segunda-feira, 3 de junho de 2013

Sabonetes listrados de lavanda (Cold Process)

Olá, como falamos na postagem anterior vamos fazer um sabão com nossa forma de acrílico e todas as suas divisórias, porem desta vez não vamos dar nenhum efeito na massa, deixaremos apenas as listras, contarei com o apoio da minha filhota que vai registrar todo o processo assim teremos mais fotos desta vez. 

Começamos como sempre organizando nossa bancada e separando nossos ingredientes, a novidade é que além da solução cáustica nossa mistura de óleos também foi feita com antecedência, assim otimizamos ainda mais nosso tempo de produção. Como foi relatado em nossa postagem anterior estamos colocando em prática pequenas ações que fazem toda a diferença na administração e no aproveitamento de nosso tempo. 



Uma vez que já tínhamos nossa bancada devidamente arrumada, itens separados, solução cáustica pronta e óleos misturados, partimos para nossa nova produção. Preparamos nossa forma de acrílico com suas divisórias e pesamos nossa mistura de óleos.


Já podemos sentir a vantagem de ter preparado nossa mistura de óleos com antecedência, agora foi só pesar e dar início aos trabalhos, vamos colorir nosso óleo, primeiro adicionamos o Dióxido de Titânio, tornando nosso nossa mistura de óleos que antes estava amarela em uma mistura branca! Separamos em três partes e adicionamos o pigmento azul e depois um pouco de vermelho para ter a cor lilás. Na divisão deixamos a maior parte branca, pois será a cor mais utilizada neste sabão. 


Já com todos os óleos devidamente coloridos vamos adicionar a soda e mexer a massa até chegar a um traço leve (observe que colorimos nossos óleos antes de colocar a solução cáustica, isso nos dá tempo para fazer qualquer correção de cor sem comprometer o traço) Hora de colocar a essência de lavanda (Paris Essências, indicação de uma amiga Tatiane), achei o cheiro fraquinho e decidi por conta própria colocar 6% de essência ao invés dos 5% indicados pela amiga! Continuamos com o traço leve e não perdemos tempo, começamos a verter a massa em cada um dos espaços de forma a termos todas as cores igualmente distribuídas.




Agora vamos retirar as divisórias e teremos nosso sabão praticamente pronto, como já tínhamos falado, não vamos dar nenhum efeito especial nesta barra de sabão a deixaremos listradas, apenas isso. 


Hora de deixar nossa massa descansar por 24h e desenforma-la, como fizemos um pouco mais de massa usamos o que sobrou para fazer mais um sabão com efeito marmorizado em nossa forma de silicone. Pronto tudo esta devidamente enformado e descansando! (não usamos nenhum isolante térmico, ambas as formas estão em temperatura ambiente!)


Após ficarem 24h descansando vamos desenformar nossos sabões, começamos pela forma de silicone, retiramos facilmente nossa barra de sabão da forma de silicone. Partimos agora para desenformar nossa barra da forma de acrílico, também desenformamos com extrema facilidade.


Temos nossa barra de sabão, mas como o tempo esta muito úmido, resolvemos deixar mais um dia descansando antes de corta-los. Após 48h cortamos nossa barra ao meio, e deixaremos mais 48h para enfim cortar nossa barra em sabonetes. 


Finalmente cortamos nossas barras em sabonetes o resultado me surpreendeu, pela beleza e leveza das cores, ainda fico me perguntando como não fiz isso antes, o visual é hipnotizante, sem duvida nenhuma é mais uma qualidade para tornar nossos sabonetes ainda melhores aos olhos de nossos clientes, familiares e amigos. A arte da saboaria se torna mais visível, com desenhos e projetos gráficos mais ousados e cada vez mais encantadores. 


Estou muito feliz e satisfeito com os rumos que nossa saboaria esta tomando, e não canso de agradecer a todos que têm a paciência ou curiosidade de ler nossos artigos. Obrigado a todos! 

Acho que por hora é isso, até a próxima oportunidade!

Este sabonete e muitos outros esta disponível em nossa loja virtual, para adquiri-lo basta seguir o link:

Todos os demais produtos usados nesta receita esta disponível para venda em nossa loja virtual, para adquiri-lo basta seguir o link:

10 comentários:

  1. Olá Amauri, bom dia!
    Primeiramente, seu blog é lindo...parabéns! Vocês são daqui de SP e dão cursos de Cold Process? Já faço cosméticos artesanais, mas quero aprender essa técnica para fornecer para um público diferenciado.
    Quanto à forma, vocês também fornecem?
    Abçs e parabéns!
    Li

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelos elogios.

      Fico muito feliz de ter gostado e espero que volte outras vezes, não somos de São Paulo, somos da Bahia mas em SP existem saboeiros(as) fantásticas que dão curso de saboaria pelo processo a frio ou cold process como é mais conhecido. se quiser posso dar algumas indicações dai você escolhe.

      Quanto as formas, nós mesmo fabricamos e vendemos para todo o brasil querendo é só falar.

      Em relação a aprender esta técnica eu acho ótimo, é um produto perfeito para um publico diferenciado e mais exigente ou se preferir consciente.

      Conte conosco no que for preciso.

      Excluir
    2. Bom dia, seu blog é muito bom! Como faço para ver e adquirir suas formas e embalagens?

      Excluir
  2. Parabéns pelo trabalho realizado. incrível! Obrigada pela partilha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, muito obrigado pelas palavras, que bom que gostou! volte mais vezes...

      Excluir
  3. Boa tarde! Encontrei seu blog procurando sobre sabonetes pela internet e achei incrível. Faco sabonetes a pouco tempo, mas de glicerina, e andei vendo sobre esse COLD process, e era isso mesmo que eu gostaria de fazer. Atingir um publico diferenciado e mais consciente como você mesmo disse acima. Mas moro no Rio Grande do Sul, e por aqui nunca vi esses sabonetes e nem cursos sobre isso. Você da cursos? Tem alguma apostila a venda com suas técnicas? Eu teria muito interesse. Obrigada! e Parabéns pelo site e pela iniciativa de passar o seu conhecimento. Admiro pessoas assim!! Um abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniela, obrigado pelas palavras.

      Estaremos ministrando cursos a distância em 2014, fique atenta a nossa agenda e aproveite, as apostilas estão incluídas nos valores dos cursos.

      Estaremos organizando cursos presenciais, se quiser podemos conversar sobre isso, tenho muito interesse e podemos organizar um curso ai no Rio Grande.

      Excluir
  4. Gostaria de adquirir as formas. como faço?
    ksanabio@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode encontrar em nossa loja: www.aromachik.com.br Obrigado!

      Excluir
  5. por favor entre em contado comigo pelo e-mail edsongalego@bol.com.br preciso adquirir suas formas e não estou conseguindo pelo link do site.

    obrigado.

    ResponderExcluir

Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.