segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Alegria de Uva (ColdProcess Soap) Sabonete 100% Vegetal

Olá a todos, hoje vamos apresentar uma técnica que venho desenvolvendo a algum tempo que derivou do projeto intitulado alegria onde incorporávamos pequenas sobras e aparas de sabonetes na massa base e criávamos uma nova barra de sabão contendo elementos com cores e texturas diferentes, com isso criamos situações onde os desenhos internos se tornaram um atrativo a parte o que terminou por valorizar ainda mais nossas barras de sabão.

Mais tarde começamos a fazer projetos mais ousados e hoje desenvolvemos trabalhos de vanguarda na saboaria a frio (Cold Process) levando a arte ao seu extremo dentro da saboaria.

Este projeto se divide em duas etapas distintas, uma onde vamos fazer a base passa nosso efeito de mosaico e em seguida faremos a segunda etapa onde faremos uma outra massa para sem combinada com a primeira.

PRIMEIRA PARTE:


Então vamos lá a primeira etapa vamos suprimir as fotos em blocos de três fotos começamos como sempre separando todos os materiais de apoio, óleos, pigmentos, fragrâncias ou óleos essenciais, etc...

Pesamos nossos óleos, pigmentamos de branco e aromatizamos, em seguida adicionamos a esta massa base as sobras e aparas de outros sabonetes contados em pequenos pedaços (quanto menor forem estes pedaços mais bonito será o efeito final em nossa barra de sabão).


Misturamos com o auxilio de uma colher, mas sem agitar muito a massa. Pronto já temos a massa pronta para levar a forma! Agora vamos esperar pelas próximas 24hs e desenformar.


Passadas as 24hs desenformamos nosso bloco de sabão que pesa 2 quilos e dividimos ele ao meio, agora começa o grande desafio deste projeto, vamos esculpir este bloco de sabão fazendo os desenhos que vão estar presente em nossa barra, usamos para isso uma pequena faca de legumes muito amolada.


Aos poucos nosso bloco vai tomando forma até que finalmente podemos ver como será o desenho final e assim concluímos a primeira fase deste nosso projeto.

SEGUNDA PARTE:

Passamos então para a montagem de nosso sabão, preparamos novamente todos os utensilio de apoio, óleos e aditivos, vamos preparar uma base de vinho com casca de uvas desidratadas, começamos preparando a lixivia de vinho (substituirmos a quantidade de água pelo vinho) e depois adicionamos aos óleos a casca de uva desidratada, que além de pigmentar dará uma propriedade esfoliante a nosso sabão.



Enquanto isso preparamos nossa forma, arrumando as partes que escupimos de nossa barra na primeira etapa, não precisa ter pressa, o importante é arrumar o mais simétrico possível desta forma teremos sabonetes iguais ou muito parecidos apos o fracionamento da barra.



Com a solução cáustica, a sinergia de óleos misturada e a forma arrumada, partimos para a mistura da lixivia (solução cáustica) nós óleos, quando atingimos um traço leve adicionamos nossa fragrância, batemos mais um pouco e vertamos a massa vagarosamente na forma para não tirar as peças do lugar.


Podemos notar que houve uma pequena sobra de massa (cerca de 5%), que deixamos acima da forma, esta sobra será usada para fazer um detalhe ou cortar em pequenos pedaços que serão incorporados a outros projetos dando assim um toque diferenciado ao próximo sabonete.



Pronto, nossa barra esta praticamente pronta, agora vamos esperar mais 24hs e desenformar nossa barra de sabão. Passadas as 24 horas vamos começas a dar acabamento em nossa barra, começamos tirando o excesso da parte superior (esta deixamos reservada ou guardada para ser reaproveitada).




Começamos a desenformar nossa barra (esta sai facilmente do molde), já desenformada esperamos mais 72hs para então poder cortar nossa barra em pedaços de 100g e assim temos o processo finalizado.



Acho que por hora é isso, espero que tenham gostado! até breve com mais uma novidade. Se você tiver alguma dica, sugestão ou crítica, deixe registrada nos comentários que teremos o maior prazer em ler e responder. Pode parecer bobagem, mais muitas pessoas podem ter a mesma dúvida que você e assim estaremos ajudando a cada um que passar por esta publicação.


Este sabonete e muitos outros esta disponível em nossa loja virtual, para adquiri-lo basta seguir o link:

Todos os demais produtos usados nesta receita esta disponível para venda em nossa loja virtual, para adquiri-lo basta seguir o link:

6 comentários:

  1. Do you ever scent the second pour with another fragrance than the original soap? Like this darker pour done in say vanilla fragrance. Love the technique beautiful!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mella, In fact the two parties have the same fragrance, but it would be a good idea to put complementary fragrances, is a good suggestion for a next bar of soap!!

      Excluir
  2. I like your blog and soaps. Good feeling for colours!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thanks for visiting Claudia, I'm glad you liked it, hope you visit us more often!!

      Excluir

Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.