quarta-feira, 28 de novembro de 2012

No começo tudo é dificuldade.


Vamos começar a lista de dificuldades que quem esta começando sempre encontra e comigo não foi ou esta sendo diferente.

Dificuldade um: Achar uma receita confiável em sites nacionais tem sido mais que uma dificuldade, tem sido um desafio! Como procurei? No bom e velho Google, os bloggers que aparentam seriedade simplesmente não responderam a minha solicitação por informações como: Quais o óleos que devo usar? Qual a diferença entre os óleos? Qual a proporção de óleo X Soda caustica? E ai por diante. Só consegui estas resposta em sites americanos, alemães e franceses, esses me deram uma orientação bem fundamentada sempre que solicitada.

Dificuldade dois: não esta sendo fácil encontrar os materiais necessários para apoio como: bastão de vidro, termômetro digital "com preço acessível", vasilha de vidro com graduação que comporte mais que 3 litros, etc...

Dificuldade três: foi difícil encontrar a preço competitivo os óleos de mamona (rícino) e coco, os outros achei mais por valores bem elevados, óleos essenciais são encontrados com certa facilidade mais sempre em pouca quantidade e por preços também bastante elevados, por isso não se assuste é assim mesmo. (hoje temos uma loja que vende todos estes produtos, todos testados e com preços competitivos, se quiser conhecer basta seguir este link: loja.aromachik.com.br)

Mas foi fácil encontrar os materiais para segurança como: óculos para proteção com abas laterais, mascara com filtro e luvas.

Dificuldade quatro: os moldes, este vou te contar estão matando meus neurônios! Segundo minhas pesquisas podemos fazer o sabonete em qualquer tipo de recipiente (vasilha, balde, copo...) não necessitando assim de um molde especifico, mas quero que meus sabonetes saiam padronizados, afinal é um teste, mas pretendo comercializa-los em um futuro próximo!

O mercado não oferece muita opção muito menos informação sobre as formas, encontrei muita variedade de formas PET (aquele plástico transparente), porem, além de serem muito frágeis, não há muita variedade especifica para sabonetes, mas acho que vou usar como teste para ver como esta forma se comporta durante o processo e na hora de desenformar.

No método a quente faço uso dela sem grandes problemas, mas como disse anteriormente é bastante frágil, porem também é bastante barata o que termina compensado!

Não encontrei nenhuma forma no mercado nacional destinado a sabonetes, porem vi em um site umas fotos de formas para sabonetes, entrei em contato e gentilmente me respondeu que aqui realmente não tem nada parecido, que as que usa vieram do outro lado do mundo, para ser mais preciso do Japão. E por fim temos os moldes de silicone que achei com facilidade mas com preços bastante salgados e pouca opção de variedade.

Resultado: Resolvi que vou tentar fabricar meus moldes, farei um molde de acrílico e um de silicone para ver qual é melhor. Estarei postando aqui a evolução desta experiência e os posteriores resultados.
(Hoje fabricamos nossos próprios moldes de acrílico e vendemos em nossa loja, para conhecer nossos moldes basta seguir o link: loja.aromachik.com.br)

Por hoje é só.

9 comentários:

  1. As coisas aqui no Brasil são realmente mt difíceis.
    Também estou aprendendo com sites internacionais.
    Procure a Brambe Berry e a Soap Queen TV no You tube.
    escreva suas dúvidas no google tradutor para o inglês e mande para o contato deles, eles me respondem sempre que pergunto com mt gentileza e brevidade.
    Depois me diga se o CP soltou da forma de acetato, pq acho que ele fica bem duro e pode com facilidade quebrá-lo.
    Os óleos aqui no Brasil são mt caros e estou tendo mt dificuldade para transformar OZ/ Onzas em gramas.
    Gostaria de saber se pode me responder duas dúvidas.
    Todos os ingredientes do Cold Process são, até os líquidos(retirando o peso do recipiente)?
    Outra questão: As essências são as mesmas do sabonete a base de glicerina? ou no Cold Process são usados só óleos aromáticos para dar cheiro?
    Você pode me indicar algum site que venda óleos aromáticos? (pq vou te contar...) está muuito difícil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os sites de fora me deram uma segurança bem bacana no começo, hoje já sei o suficiente para fazer meus sabões e ajudar a quem precisa, assim não precisam passar por esses problemas.

      Vamos responder por partes ok!?

      A forma de acetato realmente tende a quebrar quando vamos desmoldar o cold, porque ele gruda mais e a solução cáustica termina danificando o plastico facilmente. Não recomendo!

      Se comprar nos lugares certos consegue um preço bom o maior problema são os de Palma / Palmiste / Estearina de Palma e Oliva geralmente acima de R$ 12,00 o litro.

      Tem calculadoras que fazem esta conversão de Onças para Gramas automaticamente, de preferencia a estas.

      Bem por se tratar de cálculos para uma formulação química tudo deve ser transformado em peso, isso é uma internacional de química. Sim se pesa cada ingrediente subtraindo-se o peso do recipiente que contem o ingrediente!

      As essências para aromatização dos Colds não são as mesmas do sabão de glicerina, geralmente estas aceleram a reação e perdemos todo o lote ou material usado. por isso muito cuidado, geralmente usamos Óleos Essenciais ou Essências próprias para o método a frio CP (Cold Process), pode encontrar no site da Paris Essencias...

      Espero ter ajudado!

      Excluir
    2. Ótimas dicas! Quem sabe sabe... quem não sabe tenta aprender rs'
      Obrigada!

      Excluir
    3. Obrigado Debora mas estamos todos em processo de aprendizado constante^, você aprendendo comigo e eu aprendendo com você, sempre é uma troca... e sempre sinto-me honrado em poder de alguma forma ajudar.

      Excluir
  2. Esqueci de completar a primeira pergunta: se tds os ingredientes são pesados na balança.
    acho que não se fala em mls neh. São sempre pesados.... pode me confirmar?
    Ah, no Blog da Brambe Berry tem uma tabela de conversão onde vc coloca os óleos que vai usar, as manteigas, e os OE e bota para calcular e então ele fornece a quantidade de peso do Hidr. de sódio e da água destilada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo esta calculadora:

      http://www.soapcalc.net/calc/SoapCalcWP.asp

      Excluir
    2. Debora já havia dito isso na resposta anterior, por se tratar de conceitos químicos não falamos ou usamos a unidade LITRO e sim a unidade QUILO na química tudo tem um peso (peso molecular) e por isso tudo deve ser calculado levando-se este peso em consideração, logo tudo deve estar em GRAMAS ou QUILOS e nunca em LITROS.

      Neste link que te passei a calculadora faz a mesma coisa, vale a pena testar é a que eu uso.

      Excluir
  3. Passei o dia todo lendo os post que são muito esclarecedores. Vc compra a soda aqui em salvador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, hoje tenho um fornecedor sério que me fornece a soda com 99% de concentração. o único problema é que enho de comprar em quantidade, mas como temos a loja isso terminou se tornando viável!

      Excluir

Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.