sábado, 22 de dezembro de 2012

Porque devemos manter nosso sabão aquecido apos sua fabricação?


Apos colocar o seu sabão na forma para descansar e sofrer o processo de saponificação ele entra na fase GEL, horas se passam e o sabão ainda dispersa calor, como podemos ver esta na fase gel, mas o que é esta tal FASE GEL? É simples, todo sabão feito pelo método a frio (Cold Process) sofre uma reação quinica entre a solução caustica e os óleos produzindo calor.

Este aquecimento deve ser uniforme por isso devemos envolver o sabão com toalhas, cobertores, plásticos  papelão ou qualquer outra coisa que ajuda a reter este calor. Caso isso não seja feito ou seja se você não isolar termicamente seu sabão ele vai perder calor naturalmente, sempre das extremidades para o centro e o processo de saponificação será prejudicado. (a falta de isolamento não impede a saponificação, ela simplesmente ocorrerá de forma mais lenta e resultará em um sabão que pode apresentar manchas na sua coloração ou ser menos resistente ou se preferir mais cremoso.

Algumas pessoa tentam impedir a fase gel do sabonete exatamente para obter esta cremosidade, dizem ainda que as cores ficam mais vivas (a depender do corante utilizado) e o aroma mais persistente. Pretendo fazer um teste futuramente para ver como isso funciona.

Mas é importante estar atento ao isolamento térmico do sabão, isso vai garantir um processo de saponificação mais eficiente, preservando e distribuindo o calor de forma uniforme por toda a massa, por isso mesmo fiz umas caixas de isopor para tentar reter este calor de forma uniforme em meus moldes (estará no próximo post).

Se o sabão aquecer de forma desigual podemos ter o que se chama de GEL PARCIAL, onde a perda de calor (geralmente nas extremidades da forma) deixando o sabão com uma mancha de forma oval no centro do sabão, isso se deve porque o sabão retem mais calor no centro, assim as bordas vão ser resfriadas enquanto o centro continuará aquecido. como resultado se seu sabão for deixado sem isolamento as arestas do seu sabão podem não alcançar a fase gel enquanto o sabão do meio alcançará.

Um GEL PARCIAL não oferece nenhum perigo para o sabonete, mas pode trazer um aspecto menos atrativo para seu produto final, principalmente se tiver em mente um sabão de cor uniforme ou até mesmo um sabão com mais de uma cor ou efeitos coloridos.

Falamos, falamos e a que conclusão chegamos? A fase gel é onde o sabão ganha dureza, rigidez e isso acontece muitas vezes de forma parcial ou desigual se o calor não for uniforme ou se não houver isolamento térmico, resultando em um sabão com manchas ou mais mole ou se preferir mais cremoso.

10 comentários:

  1. Caro amigo saboeiro!
    Eis uma ironia do destino! KKKKKKKKK

    Eu tinha acabado de fazer o meu primeiro lote de sabonete pelo Cold Process. Já o havia enformado e tampado direitinho. Fiz o meu molde baseado no do nosso amigo Roberto Akira, com tampa! Logo em seguida vim fazer uma visitinha no seu blog (estou curioso e aguardando as fotos). E vem você e escreve sobre o grande enigma da formação do gel! Não pensei duas vezes: corri lá e cobri o meu sabonete com panos.
    Isso que você escreveu é fato!
    Vi em vários vídeos ensinando o método Cold Process no qual a pessoa cobre o molde com panos! Agora entendo o motivo!
    Grande amigo saboeiro!
    Já está dando suas aulas! KKKKKKKKKKKKK
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só complementando...
      Ainda continuo com dúvidas em relação à porcentagem de Óleo Essencial utilizado na massa!
      Neste primeiro lote que fiz agora utilizei o OE da Bio Essência (Erva Doce). Parece que a questão aroma vai ficar acima do ideal! A concentração dele é muito alta!
      Sei lá!
      Vou aguardar amanhã e ver no que deu!
      A cor eu sei que ficou bem mais forte do que eu gostaria! kkkkkkkkk

      Abraço!

      Excluir
  2. Caro e grande amigo saboeiro;
    Trago boas notícias!!!
    Acabei de fazer mais um lote de sabonete COLD PROCESS!
    Ajustei a porcentagem de Hidróxido de Sódio. O que eu uso é 100% e geralmente o cálculo feito para a soda é baseado nos 95% à 99%. Por isso eu não conseguia trabalhar a massa que engrossava muito rápido!
    Diminui 13% da quantidade usada na formulação anterior. Que maravilha! Consegui trabalhar muito bem a massa, adicionar os aditivos sem correria e alcancei o trace perfeito. Envasei nas formas e não tive problemas!
    Fiz um sabonete para pele seca utilizando o óleo de mamona e o de amêndoas doces como sobregordura.
    Agora é só aguardar amanhã e ver o resultado final!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Explicando:
      Em momento algum eu utilizei o Hidróxido de Sódio sem fazer os devidos cálculos baseados na quantidade de gorduras a serem saponificadas. Só que o grau de pureza da soda interfere muito nestes cálculos!
      Eu utilizei para o cálculo o IS que consta no laudo técnico fornecido pela empresa na qual adquiri os produtos. Só que ainda assim resolvi reduzir a quantidade baseado no comportamento da massa.
      O óleo de mamona eu utilizei nas gorduras saponificadas. Só o de amêndoas doces foi usado como sobregordura.
      Achei que não havia ficado claro o meu texto anterior! hehehehehehe

      Abraço!

      Excluir
    2. Aguardo com ansiedade pelo resultado deste novo lote, me mantenha informado! aqui grandes desastres em mais um teste com essência (desta vez essência própria para cold, comprada na EMPÓRIO AROMA) boa porcaria!!! acelerou o processo e perdi o lote, mas foi bom porque terminei testando uma forma de recuperar o sabão ensinado pelas amigas, Tatiane e Emília, estará nos próximos posts.

      Excluir
    3. Essências... O eterno dilema: Como usar... qual usar?
      Até hoje todas que usei em sabões não deram certo!
      Esse processo de tentar recuperar o lote de sabão que não deu certo deve ser o tal de "REBITE" (não sei como se escreve). Também nunca usei esta técnica!
      Quase sempre o erro ensina mais do que o acerto!
      É isso aí!

      Abraço amigo saboeiro!

      Excluir
  3. Lá vou eu novamente.
    Eu demrei para responder mas estou lendo todas as postagens de vocês.
    As essencias da emporio aroma para cold, não são elaboradas para cold, na verdade são essencias cosméticas que a "dona"(coloquei entre "" pois me falaram que foi ela) testou essas essencias em cold e não travaram a massa. Eu já comprei essencias da emporio aroma para cold e normalmente travam meus colds.
    Prefiro comprar as próprias para cold que a Paris Essencias vende que são realmente para cold. Uma dica importante, quanto mais baixa a temperatura dos óleos e da lixívia menor a chance do seu cold travar, costumo trabalhar numa temperatura de 40 graus.

    ResponderExcluir
  4. nem me fale das essências da EMPÓRIO, um engodo, não aconselho a ninguém, desonesto isso... Vou fazer uma compra na Paris para testar (me sugira uma!) fiz dois testes estes dias entre os dias 7 e 9 variando a temperatura, na verdade a baixa temperatura que variou de 20 a 35 graus, vou postar os resultados por estes dias!

    ResponderExcluir
  5. Já postei a lista de essências.
    Agora as temperaturas, adoro trabalhar com baixa temperatura, eu derreto os óleos duros, acrescento os líquidos em temperatura ambiente e dependendo da temperatura do dia, ainda deixo esfriar mais ainda. E, garanto que mesmo trabalhando com tudo frio, eles entram na fase gel sem muito esforço por aqui.

    ResponderExcluir
  6. Pois é, este quase MITO da temperatura de 40 graus foi a base para meus primeiros testes, como não conhecia muito do processo segui esta regra, mas pensando apenas na parte da reação química vi que poderia testar esta reação em temperaturas mais ou menos elevada. Foi o que eu fiz e testei com 35 graus, 30 graus, 25 e até 20 graus (hehehe... exagero né?) mas isso me deu maior segurança e me ajudou a entender este processo de transformação.

    Em todos os testes a fase gel foi alcançada sem maiores problemas, só tive problemas com alguns aditivos, mas isso é uma outra historia que será postada em breve!

    ResponderExcluir

Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.