quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Proximo lote, sabonete de Castela 100% Azeite de Oliva


Ando meio sumido né? Que nada! Apenas resolvi fazer tudo como manda o figurino e começar pelo começo! Não sabe qual é o começo? Eu também não (risos) mas vou começar por um sabão que não exija misturas de óleos.

O eleito foi o famoso sabão de Castela um sabão feito com 100% de azeite de Oliva, água e soda, nada mais (Lembramos a todos que estão começando que a Soda Cáustica é um produto altamente corrosivo que em contato com a água sofre uma reação química que eleva a temperatura a mais de 80 graus o que pode causar graves queimaduras, por isso deve ser manuseada com luvas e óculos de proteção) .


O sabão de Castela é um sabonete natural à base de óleo de oliva. É de cor branca e pode ser encontrado como uma barra sólida ou em sabão líquido. O sabão de Castela não é um sabão moderno ou dos dias atuais. As pessoas começaram a usá-lo já no século 16. Este sabonete tem o seu nome "Castilla", porque foi feito pela primeira vez em Castilla região de Espanha com o azeite local e foi nomeado "Jabón de Castilla".

A singularidade do sabão de castela encontra-se do facto de que não conter qualquer gordura animai, que estão presentes em outros sabões. Os principais ingredientes de um sabão de castela são: azeite de oliva e um pouco de cinza vegetal (que no nosso caso será substituído por Soda Cáustica).

Ele não contém quaisquer produtos químicos, sob a forma de detergentes, pigmentos ou corantes. Por isso quando os resíduos de sabão de Castela entram na corrente de águas residuais, não causa nenhuma poluição ambiental pois não há substâncias tóxicas na mesma (ele é biodegradável) .

O azeite é uma fonte rica em ácidos graxos monoinsaturados. Este ácido gordo promove a produção de prostaglandinas no corpo, que têm um papel importante na melhoria da textura de nossa pele. Tem qualidades hidratantes naturais que hidratam profundamente a pele. Por estas razões, este sabão é indicado para todos os tipos de pele, sobretudo para prevenir ou restaurar a pele sem brilho ou seca. 

O Sabão de Castela tem um efeito muito suave para na pele. Portanto, pode ser utilizado com segurança por pessoas que têm pele sensível ou alergias. É adequado para pessoas que têm sensibilidades dermatológicas, como eczema, rosácea e psoríase porque este sabonete não vai irritar a pele. Como o sabão de Castela não tem qualquer componente químico, você pode usá-lo como sabonete para bebês sem medo de efeitos prejudiciais para a pele deles.

O sabão de Castela pode e deve ser incluído nos seus cuidados diários com a pele facial. Ele contém uma quantidade elevada de antioxidantes, que vão prevenir a degeneração das células da pele. Assim, pode retardar o aparecimento de rugas e outros sinais do envelhecimento. Limpa a sujeira e oleosidade acumulada nos poros da pele sem resseca-la.

Seu uso regular, devido as propriedades antioxidantes deste sabão provaram ser úteis na remoção de marcas de acne.

Como podemos ver o sabão de Castela é excelente porem requer alguns cuidados na hora de seu feitio, esteja atento a higiene de todo material de apoio (vasilhas, misturadores, formas) para evitar contaminação bacteriana, se possível vale tudo com álcool pouco antes de usar. Ressaltamos a necessidade de algum conservante e antioxidante que pode ser natural ou sintético nas proporções indicadas pelo fabricante. Com estes cuidados teremos um sabão livre de ataques de bactérias ou fungos, dando maior durabilidade ao sabonete após sua fabricação.

Estamos esperando exatamente isso, a chegada de produtos que vão ajudar a conservar nosso sabonete por muito mais tempo.

Alguns fabricantes deste sabonetes deixam eles curando por meses, ou até por anos, a fim de ter um sabonete superior. Deve-se deixar a massa descansar pelo menos por 4 dias antes de pensar em desenforma-lo, de resto é aproveitar o banho e se deliciar com estas pequenas joias.

11 comentários:

  1. Grande amigo saboeiro!

    Este é o sabonete, hein?
    Por que você não posta o processo da confecção?
    Seria interessante!
    Estou curioso para ver o resultado!
    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. tudo foi e esta sendo registrado, estará tudo no próximo post assim que finalizar o processo de secagem e for desenformado. Devo fazer isso na próxima semana, foi enformado ha 48h. Este lote sera curado por 30/60/90/120 dias e vou fazer vários testes com ele.

    ResponderExcluir
  3. Hola.. Encontrei vcs por acaso rsrs e estou encantada com o trabalho d vcs.. Parabéns.. Quero começar a fazer sabões ecofriendly, encontrei muiiitas receitas, mas ainda não testei nenhuma. O q vcs acham do reaproveitamento dos óleos de frituras? To meio confusa com tantas opções de óleos e métodos rsrs. Vcs mencionaram conservantes naturais, mas quais poderiam ser?. Ahh, na Sé tbm tem outra loja de essencias e utensílios, se chama paraíso das essencias, parece bacana.... Novamente les felicito pelo profissionalismo e conciência ecológica..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Livia, fico feliz por ter gostado de nosso Blog, quanto ao reaproveitamento do óleo proveniente de frituras é fantástico poder reaproveitá-lo porem para lavar louças e para limpeza e não para uso pessoal! o sabonete de uso pessoal precisa de uma combinação de óleos e geralmente estes óleos não são utilizados para fritar alimentos.

      Esteja atenta a qualidade e propriedades dos óleos que pretende usar e toda sorte do mundo, quero acompanhar sua jornada e peço que me deixe sempre informado de cada conquista.

      Conte comigo no que eu puder ajudar.

      Quanto a conservantes naturais para o tipo de sabão que vai fazer não se faz necessário, mas pode por cores e aromas isso pode ser usado sem problemas.

      E mais uma vez obrigado pelas belas palavras...

      Excluir
  4. Olá Amauri,

    Achei seu rico blog estes dias, e esta receita de sabonete castela foi a primeira que tive contato com relação a receitas, pois através dela uma amiga ensinou a fazer shampoo orgânico, mas nunca fiz por medo da soda.
    Bom, estes dias, meio desanimada pois estou mudando meu ramo de trabalho e quero trabalhar com produtos naturais, terapias, e pensei em fazer produtos livre de químicas para ajudar neste processo de transição e até para conhecerem aos poucos meu trabalho.
    Bem, comecei a ler sobre isto, procurar, ver sites dos sabonetes artesanais e comecei a me apaixonar por esta arte. Procurei por formas, receitas, mas percebí que aqui no Brasil principalmente o método Cold ainda não é muito utilizado (por favor me corrija se estiver errada, mesmo porque estou começando minhas pesquisas para o futuro).
    Sempre gostei muito de terapias, de óleos essenciais, vegetais, comecei a utilizar sabonetes cold de artesã muito competente e ví aí um espaço para quem sabe essa principiante desanimada com os trabalhos de empresa convencional, começar a encontrar uma alegria com este trabalho. Fiz ayurveda, não prosseguí pois tive depressão e desde então me afastei do trabalho, e uma coisa que ficou guardada lá no fundo era que um dia eu gostaria muito de me sentir útil desta maneira as pessoas, com terapias diferenciadas, fazendo produtos livres de químicas tóxicas, atendendo e abrindo este espaço para conhecerem o poder da natureza.
    É lindo o seu trabalho, lí cada post seu antes de entrar em contato, verifiquei cada dia como se participasse junto com vc dos seus erros e acertos e fico feliz com sua experiência...confesso que estou louca para começar...mas nem sei por onde!rsrsrs Eu preciso anotar tudo que é necessário, mas devido meu afastamento, financeiramente preciso tomar cuidado e não posso perder mto material. O castela é extremamente interessante, mas qro testar todos quanto possível, usar argilas, pó de carvão, especiarias...
    Gostaria de saber se posso te pedir uma ajuda com relação a isso, saber valor das formas, fornecedores de óleos e manteigas que vc indicaria, se já encontrou a soda com maior qualidade, se acha o método cold o mais natural, óleos essenciais, é tudo um investimento né? É muita pergunta né? Me perdoe, é que estou empolgada, gostaria muito de começar de alguma forma, principalmente por este...me ajudaria?

    De qualquer forma, gostaria muito de te parabenizar, dizer que o trabalho é lindo, enriquecedor e de uma generosidade enorme compartilhar conosco.
    Um grande abraço,
    Dani
    (não conseguí acessar por nenhuma conta por isso coloquei como anônimo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah meu email é danifreire_sp@yahoo.com.br pois não sei se recebo resposta, entrei como anônima. E é o email que mais uso...não sei entrar através destas outras formas além do email, to meio enferrujada rsrsrsrs

      Excluir
    2. Dani Freire, mandei resposta para seu e-mail conforme solicitado! Lhe ajudarei no que for preciso e dentro de suas necessidades.

      Qualquer coisa basta deixar seu recado aqui!

      Excluir
  5. Olá.

    Parabéns pelo trabalho.

    Você faz para vender também?

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinicio, em primeiro lugar obrigado por nos visitar, espero que tenha gostado e volte mais vezes!!!

      Sim, todos os sabonetes que postamos aqui tenho para venda, fazemos estes testes e os aprovados entram em produção. A única coisa que pode ficar diferente é o visual que apesar de alguns lotes permanecerem sempre iguais outros terminam ganhando um visual novo!!!

      Se lhe interessar pode passar e-mail para: amof.amauri@gmail.com

      Excluir
  6. O PODER DO AZEITE E SUA CURA...



    Prezados Amigos

    Venho comunicar-lhe de que chegou ao Brasil o mais puro e premiado Azeite de oliva - DOP Casa de Sucçães de Trás-os-Montes - Portugal, o qual já esta sendo comercializado pela Brason Gourmet - Imp. Export. Distrib., Ltda.

    Será um prazer fazer-lhe chegar até você este maravilhoso Azeite, a fim de que o possa saborear e enriquecer sua gastronomia, ou até mesmo uma excelente opção para presentear seus familiares e amigos com este conceituado produto Gourmet.

    Brason Muito grato pela atenção que nos possa dispensar, agradecendo que nos indique outras pessoas suas amizades que apreciem também um verdadeiro " ouro liquido ".

    Obrigado pela Atenção.

    esperando sua resposta.

    Faça um presente de Natal para quem você Ama...


    Walter Siqueira
    Comercial
    Brason Gourmet Comercio Importação e Exportação Ltda
    (11) 4619-1841
    (11) 982046557
    (11) 970866537
    walter.siqueira@brasongourmet.com.br
    brasongourmet@brasongourmet.com.br
    www.brasongourmet.com.br

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia, sou do grupo de Saboaria em Portugal. Tenho feito a receita do sabão castilha já publicada no grupo, pois é o azeite que tenho mais acesso. 900 gr de azeite, 115 soda e 300 água. Mas nem sempre fica bem...mas agora tenho um desafio que é juntar pigmentos, cor.. Poder-me-ia ajustar a receita para usar os pigmentos?
    Bem Haja Milena Marques mimamarques@sapo.pt

    ResponderExcluir

Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.