terça-feira, 27 de novembro de 2012

Tudo começa quando se da o primeiro passo.


No ano de 2012 comecei a me interessar por processos químicos mais especificamente os processos de saponificação, após muitas pesquisas decidi tentar fazer meu primeiro sabonete e escolhi o método que na época me pareceu mais adequado, o chamado “Derrete e Derrama” ou método quente.

Hoje me preparo para minha primeira tentativa com um novo método (novo para mim), o Cold Process ou em nossa língua Processo Frio ou Processo a Frio. Que consiste em uma reação química bastante simples entre um acido graxo e uma base forte resultando assim em um processo chamado de saponificação. Venho estudando muito nos últimos 90 dias, comparando pequenas diferenças neste processo, receitas já testadas, receitas para principiantes, matérias de suporte, matérias primas... enfim tudo que será necessário para que esta primeira experiência seja um começo promissor. Aqui estaremos descrevendo cada passo, todas as duvidas, como conseguimos solucionar as dificuldades, cada erro e cada acerto.

Espero que estes relatos ajudem aos que assim como eu não encontraram muitas respostas ao contatar pessoas que já fazem este processo mais que quase sempre não respondem de forma clara ou satisfatória, muitas vezes gerando mais duvidas e medo que dando esclarecimentos e incentivo.

Por hoje é isso.

4 comentários:

  1. aH Amauri, que surpresa boa encontrar o seu blog! Há uns 2 meses me embrenhei na pesquisa pelo cold process e sempre me senti frustada por não achar informações em português, e as poucas q achei não obtive resposta de nenhuma das pessoas que produziam. Me identifiquei bastante com todo o seu relato. Acabou q em minhas pesquisas, achei muita informação em francês.
    Minha busca por fazer meus próprios sabões começou numa tenttiva de não usar cosméticos com tanta química suja (tenho uma alergia na mão, q me impossibilita de usar sabão, sabonete com muita frequencia - na verdade uso todo dia, mas minha mão é extremamente irritada.) O fato é q comecei fazendo sabonetes com base glicerinada, essencia, lauril. Mas sempre me incomodou o fato de eu não saber do processo de produção destes produtos. Qndo descobri o cold process, brilhou o olho! Fazer todo o processo (melhor, quase todo). Ainda estou na fase de pesquisa, e não comecei a fazer o sabão (só o de casa, com oleo de cozinha usado). Mas fiquei feliz de encontrar um blog q em muito confirmou minhas pesquisas e tb me acrescentou informações. Vamos conversando... quero muito me unir a vcs nesta busca! Gratidão pelo capricho e compartilhamento! Sucesso!

    Amanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda, que bom que gostou da iniciativa! aqui relato todo meu progresso para conseguir fazer um sabonete a partir do zero com total controle sobre minhas matérias primas.

      Uso matéria prima 100% vegetal, e tive de aprender muito sobre as características de cada óleo a fim de ter uma receita equilibrada.

      Também penei muito para conseguir informações, e como você mesma relatou quase ninguém que produz esta disposto a partilhar. Mas aqui é diferente partilhamos nosso conhecimento dentro do possível é claro.

      Espero que logo, logo esteja fabricando seus próprios sabonetes. mas cuidado uma vez que entra nisso nunca mais consegue sair!!!

      Abraços Amauri.

      Obrigado por participar de nosso blog e deixar suas considerações, imagino quantas pessoas tem as mesmas dúvidas mas não perguntam ou deixam suas impressões. Mais uma vez obrigado por participar.

      Excluir
  2. Olá, Parabéns pelo blog! como a Amanda também embarquei no cold na esperança de tentar driblar a alergia, mas ainda não me arrisquei a fazer meu primeiro sabão. Estudo a técnica há um tempinho, mas faltava tempo para testar algumas receitas e pesquisar preços de bons óleos aqui em Salvador, desanimei, mas não desisti! E que bom que encontrei seu blog no momento ideal para testá-las! Posso tirar algumas dúvidas? Seguindo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Line, o cold é uma excelente opção para driblar possíveis alergias com sabonetes. Espero que agora você realmente faça seus primeiros testes e assim possa se encantar com o mundo da saboaria!

      Também sou de Salvador e sei o quanto é difícil encontrar alguns óleos e outras matérias primas por aqui, mas se pesquisar encontrará tudo o que precisa.

      Quanto as duvidas ajudarei dentro do meu conhecimento no que for necessário!!! basta perguntar.

      Obrigado por participar e deixar suas considerações aqui no nosso blog, espero que volte mais vezes.

      Excluir

Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.