sexta-feira, 19 de julho de 2013

# Sabonete de Baunilha Design Avançado 1 / Cold Process Soap


Hoje vamos começar uma serie de sabonetes com projetos gráficos diferenciados, mais elaborados, estes próximos sabonetes serão o resultado de uma tentativa de reaproveitamento de aparas e sobras de outros sabonetes que fiz ao longo do tempo. Vamos aproveitar também meu ultimo sabão que não deu certo e me deixou 2kg de sabão sem muitas utilidade e que devem ser reaproveitado.

Esta técnica é bastante simples e se resume em reintroduzir um sabão pronto como parte de um novo projeto de saboaria sem fazer o Rebath. Desta vez o inicio se deu ha bastante tempo com a guarda das sobras e aparas dos sabonetes que foram produzidos anteriormente e é uma ótima opção para usar suas sobras de sabonete e sua criatividade.

Então começaremos cortando estas sobras para que elas possam ser reintroduzidas este novo sabão, mas como devemos corta-las? De modo aleatório? Em tiras ou quadrados? Devemos raspar ou ralar?

A resposta para estes questionamentos esta diretamente ligada ao layout deste novo sabonete. Devemos fazer um projeto gráfico, um layout onde sejam levados em consideração alguns aspectos como: as cores, os formatos e os tamanhos dos pedaços que serão introduzidos no novo sabão, esta é a parte mais importante deste processo, elaborar um projeto antes de qualquer coisa ou será mais complicado na hora de fazer seu sabão e o resultado pode não ser tão bom.


Bem fiz vários projetos e este primeiro vai usar apenas a parte superior de nosso sabão que não deu certo (Camada 1). Cortei a placa de sabão em uma fatia de aproximadamente 1cm (um centímetro) com isso fiquei com uma retângulo de 12x30x1cm (o tamanho de minha forma)


Depois de separar a camada 1 de nossa barra de sabão passei para a segunda etapa desta fase que foi cortar esta placa da espessura que eu desejava!


Agora que temos a placa de sabão com ambos os lados aparados vou cortar esta placa em pedaços menores medindo 6x3cm. Agora eu tenho inúmeras barrinhas de sabão que se parecem com uma pedra de dominó, é exatamente o que vou precisar para este projeto!


Estes pedaços tem um efeito marmorizado nas cores bordô e branco e para complementar vou usar uma com que deixe tudo bem harmônico, como se fosse feito de proposito como se não fosse um reaproveitamento.

A próxima etapa é montar estes pequenos sabonetes que foram cortados em forma de retângulos na minha forma, seguindo meu projeto. foram todos colocados em fila indiana com espaçamento simétrico, ao final desta etapa já podemos ter uma ideia de como nossa barra de sabão vai ficar, e com isso terminamos a primeira parte de nosso novo sabão.



A próxima etapa é preparar o novo sabão que preencherá o espaço que esta vazio, para isso devemos levar em conta a cor e a fragrância para que ao final tenhamos um sabonete elegante, cheiroso e muito bonito.

Decidimos pigmentar nossos óleos na cor bege e como já temos uma fragrância cítrica nas barrinhas que estão arrumadas em nossa forma, usaremos a baunilha para dar um contraponto no aroma deste sabonete.

É neste ponto que começamos a dar vida a nosso novo projeto, decidimos usar uma sinergia de óleos diferentes da usada nas barrinhas que estão arrumadas na forma, os óleos escolhidos foram:
  • Palma 
  • Palmiste 
  • Estearina 
  • Mamona 
  • Oliva 
  • Abacate 

Com os óleos devidamente misturados vamos pigmenta-los na cor escolhida, adicionamos a solução cáustica e começamos a misturar até se obter um traço leve (se tivermos um traço muito firme, ao colocar a massa na forma as peças que estão arrumadas sairão do lugar e a barra de sabão não sairá como foi projetada), depois é só derramar na forma com cuidado para que as peças permaneçam no lugar.


Como nossa forma é transparente da pra ver exatamente como nosso sabão vai ficar depois de desenformado. Agora vamos deixar nossa barra descansar pelas próximas 24h para que a reação de saponificação aconteça.



Passadas as 24h nossa barra apresenta uma textura ótima e já esta pronta para ser desenformada, retiramos o excesso de massa da parte superior e desenformamos nossa barra de sabão agora deixaremos ela descansar por mais 24h para perder um pouco mais de água, assim estará pronta para ser cortada em pequenos sabonetes com 3cm de espessura.


Passadas mais 24h vamos começar a transformar nossa barra em sabonetes. Podemos obter dois desenhos diferentes a depender da posição do corte: se optarmos por cortar nossa barra na vertical teremos o sabonete como se vê na forma, porem se cortarmos na horizontal teremos um sabonete com listras em um lado e liso do outro, vamos tentar das dois maneiras para mostrar os resultados.


Acabamos aqui nosso primeiro tutorial sobre Design Avançado na saboaria a frio, por hora é isso, espero que tenham gostado! até breve com mais uma novidade. Se você tiver alguma dica, sugestão ou crítica, deixe registrada nos comentários que teremos o maior prazer em ler e responder. Pode parecer bobagem, mais muitas pessoas podem ter a mesma dúvida que você e assim estaremos ajudando a cada um que passar por esta publicação.

Este sabonete e muitos outros esta disponível em nossa loja virtual, para adquiri-lo basta seguir o link:

Todos os demais produtos usados nesta receita esta disponível para venda em nossa loja virtual, para adquiri-lo basta seguir o link:

9 comentários:

  1. Excelente explicação Amauri!Parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Aromalandia, que bom que gostou! quero ver os novos sabonetes (Os óleos a uma hora destas já devem estar a caminho).

      Excluir
  2. Olá, ficou lindo.
    O que não deu certo no primeiro sabão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane, o visual não ficou como o planejado, e a camada 1 terminou se descolando das demais camadas porque o desenformei antes do tempo!
      Dai resolvi utiliza-lo como parte de outros sabonetes como poderá ver em algumas publicações.

      Obrigado pela visita !!!

      Excluir
  3. What a beautiful success made of a questionable first soap into these!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. It really is true, it shows how we can be creative and reuse, reinvent and transform so that did not work into something even better than we had planned.

      The soap factory gives us moments like this that we can put our creativity in every bar we do and so put a little art in each soap!

      Thank you for your visit, I hope you enjoyed it and come back often to our Blog.

      Excluir
  4. AMOF, Parabéns pelo trabalho!!
    Gostaria de adquirir suas formas acrílicas, poderia me informar valores e procedimentos? agradeço e aguardo!Obs: encaminhei e-mail.Att, Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, não recebi seu e-mail, manda pro amof.amauri@gmail.com obrigado!!!

      Excluir
  5. AMOF, reenviei!! Aguardo vossa resposta! Muito obrigado!! Att, Marcelo

    ResponderExcluir

Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.