segunda-feira, 1 de julho de 2013

# Sabonete Degradê Multi Camadas / Lavanda (Cold Process Soap)


Estamos publicando mais um de nossos desafios, desta vez vamos fazer uma barra de sabão multi camadas (quero tentar 10 camadas) em tons e sobre tons de verde e lilás. Usaremos para este teste os seguintes pigmentos: Oxido de ferro verde e Mica lilás e Dióxido de Titânio.


O início do processo já é bastante conhecido de todos que leem nosso Blog, por isso não vou repetir tudo, apenas alerto que devemos usar equipamentos de proteção (óculos, luvas, avental...) e deixar a área de trabalho arrumada e limpa, desta forma ganhamos tempo e o trabalho será mais tranquilo.


Forma limpa, sinergia de óleos pronta com os seguintes óleos

  1. Oliva Extra Virgem
  2. Palma
  3. Palmiste
  4. Mamona
  5. Semente de Uva

Nosso sabonete será perfumado com 60gr de OE, sendo: Lavanda (75% ) + Lavandim.(25%)

Para um projeto assim a organização é fundamental afinal serão muitas cores e tenho de seguir uma sequencia logica de sobre tons ou não terei o efeito de degradê, poderia usar ao invés de pigmento, corante fazer apenas três camadas e deixar manchar naturalmente, assim teria um degradê mais uniforme, suave, sem marcas ou listras divisórias. Mas quero exatamente o oposto! quero as listras bem visíveis para que a barra de sabão tenha movimento.

Começamos dividindo nossos óleos em duas partes iguais e determinamos as duas cores que comporão nosso sabão (neste caso o verde e o lilás), pigmentamos uma parte do óleo com o oxido de ferro verde e  outra com mica lilás.

O próximo passo foi adicionar um pouco de dióxido de titânio e fracionamos novamente nosso óleo, adicionamos um pouco mais de dióxido e fracionamos novamente até conseguirmos todos os sobre tons desejados tanto de verde quanto de lilás.


Neste processo pigmentamos os óleos antes de adicionar a solução cáustica para ganhar tempo e não compromete a finalização de nossa barra de sabão.

Com todos os tons de verde pronto partimos a montagem de nosso sabão, adicionamos a fragrância e começamos a montagem de nossa barra de sabão, camada a camada nosso sabão começa a tomar forma, primeiro nos vertemos na forma os tons mais escuros e depois cuidadosamente os tons mais claros.






O aroma de lavanda toma conta de todo o ambiente e finalmente chegamos a ultima camada e podemos finalmente ter uma ideia de como ficará nossa barra de sabão. sem duvida nenhuma isso é um grande diferencial nesta forma de acrílico (poder ver o sabão antes mesmo de desenformá-lo.



Com nossa barra pronta vamos deixa-la descansar pelas próximas 24hs para só então desenforma-la e corta-la em pedaços.



Finalmente nossa barra de sabão se transforma em belos sabonetes, o aroma esta fantástico, agora vamos esperar por trinta dias para poder enfim usa-lo e aproveitar todos os benefícios deste sabonete.


Todo trabalho é recompensado quando vejo este sabonete pronto, o visual é despojado e muito agradável, tem movimento e é muito harmônico, o aroma é fabuloso. Pena não poder usar imediatamente! Vamos esperar 30 dias e então experimentar nosso sabonete!

Por hoje é isso! até a próxima postagem, não esqueça de deixar suas sugestões, duvidas ou criticas aqui em nosso blog!

Este sabonete e muitos outros esta disponível em nossa loja virtual, para adquiri-lo basta seguir o link:

Todos os demais produtos usados nesta receita esta disponível para venda em nossa loja virtual, para adquiri-lo basta seguir o link:

16 comentários:

  1. Como sempre está lindo,

    e a cada post aprendemos um pouco com seu trabalho.

    parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LA PROVENCE, só posso agradecer pelas palavras! fis este Blog, para ser um diário, para me lembrar de cada passo que dei dentro da saboaria independentemente de ter acertado ou não, tudo esta aqui registrado, e espero ajudar a quem se interessar pelo assunto com as minhas experiencias dentro da saboaria artesanal!

      Espero que volte mais vezes e deixe sempre seu comentário! Mais uma vez muito obrigado!

      Excluir
  2. DI-VI-NO.

    Tá muito lindo.

    Vc vende essas formas? qto custa?
    Estou começando a fazer cold e lógico q estou amando. Já li seu blog e do Roberto umas 10000000 vezes. Adoro.
    Como o seu sabão fica branco? O meu não fica. Nem com muito dióxido de titanio, nem com argila branca. :-(

    O seu está lindo. Parabéns.
    Quem sabe um dia faço sabão de gente grande.kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eliane!

      Vamos responder por partes:

      Em relação as formas de acrílico, sim nos fabricamos e vendemos. Os valores vão depender do tamanho da forma, temos para 1kg ou 2kg.

      A cor branca do sabão é dada com óleos claros (que resulta em um sabonete amarelo pálido, quase branco) ou com o dióxido de titânio (que uso aproximadamente 1g para cada 1kg de óleo), se não esta conseguindo fazer o branco que deseja eu sugiro que compre novamente um pouco de dióxido titânio com outro fornecedor e faça um teste.

      Espero ter ajudado!

      Excluir
    2. Usei palma, palmiste,oliva,manteiga de cacau e mamona formando 1 kl e quase 7gr de dióxido e argila branca e só consegui um bege clarinho. Vou tentar comprar outro como vc falou.O mais escuro q usei foi oleorezina de alecrim, mas é bem pouco.
      Obrigada pela dica, seu blog me ajuda muito e me incentiva tb.
      Suce$$o pra vc.

      Se puder passa o preço da de 2 kl pra mim.
      Vc já tem um site pra vender carimbos e formas?

      Excluir
    3. Estranho isso, uso bem menos DT e já consigo um branco bem marcante, não uso argila branca, apenas DT. Tente outro fornecedor e boa sorte, depois ne diga como ficou!

      As formas custão:

      Forma para 1kg / 6x7x30 sem sistema de divisórias R$ 150,00
      Forma para 2kg / 12x7x30 sem sistema de divisórias R$ 210,00

      Os valores estão sem taxa de envio.

      mais uma vez espero ter ajudado!

      Excluir
  3. Que hora vc adicionou a soda? Não entendi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A soda foi fracionada e adicionada em cada cor separadamente.

      Vou explicar:

      Primeiro fiz a quantidade total de óleo (1kg) fracionei em oito partes iguais, pigmentei cada parte com a cor e o tom desejado, fracionei tambem a soda em oito parte iguais e adicionei cada parte de soda a cor que fiz.

      Ou seja a soda foi adicionada apos a pigmentação do óleo.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Ficou lindo. Vc deixa coberto?

      Excluir
    3. Eliane, eu particularmente não cubro o sabão na fase gel, isso só se faz necessário em lugares de clima muito frio, e terminamos importando esta prática doa EUA, é preciso entender do processo gel que acontece na reação química da saponificação.

      Temos 3 vertentes ou técnicas

      1- Uma delas diz que devemos ou podemos aquecer ou cobrir nosso sabão com cobertores para mantar a temperatura pelo maior tempo possível.

      2- Uma outra diz que podemos fazer todo o processo em temperatura ambiente, sem ter óleos e lixivia aquecidos (tudo em temperatura ambiente, ainda assim teremos a fase gel.

      3- Mas alguns saboeiro tentam eliminar por completo a fase gel colocando a barra de sabão no refrigerador para eliminar ou amenizar ao máximo a fase gel, desta forma segundo eles (nunca fiz) se tem um sabonete mais macio.

      Enfim é isso, espero ter ajudado!!!

      Excluir
  4. AMOF, Do you need to do anything to prepare the acrylic form in order for the soap to desenform easily? Thank you for your imformative blog.
    Angel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Dobs,

      Thanks for visiting, hope you enjoyed and come back more often!!

      The cast acrylic has this advantage, we do not need paper or anything to pass the bar is easily desenformada, especially in cold process. There are numerous other advantages, such as ease of cleaning, transparency and finish of the soap.

      Excluir
  5. Por favor faça contato. Não tenho notícias do meu pedido!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá boa tarde como faço para adquirir uma forma de acrílico com divisórias o link acima não consigo abrir me dá um retorno se possível pelo whatsapp 83988535026

    ResponderExcluir

Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.