segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Oceano Blue Soap (Cold Process) Sabonete 100% Vegetal


Olá a todos, mais uma vez depois de algum tempo sem publicar nada, voltamos com um de nossos sabonetes da linha Alegria, desta vez o Oceano Blue.

Da mesma forma que os anteriores vamos precisar de sobras cortadas em pequenos pedaços, desta vez selecionamos apenas aparas azuis. Como sempre começamos o processo com a separação dos materiais de apoio e arrumação da bancada de trabalho, lembre-se a Otimização do Tempo resulta em maior produção e contra tempos, por isso sempre é bom fazer um chek list de tudo o que vai precisar.


Tudo organizado vamos começar a produção propriamente dita, pesamos os óleos e os pigmentamos, desta ves escolhemos as cores azul (Ultra Marine Blue) e branco (Dióxido de Titânio) para isso dividimos o peso total dos óleos em duas partes iguais e as pigmentamos separadamente deixando reservada para a hora do uso.

Escolhemos a mesma sinergia de óleos do sabonete passado então teremos os seguintes óleos para compor esta barra:
  • Palma / Óleo Duro (É rico em antioxidantes, como vitamina A e E, além das vitaminas D e K não encontradas em outros óleos. Este óleo antibacteriano também é bom para controlar oleosidade e acne.)
  • Palmiste / Óleo Duro (O teor de água no óleo de Palmiste é muito benéfico para a pele e cabelo. Este óleo contém lipídios e gorduras saturadas que alimentam o eixo do pelo que cobre nossa pele, eliminando seu ressecamento.)
  • Estearina / Óleo Duro (Um dos óleos duros responsáveis pela consistência do sabão)
  • Mamona / Óleo Mole (Estudos mostraram resultados positivos no uso do óleo de mamona para infecções na pele e outros problemas como: queimadura de sol, abrasões, acne, a pele seca, estrias, manchas de idade, dermatofitose, coceira localizada e pele inflamada.)
  • Oliva / Óleo Mole (Rico em vitamina E, e recomendado principalmente para peles secas devido ao seu grande poder de hidratação, consegue evitar a perda de água do organismo, pois forma um filme protetor sobre a derme e garante a remoção das células mortas.)


Pesamos a solução cáustica que iriamos usar, esta com concentração de 30% para termos uma barra mais firme e podermos desenformar nossa barra mais rápido. A fragrância escolhida foi a de Algas Marinhas, própria para Cold Process (outras essências podem acelerar o traço e impossibilitar a continuação do trabalho, como já foi mostrado anteriormente em um de nossos post mais antigo)

Misturamos a Lixivia nos oleos, primeiro fizemos a parte que foi pigmentada de branco, ainda com um traço bem leve adicionamos os pedaços e aparas que separamos (todos em tons de azul) e incorporamos na massa branca, a partir deste ponto não usamos mais o mix, continuamos a bater na mão.


Quando o traço encorpou um pouco mais fomos colocando nas divisões externas da forma deixando o centro sem nada (o centro será preenchido com a massa azul que ainda esta reservada). Preenchemos com cuidado e sem pressa para evitar acidentes de percurso.

Apos preencher totalmente estas divisórias com a nossa massa branca, passamos para a parte central, pegamos a mistura de óleos que foram pigmentadas de azul e colocamos a solução cáustica repetindo o mesmo processo, só que esta massa vai preencher o espaço que esta vazio na forma.




Terminamos de preencher a parte azul e deixamos nossa barra de sabão descansar pelas próximas 24 horas, em 12 hora já estava pronta para se desenforma, então optamos por desenformas antes das 24 horas propostas anteriormente, a barra se mostra bastante uniforme com cores lindas e bem dura, aparamos os excessos da parte superior e finalizamos nossa barra de sabão.


Esperamos mais dois dias e então cortamos nossa barra em pedaços de 100g, estão lindos e o perfume indescritível, como esta bom este sabonete, agora vamos esperar ele curar e disponibilizar para a venda.



Acho que por hora é isso, espero que tenham gostado! até breve com mais uma novidade. Se você tiver alguma dica, sugestão ou crítica, deixe registrada nos comentários que teremos o maior prazer em ler e responder. Pode parecer bobagem, mais muitas pessoas podem ter a mesma dúvida que você e assim estaremos ajudando a cada um que passar por esta publicação.


Este sabonete e muitos outros esta disponível em nossa loja virtual, para adquiri-lo basta seguir o link:

Todos os demais produtos usados nesta receita esta disponível para venda em nossa loja virtual, para adquiri-lo basta seguir o link:

3 comentários:

  1. olá, você poderia me dar uma dica de alguém que ensine esta técnica presencialmente aqui em SP capital?abraços, seus trabalho são lindos.
    VERA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera, boa tarde, se esta se referindo a técnica de Cold Process (processo a frio) como a Anne citou logo abaixo, a Beth Bacchinni me parece uma ótima instrutora, é uma técnica que requer um pouco de estudo, mas nada de mais!!! Requer mais cuidados que propriamente conhecimentos

      É bem fácil encontra-la em grupos de saboaria, qualquer duvida ou dificuldade me fale que te passo os contatos dela, no próximo ano estaremos ministrando cursos presenciais, on line e oficinas por algumas capitais quem sabe nos vemos em um desses eventos.

      Como disse qualquer dúvida basta gritar que venho ajudar!!!

      Excluir
  2. Oi Vera! Professora com conhecimento sólido (esse processo não é para amadores) e que dá aulas presenciais maravilhosas aqui em Sampa é a Beth Bacchinni da Santo Sabão. Veja lá o site dela tem as datas dos cursos. Espero ter ajudado! :)

    ResponderExcluir

Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.