segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Teste Lote #14 Sabonete de chocolate

Como já havíamos comentado antes estava em nossos planos fazer um sabão de chocolate, mas como assim? isso mesmo um sabão bem baiano, da terra de Gabriela e suas gloriosas fazendas de cacau, fomos inspirados pelo aroma da manteiga de cacau que por si já cheira a chocolate aliamos a esta fonte de hidratação espetacular o azeite de oliva, o óleo de palma e de palmiste e finalizamos com a delicadeza do óleo de mamona.



Um sabão de cor escura como um autentico chocolate do mais puro cacau, sua cor me lembra uma barra de chocolate meio amargo, o cheiro se espalha pelo ar durante quase todo o processo mas queríamos dar um toque de personalidade em nosso sabão e adicionamos o aroma das mais puras favas de baunilha, com seu cheiro marcante e adocicado.

Começamos este teste preparando nosso chocolate de cozimento, este é o método mais indicado para se fazer este tipo de sabonete, o processo é bastante simples e consiste em misturar a manteiga de cacau com o chocolate em pó (detalhe importante o chocolate não deve ter açúcar  pois a presença de açúcar vai aumentar a dureza e a quantidade de espuma de sua formula) use a proporção de 40% de manteiga de cacau aromatizada (existe a manteiga desaromatizada ou seja sem a melhor parte!) para 60% de chocolate em pó ou se tiver aqui na Bahia e ir a Ilhéus pode conseguir o cacau em pó, em seguida basta derreter a manteiga e misturar o chocolate, tendo o cuidado para não deixar empelotar.

O restante é segui r nossa rotina de trabalho, separamos utensílios  material de apoio e ingredientes. Pesamos tudo e deixamos organizados em nossa bancada de trabalho.


Mais uma vez optamos por baixar a temperatura de nossa solução cáustica, por dois motivos. O primeiro por querermos adicionar um pouco de essência de vanila em nosso sabão e a segunda por que vamos trabalhar com uma nova proporção de soda cáustica (2:1), assim não correremos riscos de não conseguirmos desenformar nossa sabão. Por outro lado temos neste teste três agentes catalizadores, 1 a alta concentração de NaOH em nossa solução cáustica (2:1) o máximo que tinha utilizado antes deste teste foi uma concentração de 32%, 2 o próprio chocolate por conter açúcar natural e o açúcar aquece nossa mistura fornecendo combustível para a reação química e a 3 utilização de essências geralmente travam a massa como já mostramos e relatamos em alguns posts.



Mas deu para fazer tudo o que pretendíamos  a única coisa que não deu foi fazer um marmorizado, mas fica para a próxima oportunidade quando voltaremos a usar uma concentração de 32% acredito que com essa concentração nos vamos ganhar mais tempo para trabalhar nossa massa de sabão.


Mesmo trabalhando com a temperatura mais baixa que o geralmente recomendado, nossa massa chegou ao traço rapidamente, nem usamos o mix, foi na base da espatula e do braço mesmo, em cerca de 30 segundos ela já estava dando o traço e logo depois começou a ficar mais e mais sólida. Não tive tempo de fazer a segunda cor e nosso sabão ficou apenas com a cor marrom escuro, quase um preto! o aroma se faz presente durante todo o processo.


A massa não da para verter na forma, assim tivemos que colocar com a espatula mesmo, mas sem drama, estava maleável muito macia. Emoldamos sem dificuldade, outra vez optamos por não deixar nosso sabão na caixa térmica deixando que todo o processo acontecesse a temperatura ambiente.



Passadas 12 horas (fiz o sabão ontem a noite) nosso sabão já dava sinais que seria bastante sólido, quando peguei a forma ele praticamente desenformou sozinho! já estava rígido o suficiente devido a alta concentração de NaOH de nossa solução cáustica (2:1).

O aroma já não esta tão presente, mas noto que sempre é assim, após o processo de saponificação os aroma meio  que adormecem para depois despertarem novamente.


Não perdi tempo e fracionei nosso sabão em três partes, em seguida foram acondicionados em uma caixa para terminar a cura de 30 dias. Acabei de dar uma verificada neste lote e pude confirmar que seu aroma que estava adormecido finalmente começa a despertar, um aroma intenso, amanteigado e que toma conta de minha imaginação, tenho de me controlar para não dar uma bela dentada nessa barra de chocolate amargo, quer dizer sabonete, o melhor do aroma que sinto por todo canto da casa é a doce sutilidade do chocolate e as notas finais de baunilha deram um toque ainda mais gostoso a nosso sabonete de chocolate, acho que até o momento é o meu preferido.

Este teste foi realizado no dia 31 de janeiro de 2013. Acho que por hora é isso, até a próxima!

27 comentários:

  1. Pois é amigo saboeiro!

    Eis a mais pura tentação da saboaria! hehehehe
    Isso é de enlouquecer qualquer chocólatra!

    Quando fiz o meu sabonete de cacau, o fiz com a intenção de vendê-lo. Espero que eu não use todos antes disso! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    É sempre muito, mas muito bom trabalhar com chocolate, ainda que seja nos cosméticos!
    Show de bola!

    Abraço e SUCESSO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Chocólatra do sabão, é impressionante o aroma deste sabonete, não da pra descrever, quando acabei de fazer achei que o aroma não estava como eu tinha imaginado, faltava alguma coisa, faltava intensidade, não era chocolate... confesso que fiquei um pouco decepcionado!

      Alguns dias se passaram e voltei (como de costume) para ver os sabonetes que estão em processo de cura e ao abrir a caixa que estava este de chocolate tive uma grande e grata surpresa o aroma que estava literalmente adormecido enfim começara a despertar, deixei por mais alguns dias e ao voltar para conferir como ele estava entrei em êxtase com seu perfume, um aroma amanteigado, macio, sedutor! um legitimo chocolate amargo com notas de vanilla. estou encantado com este sabonete tenho certeza que será um dos mais vendidos e mais procurados, estou bolando um kit com um espumante, chocolates, trufas e este sabonete para o dia dos namorados...

      Enfim, estou contando os dias para testar esta barra de chocolate e a partir dai produzir para comercialização.

      e você esta melhor? como anda a saboaria? me deixe informado. Abraços Fraternos...

      Excluir
  2. Quando for comercializar, meu amigo saboeiro, tem que colocar o aviso pra manter afastado das crianças...rsrsrs

    abs.

    Já mandei o email.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade meu amigo, em negrito MANTENHA FORA DO ALCANCE DE CRIANÇAS, risos, mas uma coisa é certa o aroma é fantástico e cada dia fica melhor, não vejo a hora de testar no banho.

      Excluir
    2. Quanto ao E-mail, vou ver e te respondo.

      Abraços.

      Excluir
    3. Bom dia, caro amigo saboeiro!

      Primeiramente, devo dizer que estou novo de novo! hehehehehe
      Algumas coisas acontecem na vida da gente só para que não esqueçamos de cuidar da gente mesmo! hehehehe

      Em relação ao aroma do sabonete de chocolate... sou suspeito para falar a respeito! kkkkkkkkkkkkk
      É realmente fantástico! Tudo de bom!
      Basta que eu abra a gaveta onde eles ficam em cura para que o aroma se espalhe pelo ambiente!
      Essa sua ideia de montar um kit para o dia dos namorados com esta iguaria... é sensacional!
      Vai pegar de jeito muitos apaixonados! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Já a minha saboaria vai bem! Só alguns contratempos que têm me impedido de produzir mais. A normalidade que desejo só virá pelo mês de março!
      Agora neste carnaval, como não vou viajar, vou fazer mais dois aromas de sabonetes: um eu já sei que será o de menta e eucalipto. O outro, provavelmente, será de limão e cravo. Ainda vou me decidir! hehehehe

      É isso aí, amigo saboeiro!
      O show não pode parar!

      Um grande abraço e fique em Deus!

      Excluir
    4. fico muito feliz que esteja novo mais uma vez, assim é a vida, cíclica, com curvas sinuosas e retas longas, mas possíveis buracos servem para nos manter alertas.

      Bem não resisti e fiz meu primeiro lote oficial de chocolate, agora estamos com 12 sabonetes descansando para em breve serem colocados a disposição dos interessados.

      Espero pelos novos aromas que vai produzir neste período de carnaval, eu não devo produzir sabonetes neste período, mas estou produzindo sais de banho, sabonete líquido e creme esfoliante... ainda tenho de rotular tudo... nem gosto de pensar!!!

      Mas entre um trabalho e outro derrepente quem sabe não faço um teste com mel e aveia (este estava na minha lista mas terminei não fazendo).

      Enfim, como você mesmo disse o show não pode parar e vamos nós...

      Excluir
    5. Amauri, gostei das palavras, postei no meu face.

      abs.

      Fico aguardando os óleos.

      Gilmar

      Excluir
    6. tudo pronto para postar logo após o carnaval.
      Qual o seu face? assim lhe adiciono como amigo.

      Excluir
  3. Então, amigo saboeiro...

    Acabei nem fazendo cold hoje e parti para os meus amados sabonetes glicerinados transparentes! hehehehehehehehehe
    Vamos ver se amanhã apronto alguma coisa!

    Tenho uma novidade:
    também irei produzir sais de banho, aromatizador de ambientes e escalda pés!
    Uma coisa acaba puxando outra! hehehehe

    É isso aí!

    Abraços e SUCESSO!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Amof!
    Fiquei super curiosa com este sabonete com aspecto de barra de chocolate.
    Não sei se me poderá dizer, é sem problema, mas quantas colheres de cacau usou para um Kg de sabão?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michele, uso um percentual de cacau igual ao de manteiga de cacau, neste caso usei 200g de manteiga de cacau e 200g de cacau em pó. misturei os dois em banho maria e fiz o que é chamado de chocolate de cozimento e só depois disso adicionei os outros óleos.

      Espero ter ajudado.

      Em algumas receitas dizem que podemos usar 1 colher de sopa por kilo, mas eu queria mais, muito mais, queria que fosse como um chocolate e usei o percentual descrito que dá mais de 10 vezes o recomendado, mas ficou fantástico! Usei ainda uma fava de baunilha para dar um toque adocicado ao aroma final.

      Excluir
    2. Amof, obrigada pela partilha e pela generosidade em partilhar os seus conhecimentos.

      Mais uma vez obrigada! É que esse sabonete é uma tentação, dá vontade de comer :).

      Excluir
    3. como eu disse antes o motivo deste blog é exatamente este, partilhar conhecimentos e ajudar aqueles que estiverem com dificuldades.

      Muito obrigado por participar e se possível deixe seus relatos aqui, com seus progressos. desta forma iremos incentivar a todos que passarem por aqui.

      Excluir
  5. Combinado!
    Darei feedback das minhas experiências conforme as for fazendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, combinado então! Estaremos esperando o resultado se seus testes... Vai ser ótimo, assim compartilharemos ainda mais informações para aqueles que por ventura passarem por aqui!

      Só posso agradecer Michelle e que todos os testes sejam um sucesso!!!

      Excluir
  6. Amof,
    por falar em experiências, gostava de saber a sua opinião sobre reaproveitar um sabonete que na sua composição inicial não tenha sido bem conseguido. Acha que é possível, por exemplo ralar esse sabonete menos bem conseguido e tentar novamente que ele resulte adicionando mais óleos e rejundido tudo?
    A questão aqui seria como contabilizar esse sabonete para determinar a concentração certa de reagente?
    Hoje percebi e também pq começei a usar a calculadora que me indicou, que nas minhas primeiras experiências o sabonete tinha ficado demasiado mole, embora fosse muito suave e hidratante, porque tinha utilizado uma baixa concentração de reagente e por aqui nesta altura do ano as temperaturas são baixas e o tempo é húmido, o que tb não ajuda nada, e como não queria nos próximos testes ter de esperar 3 meses para que ele atingisse a dureza necessária, achei na altura, que a solução (isto pq quem não sabe, é como quem não vê) seria aumentar a % de "hard oils" para o conseguir endurecer. E consegui, mas de uma forma muito desequilibrada. Ficou duro e quebradiço, sem aquele aspecto suave e delicado.
    Dá-me imensa pena deitá-lo fora, mas será que tem algum aproveitamento?

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No comentário anterior, onde está escrito "rejundido" deve-se ler "refundindo". :)

      Excluir
    2. Michelle, sim ha como reaproveitar sim, pode usar uma técnica chamada REBACHT! pode encontrar vários videos no YOUTUB.

      http://www.youtube.com/watch?v=2C0KigPGtQ8
      http://www.youtube.com/watch?v=_7nl3Y0gacc

      Esta técnica consiste em ralar o sabonete e cozinha-lo em banho maria ou em uma panela de cozimento lento, ai pode-se acrescentar o que não deu certo, mas pode também deixar o excesso de água sair quem sabe assim ele fica mais duro!

      A vantagem desta técnica é que podemos usar o sabonete mais rápido porque a soda é neutralizada.

      Se tiver dúvidas pode perguntar que tentarei ajudar!

      Espero ter ajudado!

      Excluir
  8. Boa dica!
    Então pelo que percebi, ralo o sabonete e aqueço em banho maria adicionando alguns líquidos, tais como água e/ou leite, sem usar novamente qualquer reagente, certo?
    Vou experimentar, dep conto o que aconteceu...
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não podemos colocar muito liquido, em torno de 10%. Nesta técnica se perde também o aroma que termina evaporando pelo aquecimento, então temos de colocar novamente essência ou óleo essencial.

      Mas é uma boa alternativa para se recuperar um lote de sabonete. e a cura é de apenas uma semana.

      Excluir
    2. Se for preciso pode adicionar tanto óleos quanto NaOH, mas tudo calculado.

      Excluir
  9. Olá Amauri! Que tipo de essência de baunilha você adicionou e em que momento ela foi adicionada? Nunca coloquei essências no cold process, como que fica? Que cuidados são importantes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dinda, obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog!

      A essência foi adicionada no traço fino, usamos uma essência importada, teremos na nossa loja em uma ou duas semanas!!! O principal cuidado é referente a procedência da essência, tem que ser feita especialmente para cold ou a massa vai travar!

      Por isso mesmo trazemos de fora, mas o aroma fica muito bom !!! Já usamos favas também, da um bom resultado mas acelera um pouco o traço!!!

      Tente e me fale o resultado!!!

      Excluir
  10. Nossa, deve ser incrível este sabonete! Tem receita, ou é secreta? Não tenho a menor ideia de como juntar os ingredientes ainda, fiz um ontem com uma receita do YouTube, de Oliva, coloquei óleo de Palma, um pouco de óleo de ucuba, mas a inexperiência é grande! Tenho um milhão de dúvidas, mas muita vontade de aprender.
    Célia Lazarov

    ResponderExcluir

Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.