segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Teste Lote #15 sabonete com argila

Hoje resolvi fazer alguns testes ao todo serão três e o primeiro com adição de argila vermelha (ainda tenho argila amarela e verde), já estava nos meus planos fazer este teste e agora vamos colocá-lo em prática.

Seguimos nossa rotina de preparação separando os ingredientes, pesando os óleos e escolhemos o aroma a ser utilizado. desta vez não vamos resfriar muito os óleos e a solução cáustica porque não vamos usar essências e sim OEs (óleos essenciais), então vamos resfriar até 40°c, notem que nossa solução cáustica esta quase a 100°c, por isso devemos manuseá-la com o máximo de cuidado.



Misturamos nossa solução cáustica com os óleos (palma, palmiste, oliva, mamona), tudo correu bem e resolvemos não vamos usar o mix para adiantar o traço, usaremos apenas para homogenizar os óleos, vamos tentar alcançar o traço usando apenas a espatula, caso demore ai sim vamos usar o mix para ajudar. 




Adicionei a argila aos óleos o que já deu uma coloração avermelhada e mais consistência a mistura, a partir deste ponto não usamos mais o mix.


 Mesmo usando apenas a espatura não demorou muito para atingirmos um traço leve (a argila acelera o processo mesmo, isso é normal) ... Hora de colocar nosso OE, continuamos a nossa mistura até a hora de verter nossa massa na forma (como se trata de testes, estamos usando um total de 310g entre óleos e solução cáustica).


Fizemos este teste a noite, na manhã seguinte ele já estava duro e o aroma já se fazia presente. esperamos e desenformamos com extrema facilidade, praticamente ele saio sozinho do molde, isso aconteceu aproximadamente 18h após coloca-lo na forma, sua textura é diferente da pra sentir que será um belo sabonete esfoliante.



Deixamos ele respirar por 30 minutos e o fracionamos como sempre em três pedaços de 100g, a partir deste ponto é esperar pelo tempo de cura e fazer nosso teste de uso.


Este teste foi realizado dia 1 de fevereiro de 2013 e estará liberado para uso entre 30 e 45 dias.

Bem, por hoje é isso, mais temos mais dois testes que fizemos neste mesmo dia que serão postados logo, logo.




5 comentários:

  1. Olá, amigo saboeiro!

    Interessante essa coloração!
    Você usou apenas a argila vermelha?
    Confesso que ainda não fui buscar informações sobre as argilas. Sei que existem algumas cores e cada uma tem sua particularidade.
    Sabonetes esfoliantes são fundamentais para uma remoção profunda das células mortas.
    Esse seu teste foi um dos que mais gostei!
    Volto a dizer que a coloração agradou bastante!

    Abraço e SUCE$$O!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guerrilheiro do sabão, sim usei apenas a argila. A cor me agradou muito também, esta argila é bem pigmentada por isso a cor intensa, ainda tenho dela mesmo nas cores verde e bege (se não me engano!).

      Passei no seu blog e vi as novidades, mais tarde deixo um comentário.
      Abraços

      Excluir
  2. Parabéns Amauri, gostei do seu sabonete de argila.
    abs.

    Gilmar

    ResponderExcluir
  3. Linda cor! Parabéns!

    ResponderExcluir

Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.