sábado, 13 de julho de 2013

#Sabonete de Mel com Redemoinhos / Cold Process Soap


Mais uma vez estamos aqui para mostrar uma nova técnica para ter um visual diferenciado na saboaria, desta vez faremos um sabão com vários redemoinhos, esta técnica consiste em ter uma barra de sabão com círculos de cores terrosas (ou qualquer outra cor que você escolha) ao longo da barra. O resultado foi muito bom e abaixo vamos descrever como conseguimos este efeito.

Não tive ajuda para fazer os registros fotográficos e por ser uma técnica que vai exigir um pouco mais de atenção não teremos muitas fotos do processo, mas creio que dará para entender como tudo foi feito sem grandes dificuldades.

Mas não só de aparência vive um sabonete, então usamos uma sinergia dos seguintes óleos vegetais:
  1. palma
  2. palmiste
  3. mamona
  4. azeite de oliva extra virgem (não usamos bagaço ou azeite extraído com solventes)
Adicionamos ainda o mel, que nesta receita é a grande estrela, usamos o mel de um apiário que fica perto de salvador e produz mel orgânico de alta qualidade coletados das flores de laranjeira existentes na região, como resultado temos um mel fino de coloração amarelo pálido, sem praticamente acidez e uma excelente viscosidade.


Para começar separamos nossos óleos, a solução cáustica, os pigmentos e o mel (lembre-se este sabão será de mel). Como já temos a solução cáustica pronta não precisamos esperar ela esfriar isso poupa um tempo incrível, bem como queremos os redemoinhos temos de fazer as cores separadamente, escolhemos cores terrosas, o bordô o bege e pra dar um contraste um branco.


Começamos cortando alguns tubos de larguras diferentes que vão servir de suporte para os redemoinhos e os distribuímos pelas formas, (usamos frascos de diversos tamanhos e larguras cortamos as duas extremidades e lavamos bastante para não haver contaminação cruzada)  enchemos os tubos com as cores de forma aleatória e misturamos grosseiramente em movimentos circulares, deixamos de lado enquanto vão endurecer o suficiente para sair da forma (isso ocorre em mais ou menos 4 ou 5 horas)


Feito isso distribuímos estes redemoinhos pela forma e vamos fazer o resto da massa com uma cor branca usamos para isso o dióxido de titânio depois é só adicionar a solução caustica, quando voltamos a massa que tiramos dos tubos já estava bem consistente (quase fria), vertemos então nossa massa branca com cuidado para não tirar os redemoinhos do lugar e já podemos ter uma ideia de como vai ficar nossa barra de sabão.


Agora é deixar nosso sabão descansar pelas próximas 24h e depois desenformá-lo, ao desenformar nossa barra de sabão já sentimos o aroma do mel por todo ambiente. O acabamento é essencial por isso vamos acertar a parte de cima de nossa barra de sabão para termos nossos sabonetes no padrão de 6x6x3 cm, Já podemos ver que este será uma sabonete com um apelo visual bastante forte, a harmonia entre as cores e os redemoinhos dão movimento a barra e deve resultar em sabonetes bem divertidos.


Vamos cortar nossa barra em pedaços de 6,0cm e depois vamos finalizá-los cortando com sua espessura final 3,0cm, agora já temos nosso sabonete finalizado e pronto para descansar pelos próximos 30 dias quando finalmente será testado, embalado e liberado para comercialização.



Acho que por hora é isso, até breve com mais uma novidade. Se tem alguma dica, sugestão ou critica deixe nos comentários que teremos o maior prazer em ler e se for o caso responder.

Se gostou ou tem alguma dúvida, sugestão ou ideia deixe seus comentários aqui embaixo, pode parecer bobagem mais muita gente tem as mesmas dúvidas e assim estaremos ajudando a cada um que passar por este post. Obrigado!

Este sabonete e muitos outros esta disponível em nossa loja virtual, para adquiri-lo basta seguir o link:

Todos os demais produtos usados nesta receita esta disponível para venda em nossa loja virtual, para adquiri-lo basta seguir o link:

26 comentários:

  1. I am in love with your soaps: they are all so beautiful and delicate!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you for visiting our blog and let these beautiful words, I am very happy to have enjoyed our soaps.

      We try to make not just soaps, we give each of them a own personality, dress them up with art, but it delights me. Today I do not do a bar of soap without first designing it in as the architect want the shapes, the colors, everything must be thought out, planned only in this way can these soaps!

      Each project proves challenging, imaginative race where I have to exercise my creativity to the extreme, this is my challenge in each new bar of soap and when we exercise our creativity as reslutado one soap factory full of art!

      Again thank you for the words and hopefully come back more often to our Blog.

      Cheers.

      Excluir
  2. Precioso el resultado y muy original la técnica. Enhorabuena, me encanta como quedó

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias por visitar nuestro blog y deja estas hermosas palabras, estoy muy feliz de haber disfrutado de nuestros jabones.

      Tratamos de que no sólo los jabones, le damos a cada uno una personalidad propia, vestirlos con el arte, pero me encanta. Hoy no hago una barra de jabón sin primero diseñarlo en que el arquitecto quiere que las formas, los colores, todo debe ser pensado, planeado sólo de esta manera pueden estos jabones!

      Cada proyecto resulta difícil, raza imaginativa donde tengo que ejercer mi creatividad al extremo, y desarrollar una técnica para cada proyecto y llegar a cada pastilla de jabón es mi reto en cada nueva barra de jabón.

      Cuando ejercitamos nuestra creatividad y tratar de superar todas las dificultades que aparece durante el proceso de fabricación, podemos reslutado una fábrica de jabón llena de arte!

      Una vez más gracias por las palabras y espero volver más a menudo a nuestro Blog.

      Saludos.

      Excluir
  3. awesome awesome soap and yes I am in love with with them too! So much attention to detail and creativity!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marilyn, being attentive to detail is a constant concern when you want a differentiated product are the details, the little details that turn a simple bar of soap in beautiful soaps.

      Creativity is also needed, which is her personality, which makes each soap unique, singular! if not creative will have a soap like what everyone does, if you are creative, inventive soaps have more fun, with more movement, more artistic soaps, that's how I think!

      Even when I started to do my test before it even now wanted something different! So began the custom shapes, this has made ​​my soaps differentiated.

      Thank you for visiting us here and left their beautiful words.

      Excluir
  4. Respostas
    1. MG, mais uma vez obrigado pelas palavras, espero que volte outras vezes e deixe sempre suas considerações.

      Excluir
  5. Wonderful blog and pictures. I love the look of your finished soap. Congrats.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I thank you, we make a different soap, with art, with a more striking! I like to do so, but do not randomly try to design before choosing the form of designs and colors.

      In this way the work gets easier and the result is always better, we will have news soon.

      Again thank you for visiting us and hope to come more often and always leave their siguestões, tips and reviews.

      Excluir
  6. Vc perfumou o sabonete? Só o mel é suficiente para perfumar? Põe o mel depois do traçe?

    Nossa qtas perguntas, desculpe abusar mas é que seu trabalho é ótimo.

    obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane, não esta abusando em nada. Vamos responder por partes

      1 - Sim os sabonetes são levemente perfumados (30ml/kg de óleo);
      2 - O mel perfuma, mas depende muito do mel, da flor que é gerado e de como é processado, este por exemplo é muito aromático;
      3 - O mel só é colocado no final do traço pouco antes de informar.

      Espero ter ajudado e agradeço sua visita a nosso Blog, espero que volte outras vezes!

      Excluir
  7. Uau! Muito encantado com seu blog! Estou começando também com saboaria aqui na minha cidade no sul do brasil! Acredito e muito no poder dos óleos e ervas, também tenho um blog que estou iniciando para contar minhas aventuras neste processo que já amoooo! Eu teria apenas uma pergunta! Já pesquisei e muito, vivo pesquisando. Achei para comprar no japão, mas a importação e a comunicação com eles é quase impossível! São essas formas de acrílico! São meu objeto de consumo! Vc mandou fazer? Se pudesse me ajudar seria um saboeiro eternamente grato! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jean, fico muito feliz por ter nos visitado e gostado de nosso Blog, o principal intuito aqui é ajudar, partilhar conhecimento.

      A saboaria natural nos da a possibilidade de poder usar as varias sinergia de óleos e ervas vegetais de tal modo que ao final da fabricação de um sabão tenhamos nele ingredientes especiais que nunca encontraríamos em um sabão comum, podemos usar infusões, chás, purês e tudo mais.

      As formas que você citou eu conheço e comprei algumas, elas foram a base para a fabricação das que usamos hoje, temos 2 modelos para barras de 1kg ou 2kg de sabão, vendemos estas formas para todo o Brasil.

      Se lhe interessar, ou quiser maiores informações passe um e-mail para: amof.amauri@gmail.com

      Mais uma vez obrigado pela visita e espero que volte mais vezes! deixe o link do seu blog aqui assim poderei fazer uma visita!

      Excluir
  8. Respostas
    1. Bom dia Priscila, obrigado por visitar nosso Blog!!!

      Depende, o que quer comprar? A forma ou o sabonete?

      Excluir
  9. me responde por e-mail por favor: priscila.chi@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila, mandei resposta para seu E-mail conforme solicitado!!!

      Excluir
  10. Olá! Lhe enviei o e-mail para saber das formas... O link de meu blog: http://rrr5.wordpress.com/ Estou apenas começando com algumas postagens... Tudo vai depender de como vai andar o negócio, a carência de matéria prima por aqui é grande, tudo tenho que mandar vir de SP o que se torna mais caro... Tenho a concepção de que podemos fazer algo que seja saudável para a pele sem um custo que seja somente para pessoas com uma renda maior... Mas é isso... Obrigado até o momento! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean estive em seu blog, muito legal, já estou seguindo e você esta no caminho certo!!! em breve verei belíssimos sabonetes saindo da RR5.

      Mandei informações sobre as formas para seu e-mail. felicidades e espero que volte mais vezes!

      Excluir
  11. Oi Amauri!
    Admiro muito o seu trabalho! Acabei de fazer o curso com a Mara (vc viu o vídeo?), e em breve começarei a fazer minhas primeiras experiências... não vejo a hora de chegar meu material! ;) Mas já percebi que meu gosto é muito parecido com o seu... adoro todos os seus trabalhos, e com certeza terei eles como isnpiração! Fiquei apaixonada por esse redemoinho... deu um efeito "dos deuses"
    Parabéns!
    Abç!
    http://www.clubedocabeloecia.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Erika, que bom que gostou de nosso sabonete de Baunilha e Mel, realmente o efeito ficou muito interessante. Gosto de por arte nos meus sabões, assim eles se tornam diferentes, tento imprimir neles a minha personalidade, assim terão um vinculo maior comigo, uma especie de marca registrada.

    A Mara é muito boa saboeira, sabe muito!!! parabéns por ter escolhido ela como sua mentora, espero que comece a produzir logo e que eu possa admirar seus sabões!!!

    Me deixe informado sempre, abraços e mais uma vez obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  13. Could you do some of your blogs in English? Would love that! Beautiful soaps!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dawn Kintley, In a blog has the option to translate into any language, just select your and read all the information without any problem.

      Excluir
  14. Amauri, Boa Tarde!!!

    Parabéns pelo seu trabalho, estou maravilhada!

    Comecei a me interessar por tratamentos naturais, chás, ervas, fitoterápicos,...acabei chegando nos cosméticos e parei nesta arte apaixonante, a saboaria.
    Tenho procurado informações à respeito.
    Vi que muitas pessoas pedem a sua ajuda.
    Eu não tenho perguntas específicas, até porque estou no começo.
    Gostaria de saber se você tem ou indica material, apostilas, curso...etc. Por onde devo começar e como prosseguir neste ofício delicioso!
    Vendo seu blog, fiquei super animada e ansiosa!

    Desde já agradeço.
    Segue meu e-mail clecia.ribeiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clecia, que bom que se encantou com a saboaria, realmente é uma arte que apaixona!

      Quanto as indicações do que vai precisar é uma lista mais ou menos grande, porem muita coisa você já de ter em sua cozinha, vou preparar esta lista e posto aqui, assim outras pessoas podem tirar esta mesma dúvida!

      Apostilas eu estou preparando, ainda não tenho, mas creio que se possa encontrar muita coisa na net, vale a pena pesquisar!!!

      Estou montando um curso introdutório a saboaria, mas tem muita gente que faz isso!!! Uma boa dica é se escrever em grupos que existem no face, assim já vai conhecendo e trocando ideias com quem também esta começando ou com quem já tem um pouco mais de experiencia.

      Fico muito feliz em poder de alguma forma encorajar, incentivar ou mesmo inspirar pessoas a entrar nesta arte que chamamos de saboaria. Espero que volte mais vezes e sempre deixe suas sugestões, criticas, dicas ou o que quiser. E espero ver em breve seus lindos sabões!!!

      Excluir

Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.