segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Teste Lote #15 sabonete com argila

Hoje resolvi fazer alguns testes ao todo serão três e o primeiro com adição de argila vermelha (ainda tenho argila amarela e verde), já estava nos meus planos fazer este teste e agora vamos colocá-lo em prática.

Seguimos nossa rotina de preparação separando os ingredientes, pesando os óleos e escolhemos o aroma a ser utilizado. desta vez não vamos resfriar muito os óleos e a solução cáustica porque não vamos usar essências e sim OEs (óleos essenciais), então vamos resfriar até 40°c, notem que nossa solução cáustica esta quase a 100°c, por isso devemos manuseá-la com o máximo de cuidado.



Misturamos nossa solução cáustica com os óleos (palma, palmiste, oliva, mamona), tudo correu bem e resolvemos não vamos usar o mix para adiantar o traço, usaremos apenas para homogenizar os óleos, vamos tentar alcançar o traço usando apenas a espatula, caso demore ai sim vamos usar o mix para ajudar. 




Adicionei a argila aos óleos o que já deu uma coloração avermelhada e mais consistência a mistura, a partir deste ponto não usamos mais o mix.


 Mesmo usando apenas a espatura não demorou muito para atingirmos um traço leve (a argila acelera o processo mesmo, isso é normal) ... Hora de colocar nosso OE, continuamos a nossa mistura até a hora de verter nossa massa na forma (como se trata de testes, estamos usando um total de 310g entre óleos e solução cáustica).


Fizemos este teste a noite, na manhã seguinte ele já estava duro e o aroma já se fazia presente. esperamos e desenformamos com extrema facilidade, praticamente ele saio sozinho do molde, isso aconteceu aproximadamente 18h após coloca-lo na forma, sua textura é diferente da pra sentir que será um belo sabonete esfoliante.



Deixamos ele respirar por 30 minutos e o fracionamos como sempre em três pedaços de 100g, a partir deste ponto é esperar pelo tempo de cura e fazer nosso teste de uso.


Este teste foi realizado dia 1 de fevereiro de 2013 e estará liberado para uso entre 30 e 45 dias.

Bem, por hoje é isso, mais temos mais dois testes que fizemos neste mesmo dia que serão postados logo, logo.




5 comentários:

  1. Olá, amigo saboeiro!

    Interessante essa coloração!
    Você usou apenas a argila vermelha?
    Confesso que ainda não fui buscar informações sobre as argilas. Sei que existem algumas cores e cada uma tem sua particularidade.
    Sabonetes esfoliantes são fundamentais para uma remoção profunda das células mortas.
    Esse seu teste foi um dos que mais gostei!
    Volto a dizer que a coloração agradou bastante!

    Abraço e SUCE$$O!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guerrilheiro do sabão, sim usei apenas a argila. A cor me agradou muito também, esta argila é bem pigmentada por isso a cor intensa, ainda tenho dela mesmo nas cores verde e bege (se não me engano!).

      Passei no seu blog e vi as novidades, mais tarde deixo um comentário.
      Abraços

      Excluir
  2. Parabéns Amauri, gostei do seu sabonete de argila.
    abs.

    Gilmar

    ResponderExcluir

Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.