terça-feira, 10 de setembro de 2013

#Alegria uma linha de sabonetes divertido / Cold Process Soap (Baunilha)


Aqui estamos com mais um projeto para reaproveitamento de sobras e aparas, hoje vamos fazer um sabão cheio de cores e aromas. Desta vez vamos aproveitar aparas e pequenas sobras dos sabonetes que fazemos sempre e apresentemos aqui.

Nossa primeira tarefa é justamente separar as aparas e sobras e cortar em pedaços bem pequenos, quanto mais cores e mais pequenos os pedaços mais bonito vai ficar o resultado final.


Esta é uma boa oportunidade de usar o maior numero de sobras possível, começamos este projeto com o corte destas sobras, conseguimos uma quantidade bem interessante, os pedacinhos ficaram bem similares e o resultado foi uma mistura multi colorida bem bonita.

A etapa seguinte é definir como iremos usar esta mistura multi colorida, decidimos que vamos fazer uma barra de sabão mais clean já que teremos muitas cores sendo introduzidas neste projeto. Optamos então em usar o branco como cor de preenchimento, vamos permanecer com as laterais totalmente brancas e no meio vamos adicionar nossos pequenos pedaços de sabonetes multicoloridos a massa branca, esperamos que o resultado seja bem interessante.



Começamos como sempre com a separação de nosso material de apoio, seguido doa EPIs (óculos, luvas, avental e mascara), como teremos apenas uma cor neste projeto não vamos precisar fracionar nossa mistura de óleos já que será todo pigmentado de branco. Como vamos incorporar sabonetes prontos decidimos usar nossa receita base composta pelos seguintes óleos:
  • Palma / Óleo Duro (É rico em antioxidantes, como vitamina A e E, além das vitaminas D e K não encontradas em outros óleos. Este óleo antibacteriano também é bom para controlar oleosidade e acne.)
  • Palmiste / Óleo Duro (O teor de água no óleo de Palmiste é muito benéfico para a pele e cabelo. Este óleo contém lipídios e gorduras saturadas que alimentam o eixo do pelo que cobre nossa pele, eliminando seu ressecamento.)
  • Estearina / Óleo Duro (Um dos óleos duros responsáveis pela consistência do sabão)
  • Mamona / Óleo Mole (Estudos mostraram resultados positivos no uso do óleo de mamona para infecções na pele e outros problemas como: queimadura de sol, abrasões, acne, a pele seca, estrias, manchas de idade, dermatofitose, coceira localizada e pele inflamada.)
  • Oliva / Óleo Mole (Rico em vitamina E, e recomendado principalmente para peles secas devido ao seu grande poder de hidratação, consegue evitar a perda de água do organismo, pois forma um filme protetor sobre a derme e garante a remoção das células mortas.)

Uma vez pesado, vamos pigmentar nossa mistura de óleos, usamos o DT (Dióxido de Titânio) mais ou menos 1g por kg de óleo. com a forma preparada partimos para a mistura dos óleos com a lixivia e posteriormente vamos verte-los na forma, neste momento fracionei o óleo em duas metades, a primeira misturei com a mistura de sabões cortados e a segunda deixei como estava.
primeiro no centro

Vertemos primeiro a parte central com a mistura de pedaços de sabonetes coloridos e a massa branca, depois vertemos apenas o branco nas laterais da forma, retiramos as divisórias e podemos ver uma previa de como nossa barra de sabão vai ficar.


Agora vamos esperar pelas próximas 24h para finalmente desenformar e ver o resultado deste projeto.Passadas as 24h vamos retirar o excesso de massa e desenformar nossa barra de sabão. Até agora estou satisfeito com o resultado mas só saberemos mesmo como ele ficou quando fracionarmos nossa barra em pequenos sabonetes.



Esperamos mais 24h e só então fracionamos nossa barra de sabão, gostei muito do resultado final, esta dentro do planejado desde o começo deste projeto de ter um sabonete com uma identidade visual bem discreta, mas ao mesmo tempo bem alegre, afinal este é o nome que demos a esta serie de projetos que visam o reaproveitamento de nossas aparas e sobras.

Acho que por hora é isso, espero que tenham gostado! até breve com mais uma novidade. Se você tiver alguma dica, sugestão ou crítica, deixe registrada nos comentários que teremos o maior prazer em ler e responder. Pode parecer bobagem, mais muitas pessoas podem ter a mesma dúvida que você e assim estaremos ajudando a cada um que passar por esta publicação.

Este sabonete e muitos outros esta disponível em nossa loja virtual, para adquiri-lo basta seguir o link:

Todos os demais produtos usados nesta receita esta disponível para venda em nossa loja virtual, para adquiri-lo basta seguir o link:

8 comentários:

  1. Very beautiful! I too love reusing the scraps. They can hardly be called scraps when so beautifully presented! Lovely!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pam

      Thank you for the compliments, really when using these leftover soap creatively the result may surprise! I hope you enjoyed, soon we will have other news using these chips and leftover soaps up!

      Excluir
  2. Está muito bonito, criativo, além do modo super inteligente de usar os retalhos de sabonetes. Parabéns pelo belíssimo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sonia, que bom que veio a nosso Blog e gostou de nossa publicação, a intenção é de fazer um sabão que reaproveite estes "retalhos" mas de uma forma planejada. Com isso o resultado será sempre um sabão belíssimo e super divertido!

      Outras formas de usar estas aparas serão postadas aguarde!

      Mais uma vez obrigado pela visita, espero que volte muitas vezes e deixe sempre suas impressões.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Fefa, que bom que apareceu aqui!!!, fico super feliz com sua visita.

      Espero que apareça mais vezes e deixe sempre seus comentários.

      Excluir
  4. Precioso, el corte es perfecto. Felicidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julia, obrigado pela visita e pelas palavras.

      Fico muito feliz por ter gostado do aspecto de nossos sabonetes, espero que volte sempre para conferir nossas novidades!!!

      Excluir

Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.