sem pressa o que facilitou muito nosso trabalho. 



Colocamos parte da massa de um lado da forma e a outra do outro lado, a falta de pretica com este novo processo nos faz perder um pouco de tempo e o medo da massa endurecer nos deiza apreensivo, mas no fim tudo deu certo. Retiramos a divisória e podemos ver nosso sabão de duas cores, foi nessa hora que deu vontade de tentar fazer alguma coisa diferente e resolvemos tentar um efeito esfumaçado, pegamos um palito comprido e passamos de um lado para o outro (tipo zig-zag) do começo até o fim da forma e deixamos nosso sabão descansar. 



Com aproximadamente seis horas nosso sabão já estava duro o suficiente para ser retirado da forma (como foi a primeira vez que utilizo a forma não queria correr o risco do sabão grudar na forma e ter de passar uma faca, fio ou mesmo colocar na geladeira), e assim fizemos, desenformamos com muita facilidade, priticamente o sabão saiu sozinho da forma!


Deixamos descansar por mais 48h. levamos para pesagem e tínhamos uma barra de 1000g de sabão pronto para ser cortado (até o peso deu certo! nossos sabonetes têm em média 100g então calculamos as formas para fazer 1 quilo ou seja 10 sabonetes de 100g), quando dei o primeiro corte e pude finalmente ver o resultado do efeito fiquei encantado, as cores se misturando, os pequenos detalhes dos sobre tons quase imperceptíveis, fiquei olhando por alguns instantes sem acreditar que tudo tinha dado certo! Até a glicerina que se formou ajudou no visual.



Passado a euforia cortei nossa barra de sabão em sabonetes de 6x6x3cm o tamanho que estabeleci como padrão para meus sabonetes (mais ou menos 100g).


O resultado ficou ótimo, gostei muito e vou me dedicar mais a esta técnica e me aprimorar mais até a glicerina que se formou (manchas mais escuras no Azul e no branco) terminaram dando um toque ao sabão.

Porem sobrou um pouco de massa que misturei grosseiramente e resolvi fazer um efeito marmorizado na forma de silicone para ver se ficaria bom ( para se conseguir este efeito as cores devem ser misturadas grosseiramente e vertidas na forma, só isso), foi outra agradável surpresa ver este efeito que particularmente gosto muito em um sabonete AromaChik, foi uma tarde muito produtiva e cheia de belas surpresas!



Espero que tenham gostado, acho que por hora é isso! Até breve...

Este teste foi realizado no dia 13 de maio de 2013, estará liberado dia 13 de junho... Aguardem o teste de uso deste sabonete. Encomendas pelo E-mail: amof.amauri@gmail.com

18 comentários:

  1. Lindos Lindos Lindos!!!
    Só isso que posso falar deles!!!!
    Você chegou lá rsrsrs
    Parabéns!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, que bom lhe ver aqui, faz tempo, mas sei do seu corre corre, cheguei aqui com a ajuda de pessoas como você, só tenho a agradecer sempre! Obrigado pelo carinho, dicas e conselho!

      Excluir
  2. Amauri, sem comentários.....tô aqui de boca aberta e até quebrou meu maxilar kkkkkkkkkkkkk Parabénsssssssssssssssssss !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emilia, só posso mais uma vez agradecer pelas dicas no começo e que resultaram nisso aqui! fico feliz em poder contar com sua grande generosidade!

      E fecha a boca menina! hehehe

      Excluir
  3. Respostas
    1. Aromalandia, muito obrigado por participar de nosso blog! fico feliz de ter gostado, apareça mais vezes!!!

      Excluir
  4. Ficou muito lindo Amauri, realmente é uma inspiraçao para nós !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monaliza, mais uma vez agradeço as suas palavras, quanta responsabilidade ser inspiração! mas fico realmente muito feliz em poder ajudar a quem esta começando, incentivando ou tirando as duvidas que meus conhecimentos ainda limitados possam ajudar.

      Obrigado por participar de nosso blog!

      Excluir
  5. Ficou muito lindo,parabéns...o cheiro com certeza deve ser espetacular!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dulci, obrigado pela visita! espero que volte mais vezes! O cheiro foi um teste que fiz com uma essência de Algas Marinhas, ainda adormecido por conta do processo de saponificação, mas deve despertar ao longo dos 30 dias que estarão em cura.

      Obrigado mais uma vez por participar!!!

      Excluir
  6. Ficou muito bonito parabens. Como eu consigo estas formas de silicone? Será que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, não tem mistério nenhum, basta comprar o silicone e seguir as instruções! No meu caso deu mais trabalho para por o nome nas formas, de resto foi bem tranquilo! tem um posto bem no inicio do Blog que mostra em detalhes todo o processo.

      Obrigado por participar e volte mais vezes!!!

      Excluir
    2. ok, vou procurar, e sobre a forma de acrilico? é passado cola para prender os lados do quadrado? o funco é solto? nao vaza material? achei interessante a forma de acrilico.

      Excluir
    3. Esta sim é bem mais complicada por conta da espessura, tipo de acrílico, apanhei muito para conseguir, mas pode ser feita sim! o fundo é solto, folgado e precisa ter uma base menos liquida e mais cremosa.

      Excluir
    4. usa-se cola para prender alguma parte? que tipo de cola usa? pra evitar reação com a soda.

      Excluir
  7. Estou apaixonada e deslumbrada. Por acaso vocês vendem desta forma?

    ResponderExcluir

Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.