quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Teste Lote #9 Sabonete de Café

Como já havíamos falado antes fizemos um teste com uma receita de sabonete de café, isso mesmo café, trocamos a água por café e vamos descrever o resultado deste teste a seguir.

Pra começar seguimos a rotina de sempre, pode parecer bobagem mais acredite não é, estabelecer uma rotina na hora de produzir seus sabonetes é de fundamental importância, faz parte do planejamento, evita que você esqueça algum ingrediente ou pule alguma etapa, e o principal lhe da mais tranquilidade na hora de executar sua receita, imagine só descobrir que falta algum ingrediente no meio  do processo! uma rotina de trabalho evitaria este problema.


Voltemos a nossa rotina, separamos e pesamos todos os ingrediente, fizemos um café bem forte e deixamos esfriar, usaremos mais adiante como substituto para água em nossa solução cáustica. Pesamos a soda, os óleos separamos a forma e demos inicio ao preparo de nosso sabão.



Misturamos a soda no café, como foi nossa primeira tentativa com café resolvemos fazer em temperatura controlada com medo de superaquecimento da solução (o que não aconteceu!). Deixamos voltar a temperatura ambiente e incorporamos os óleos a nossa solução de café e soda, não usamos o mix neste inicio de mistura!, depois adicionamos um pouco da borra de nosso café, continuamos misturando sem usar o mix, depois de tudo bem misturado passamos a usar o mix para ajudar a chegar no traço ideal. Demorou um pouco mais que o de costume isso ocorreu por estarmos trabalhando em temperatura ambiente.

Alcançado o traço vamos derramar nossa mistura no molde de silicone e esperar a massa descansar por 24 horas e ver o resultado final. notamos que a mistura ficou no ponto certo, não esta muito líquida nem muito grossa o que nos possibilitou trabalhar com calma.



Pude notar no monitoramento que fiz apos guardar o sabonete que a temperatura permaneceu baixa por mais de quatro horas (em torno de 30 graus) , e só então começou a subir, mesmo assim muito devagar, passadas 9 horas ainda esta bastante baixa (em torno de 33 graus) para a fase gel o me deixa um pouco apreensivo, mas vamos aguardar. 12h apos enformar nossa massa chegou a hora de desenformar nosso sabão e ver o resultado, aparentemente estava solido o suficiente, mas ao desenformar notamos que poderia ficar mais um pouco enformado, talvez 48h.



Mas gostei do resultado final, o cheiro final é amendoado (lembramos que não usamos nenhum OE ou essência nesta receita) e a cor bem característica e da vontade de morder, hehehe.

Este é um sabonete que todos devíamos ter, não é um sabonete para tomar banho, mas um sabonete para  retirar os mais diversos cheiros de nossas mãos como: cebola, alho ou solventes em geral, o poder do café  na eliminação de cheiros desagradáveis é o ponto alto deste sabonete.

O próximo teste será com vinho, hehehe não sei se o laboratório vai explodir mas eu vou tomar algumas taças durante este teste! Afinal seria um sacrilégio desperdiçar vinho para fazer teste com receita de sabonete! acho que por hora é isso...

Este teste foi realizado dia 20 de janeiro de 2013

6 comentários:

  1. Amigo saboeiro... Esse sim é um ótimo sabonete! Ainda mais para um viciado em café, assim como eu! hehehehehehehehe
    O sabonete de café também ocupa um lugar em minha lista... só aguardando a hora certa!
    Eu ainda insisto na concentração de soda da sua lixivia! Tenho quase certeza de que se você usasse uma concentração de pelo menos 32% o seu desenformar seria tranquilo, tranquilo.
    Mas é isso aí!
    Parabéns mais uma vez!
    Só quero ver o com o tal do vinho! hehehehehehe

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe, pode ser neste usei 30% quem sabe com 32 ficaria ainda melhor! porem vejo que isso depende muito de receita para receita!

      Se acompanhar vera que alguns desmoldam com extrema facilidade já outros se mostram mais temperamentais, assim como nós!

      O teste com vinho será o próximo post!, risos quase voa tudo pelos ares literalmente, pelo menos foi o sabonete mais saboroso de fazer, afinal bebi a garrafa toda de vinho, risos uma delicia por sinal! Hoje fiz mais dois testes com essências em baixa temperatura e ontem fim um teste com manteiga de cacau, karité e óleo de semente de uva, tudo será postado! Aguarde...

      Excluir
  2. Muito bonito esse seu sabão de café!!!! Muito interessante. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Tem como usar a borra de café como esfoliante em um sabonete neutro, mas com outra essência ou o cheiro do grão predomina?

    ResponderExcluir
  5. Tem como usar a borra de café como esfoliante em um sabonete neutro, mas com outra essência ou o cheiro do grão predomina?

    ResponderExcluir

Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.