terça-feira, 12 de março de 2013

Como você apresenta seus produtos ao mercado?



Qual importância da apresentação em nossos produtos? Como mostrar ao cliente que ele é bom sem poder falar uma palavra sequer? Como transmitir confiabilidade? Ou o mais importante como torna-lo um objeto de desejo, uma necessidade ou um sonho de consumo?


Estas são algumas das perguntas que temos de nos fazer para termos êxito como fabricantes de cosméticos artesanais, pois ter estas respostas é um desafio decisivo para o sucesso de nossos esforços, neste caso específico nossos sabonetes ou cosméticos artesanais.

A primeira coisa que temos de entender é que nosso cérebro esta condicionado a atribuir boas qualidades a tudo que é belo, uma pessoa bonita geralmente consegue conquistar nossa empatia mais facilmente, achamos estas pessoas mais interessantes, mais agradáveis, mais divertidas e todos querem conhecer pessoas bonitas, estar ao lado delas ou ser relacionada a elas. Um carro bonito a primeira vista nos faz imaginar o quanto deve ser possante, confortável e super econômico, uma roupa bonita nos faz imaginar que deve vestir bem, ser confortável e se destacar entre tantas outras e assim por diante! Assim é nosso cérebro, agrega facilmente qualidades a tudo o que vemos e geralmente nos diz que o belo é bom ou melhor que o feio, que quase sempre classificamos como ruim.



Estas informações são fruto de estudos comportamentais e psicológicos, é a empatia, a primeira impressão, por isso mesmo é normal desejarmos o que esta melhor apresentado, o que tem uma aparência melhor, fazemos isso por impulso sem nenhum questionamento e nem percebemos tudo isso, porque tudo é processado nos primeiros instantes que nos colocamos diante de qualquer coisa. Apenas 12% dos consumidores analisam as qualidades do produtos antes de se deixar seduzir pela sua beleza.


Quando nos deparamos com um sabonete em uma bela embalagem logo imaginamos o quanto ele deve ser cheiroso, hidratante e passamos a desejá-lo queremos usa-lo, experimentar e assim confrontar as nossas percepções imaginativas as qualidades reais do produto, Porem muitas vezes uma não corresponde a outra e nos decepcionamos com o produto, isso é estudado incessantemente pelos profissionais de marketing e aplicado amplamente no mercado de cosméticos ou produtos destinados a cuidados pessoais.



Se levarmos isso tudo em conta (e devemos levar) começaremos a entender que não basta ter um bom produto, precisamos ter uma boa apresentação, precisamos atribuir todas as qualidades de nossos produtos através da sua apresentação, ele deve estar vestido em trajes limpos e arrumado, temos de encantar, de despertar a curiosidade e o desejo através de sua apresentação. Não se surpreenda mas quase todos os produtos que encontramos de cuidados especiais destina mais da metade se seus custos de produção a embalagem, ou seja o produto susta menos que a embalagem, adivinha o porque? isso mesmo porque é a embalagem que vende o produto, é a sua roupagem sua aparência ou estética é decisiva no mercado. 



Uma boa produção é fundamental no processo de posicionamento de mercado, usar ferramentas como uma boa fotografia publicitária, (veja bem não estamos falando de registro fotográfico ou fotos que tiramos com o celular ou uma maquina qualquer) estamos falando de uma fotografia com estudo de luz, com correção de cores e uma produção impecável para tornar nosso produto (sabonete) em um objeto de desejo irresistível.

Lembre-se que não podemos ser profissionais na hora de produzir e amadores na hora de apresentar ou vender nossos produtos, e isso não é um gasto e sim um investimento que deve estar dentro da composição de custo de seu produto (geralmente entre 1 e 15% nas grandes empresas).


Na produção usamos flores, frutas frescas, grãos, sementes, velas e belas paisagens. Tudo isso para informar ou melhor mostrar que nosso produto é cheiroso, natural, e de boa qualidade. Quando usamos Flores nas produções de peças publicitárias estamos dizendo ao nosso inconsciente que o produto é perfumado , aveia, mel ou pétalas de flores são vistos como suavidade, maciez, hidratação e esfoliação, folhas de hortelã ou frutas cítricas dão sensação de frescor, belas paisagens dão sensação bem estar e tranquilidade e assim por diante. 

O maior apelo no mercado de cosméticos é sem dúvida quando aparece alguém bonito, saudável, com a pele impecável, bem hidratada, sem manchas e com uma cor fantástica (modelos e atrizes são as mais usadas para peças publicitária neste setor). Passamos a desejar tudo isso para nós e criamos um elo entre o produto e toda esta beleza representada pela modelo que representa o produto divulgado, dai nasce o maior dos desejos, que não é sobre o produto mas sim sobre os benefícios que ele poderá proporcionar ao usa-lo, nos deixando igual a modelo que vimos junto ao sabonete ou qualquer outro produto, desejamos muitas vezes o impossível e desejamos que seja rápido! Assim somos nós consumidores.



As grandes empresas não aplicam fortunas na boa apresentação de seus produtos sem um proposito, sabem que terão um retorno no mínimo proporcional ao investido, e sempre queremos tornar isso tudo palpável e acessível para qualquer pessoa, por isso uma Lida modelo faz propaganda de um determinado sabonete, mas será que ela usa de fato este sabonete? Muito pouco provável quando o produto é destinado a classes sócio-econômicas menos favorecidas. 



Por isso pense bem, avalie ou reavalie como o seu produto esta sendo apresentado ao seu cliente, será que esta apresentação é capaz de atrair novos clientes? Será que sem o seu apelo em redes sociais ele se vende? Será que no meio de tantos outros ele vai chamar a atenção de quem esta a procura de um produto similar? onde ele se encaixa ou se ele sobreviveria em um mercado altamente competitivo?  

Estas são apenas algumas das perguntas que devemos nos fazer sempre! Pois um produto de excelência tem que estar apresentado com a mesma excelência, lembre-se que tudo começa pelo aspecto visual! Compramos um carro por que ele é bonito, esportivo não por ser econômico ou ter bom desempenho, passamos batom para chamar a atenção e não para proteger os lábios, compramos roupas desconfortáveis mas que nos destaca em meio a outras pessoas e assim por diante...

Espero ter ajudado a lhe fazer repensar, rever a forma de como deve embalar seu produto e de como deve pensar para que seu produto possa ocupar um lugar de destaque no mercado seja ele que mercado for, e se acha que ele esta bem no mercado, tenha certeza que pode melhorar muito, basta investir de forma acertiva na divulgação.


Acho que por hora é isso, até a próxima.

6 comentários:

  1. Gostei muito,, e realmente a minha maior dificuldade é apresentar bem o meu produto.
    a outra é saber por quanto vender sem ter prejuizo e sem cobrar muito caro...

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    1. Marcos esta é uma dificuldade que atinge a maioria dos que fabricam de forma artesanal, muitas vezes nos comportamos como amadores, apresentamos de forma simplória e isso afeta diretamente a imagem de nossos produtos.

      Podemos fabricar de forma artesanal, mas precisamos ser mais ousados, vanguardista quanto a forma de apresentar nossos produtos ao nosso consumidor. Quanto a fazer os cálculos é complexo mas existem varias formulas, estou preparando um post sobre isso e em breve estará disponível para todos como um norte.

      Não devemos nos preocupar com palavras como barato ou caro, e sim em palavras como justo, o preço deve ser justo pois caro ou barato é muito subjetivo.

      Seu produto vale exatamente o quanto acha que você pagaria por ele, ninguém tem mais argumentos para justificar seu preço que você mesmo!

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  2. Eu sempre digo que o cliente compra com os olhos para depois sentir o cheiro e outras coisas que vão interessar.
    Para ter sucesso é preciso saber fazer cálculos senão o que adianta uma boa embalagem se o produto não é valorizado.
    Adorei Amauri! bjs
    Raquel - Aromas de Gaia

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    1. Sim, todos compramos com os olhos, são eles que dizem o que devemos ou não comprar! Por isso mesmo devemos nos preocupar mais com a apresentação de nossos produtos.

      A composição de custos é outro fator importantíssimo, e quase ninguém faz uma planilha de custos e terminal cobrando sem nenhuma base palpável, não sabe quanto esta ganhando ou até se esta ganhando! Por isso mesmo tantas empresas terminam fechando suas portas em menos de dois anos de vida!

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  3. Este post está muito bom!
    Eu sou a primeira... como costumamos dizer em Portugal, a dar a mão à palmatória :).
    A beleza das coisas transporta-nos para outros imaginários onde se assume que por detrás do bonito embrulho, existe um produto maravilhoso... o que nem sempre é verdade.

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    1. Esta é a mais pura verdade Michele!

      Mas não temos como fugir disso! A apresentação quase sempre é decisiva para podermos ter sucesso com nossos produtos, mesmo que para isso tenhamos de investir mais um pouco.

      Geralmente conseguimos rever este investimentos com o incremento das vendas, esta é uma das minhas principais preocupações atualmente, a apresentação de meus produtos.

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