sexta-feira, 8 de março de 2013

Teste Lote #15 Sabonete de Leite de cabra, aveia e mel (Cold Process)

Hoje juntamos dois testes que tínhamos em mente em um único experimento, originalmente íamos fazer um teste com leite de cabra e outro com aveia e mel, resolvemos juntar os dois e fazer um sabonete de leite de cabra com aveia e mel.

Para fazer este teste começamos um dia antes preparando o leite (conseguimos leite fresco que veio de uma fazenda próxima a Salvador) 0 primeiro passo foi ferver o leite e resfria-lo, depois colocamos em uma forma e levamos para o congelador (isso mesmo temos de ter o leite congelado para poder usa-lo no lugar da água na solução cáustica)




Uma vez que nosso leite já esta congelado podemos começar a fazer nosso sabão. Começaremos como sempre separando os ingrediente que vamos utilizar para fazer nosso sabão, pesamos os óleos, separamos a aveia (entre 1 e 4 colheres de sopa para cada kg de óleo) a quantidade vai depender de dois fatores: o primeiro é a quantidade de óleo que vai usar na sua receita e a segunda é o nível de esfoliação que deseja, mas lembre-se de usar aveia em flocos finos.




Já com todos os ingredientes separados e a mão, vamos dar inicio a preparação de nosso sabão, vamos misturar a soda aos cubos de gelo (colocamos aos poucos, e mexendo sempre) o calor gerado pela mistura vai derretendo os cubos de leite e não deixa que nossa mistura superaqueça. Ao final da mistura teremos uma solução cáustica com leite que será adicionada aos óleos.

Misturamos a nossa solução cáustica com leite aos óleos até atingirmos um traço leve, quando atingirmos um traço leve colocamos a aveia em flocos finos e o mel a nossa mistura. (a quantidade de mel pode ser de 1 a 2 colheres de sopa para cada kg de óleo) infelizmente terminei colocando mais e terminei comprometendo este teste, mas como sempre isso só serve para me estimular a fazer outro teste. Preste atenção a partir deste ponto porque o mel vai agir como catalizador a pode acelerar a reação de saponificação e travar a massa.



Tudo foi tranquilo até a hora de enformar. Após 24h desenformamos nosso sabão com extrema facilidade, a cor é ambar um marrom castor, avermelhado, como colocamos muito mel a massa ficou muito grossa o que comprometeu nossa aparência final, mas nada que outro teste não resolva (risos).


Recomeçamos do zero, já tínhamos o leite congelado, então bastou pesar novamente os óleos e dar inicio ao nosso processo mais uma vez, porem já que vamos repetir a receita decidimos clarear um pouco a nossa massa até para diferencia-la do teste anterior.


Adicionamos um pouco de dióxido de titânio aos nossos óleos para que nosso sabonete fique com uma cor bege clarinha, ao menos assim esperamos, desta vez separamos o mel direitinho para não haver nenhum erro.

Trabalhar com o leite de cabra é muito fácil basta seguir as recomendações, misturamos a NaOH (soda cáustica) ao leite, mexemos até que nossa solução cáustica esteja totalmente homogênea, e a misturamos aos nossos óleos. desta vez usamos o mix (no teste anterior usamos apenas a espatula).

Não demorou para atingirmos um traço leve, mas tivemos tempo suficiente para trabalhar sem pressa, adicionamos a aveia em flocos finos e o mel, a massa ganha consistência mas a enformamos com um traço ainda leve, o que garantirá uma boa qualidade na moldagem de nosso sabão.


Em menos de 12 horas fomos dar uma olhada em nosso sabão e pra nossa surpresa já estava no ponto para ser desmoldado. Pegamos com extremo cuidado mas ele se desenformou praticamente sozinho.



o Resultado foi um sabonete aromático, com tonalidade clara e acabamento perfeito (talvez o melhor até agora), aprendemos mais um pouco neste teste! Agora é esperar o tempo passar enquanto nosso sabão cura. Em aproximadamente 30 dias estaremos liberando este lote para uso.

Espero que tenham gostado e aprendido, acho que por hora é isso, até a próxima.

Estes testes foram realizados entre os dias 19 e 20 de fevereiro de 2013

12 comentários:

  1. Grande amigo saboeiro, bom dia!

    Grandes progressos, hein???
    hehehehehe
    Esse sabonete com leite de cabra fresco não é muito comum por aí. Eu mesmo, nem que quisesse fazer, teria como. Achar leite de cabra fresco é uma tarefa quase impossível! kkkkkkkkkkkkkkk
    Como alternativa, tenho apenas as opções leite de vaca ou leite em pó. Dizem que é um ótimo hidratante, mas ainda não o fiz e nem usei.

    Não sei se com esse você concluiu seus testes, mas mandou super bem, amigo saboeiro!
    Parabéns!

    Um grande abraço e SUCE$$O!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este amigo já faz parte da segunda leva de testes!!! tenho lhe visto pouco, por onde anda?

      Sim este sabonete deve ser muito hidratante, estou esperando a liberação do lote para testar em uso, falando nisso já usou os seus? me deixe informado!

      Abraços e suce$$o amigo do sabão.

      Excluir
  2. Pois é amigo saboeiro...
    Realmente, depois que voltei a trabalhar, o meu tempo para se dedicar à saboaria ficou muito reduzido! hehehehehe
    Estou me reorganizando em todos os sentidos!
    O que eu fazia em um dia não estou conseguindo fazer em uma semana! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Só sei que seus testes estão cada vez melhores!

    Logo estarei dando continuidade a minhas elaborações e produções!

    Dos sabonetes que já fiz, usei o de CACAU! Sem comentários! Acho que vou viver tomando banho com ele! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    O de laranja, canela e gengibre vou usa-lo na próxima semana!

    Realmente ando sem novidades, por enquanto!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo do sabão

      também já usei o de chocolate, fantástico, pouca espuma porem de uma cremosidade impressionante, o aroma nem vou comentar!

      Se reorganize e volte a produzir o quanto antes! estou esperando novidades!

      Excluir
  3. Olhando o seu perfil, me deu vontade de tirar a poeira dos meus materiais, comprar matéria prima e começar a fazer sabonetes!!!!!!

    Muito boa essa arte!!! A sua é magnífica!!! Qdo estiver vendendo quero comprar!!!
    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniela, nada poderia me deixar mais feliz do que saber que de alguma forma podemos servir de inspiração ou de estimulo para alguém! Obrigado pelas palavras.

      Porque não sacode esta poeira dos materiais e faz estes sabonetes, é uma verdadeira terapia e com toda certeza você sabe disso!

      Tento fazer o melhor que posso! A arte é exatamente a parte mais fácil já que venho da área de publicidade, Já temos alguns lotes em maturação, esperando para serem embalados e comercializados. Por enquanto temos o de Chocolate com 20% de manteiga de cacau e o de Leite de cabra, aveia e mel ambos estarão disponíveis a partir do dia 20 de março.

      Será um prazer poder lhe vender meus primeiros produtos, mas fique tranquila antes testo todos os lotes em um belo banho, onde sirvo de cobaia! hehehe

      Já tirou a poeira dos materiais?

      Excluir
  4. que artigo tão bom!! vou espalhar aqui em portugal =)

    obrigado a todas as pessoas que partilham estas coisas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tenha gostado, espero que volte outras vezes!!!

      Excluir
  5. Olá Amof,

    Diga-me uma coisa, não usou nenhum óleo essencial para dar cheiro? Foi só o mel?

    Inês - Portugal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Inês, neste sabão foi só o mel mesmo, o aroma é surpreendente mas no processo de saponificação mas especificamente na Fase gel onde a temperatura interna aumenta muito a aveia termina sendo em parte cozida e desta forma libera também seu aroma, a fragrância final é de aveia e mel.

      Foi uma grata surpresa sentir este aroma maravilhoso ao cortar os sabonetes, lembro que durante o processo de saponificação algumas notas ou aromas adormecem só despertando com o passar do tempo (entre a segunda e terceira semana) já repeti esta receita algumas vezes, a procura é muito grande por este sabonete!

      Excluir
    2. Espetacular! Vou experimentar!
      Parabéns pelo blog. É maravilhoso ;)

      Excluir
    3. Obrigado mais uma vez, e depois volte aqui e deixe relatado como ficou seu sabão, estarei esperando e desejo boa sorte!

      Excluir

Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.