terça-feira, 6 de maio de 2014

Sabonete de Açaí (Cold Process Soap) Parte 2


Bem após terminarmos a primeira etapa de nosso sabão de açaí, aqui estamos para mostrar como finalizamos este belo exemplar da diversidade brasileira. Terminada a primeira parte de nosso sabão, esperamos por 3 dias e cortamos nossa pequena barra com o desenho em forma de onda ou arabesco (depende da percepção de cada observador).

Agora vamos usar uma forma maior, na verdade com o dobro da capacidade que usamos na primeira fase, assim repetiremos a mesma quantidade de massas que fizemos na primeira etapa e juntaremos com a massa que faremos agora e assim terminaremos nosso belo sabão.

Nesta segunda parte usaremos os mesmos óleos que foram usados a etapa anterior a única mudança será a sua pigmentação que sofrerá uma correção para que fique 4 tons abaixo da cor vinho que fizemos na primeira fase deste projeto.


Começamos com um cheklist de tudo que vamos precisar, material de apoio (luvas, óculos, avental, espátulas, balança etc...) como já foi dito usaremos a mesma sinergia de óleos e manteigas que foi feito o sabão de açaí na parte 1 deste projeto.


Colocamos o açaí junto com os óleos (desta vez a metade da quantidade 10g), misturamos tudo e começamos a corrigir a coloração.



Como queremos uma cor mais clara vamos começar a corrigir a cor com o dióxido de titânio, depois corrigimos com um pouco de ultramarine azul, a cor me parece boa, mas sempre temos algum tipo de surpresa ao adicionar a lixivia nos óleos pigmentados.



A mistura de óleos esta pronta e com a coloração que desejamos, agora vamos preparar o restante dos ingredientes. Pesamos nossa solução cáustica e nosso óleo perfumado. Tudo pronto para continuarmos.

A forma já esta pronta e com a primeira parte devidamente arrumada, só esperando pela segunda etapa deste processo. 


Colocamos a lixivia em nossos óleos e aos poucos vamos mexendo para que comesse a emulsificação dos óleos. Aos poucos nossa mistura vai engrossando e atingindo um traço leve, hora de colocar nosso óleo perfumado para aromatizar nossa massa, também vamos adicionando aos poucos em uma concentração de 4% do total de óleos. Notamos uma pequena aceleração o que nos fez tomas um pouco mais de cuidado com o tempo restante.


Aceleramos o processo e começamos a verter nossa massa na forma (não deu tempo de fotografar esta etapa do processo, pelo espessamento rápido da massa), conseguimos por a massa em nossa forma sem grandes problemas, mas de uma forma mais rápida, com a forma devidamente preenchida vamos esperar para que a massa entre em fase gel e termine sua fase de saponificação. 


Passadas as primeiras 24h que colocamos a massa em nossa forma, vamos desenformar nosso pequeno bloco de sabão, uma vez fora da forma agora vamos raspar o excesso de massa que ficou na parte superior, dar os acabamentos nas laterais e cortar nossa barra em pequenos pedaços.

O resultado final é uma pequena parra de 400g e alguns sabonetes de 100g cada, agora é esperar 30 dias e disponibilizar os pequenos sabonetes para venda em nossa loja virtual.


Não notamos despigmentação pela adição do óleo perfumado, mas uma leve aceleração na reação, sem separação de óleos ou sinal de travamento da massa.

A fase gel começou aproximadamente uma hora e meia depois que foi colocado na forma não atingindo Full Gel. Desenformamos 24h horas após o inicio de processo sem nenhuma dificuldade.

O aroma se mostra agradável, porem mais suave,baseados na primeira fase deste sabão sabemos que ele ira despertar nos próximos dias. Assim concluímos esta segunda etapa finalizando o nosso sabão de açaí. Acho que por hora é isso, espero que tenham gostado! até breve com mais uma novidade. Se você tiver alguma dica, sugestão ou crítica, deixe registrada nos comentários que teremos o maior prazer em ler e responder. Pode parecer bobagem, mais muitas pessoas podem ter a mesma dúvida que você e assim estaremos ajudando a cada um que passar por esta publicação.

Este sabonete e muitos outros esta disponível em nossa loja virtual, para adquiri-lo basta seguir o link:

Todos os demais produtos usados nesta receita esta disponível para venda em nossa loja virtual, para adquiri-lo basta seguir o link:

5 comentários:

Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.