sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Teste Lote #10 Sabonete de Vinho Tinto


Como já tínhamos anunciado no teste anterior, estaremos fazendo neste teste a substituição da água deionizada por vinho, aproveitamos para tomar umas taças é claro! Mudamos alguns percentuais em relação a ultima receita, mas continuamos usando os mesmos óleos ou seja Palma, Palmiste, Oliva, Mamona e Estearina de Palma alteramos também a concentração de NaOH para 32% já que usamos 30% no teste anterior. 


Como sempre seguimos nossa rotina de produção com um cheque List, depois que separamos e pesamos todos os itens demos inicio a nosso trabalho, tinha receio de misturar a soda ao vinho por duas causas, a primeira o açúcar a segunda o álcool. Meu medo era que a mistura atingisse uma temperatura muito alta e resultasse em ebulição e consequentemente em muitos gases. Mais um bom motivo para estar paramentado com todos os equipamentos de segurança (óculos de proteção, luvas, mascara e avental) quem sabe um extintor e o telefone bem perto para chamar os BOMBEIROS ou a SAMU Risos, brincadeiras hehehe. 

E realmente foi o que aconteceu a mistura superaqueceu e entrou em ebulição, foi tudo muito rápido, não chegou a derramar a solução cáustica que estava no meu recipiente, nem  explodiu o laboratório!!! mas produziu muito vapor com gases toxicos, o cheiro não foi dos melhores e pensei comigo, lá se foi um bom vinho, antes eu tivesse bebido mais uma taça (hehehe)... achei que o aroma que tanto queria preservar tinha ido pro beleleu... mas não tinha muito o que fazer, então só me restou esperar a temperatura baixar para a casa dos 40 graus e dar prosseguimento a nossa receita (neste teste trabalhamos com temperaturas em torno de 40 graus). 

Foi nesse intervalo de tempo que aproveitei para degustar mais um pouco deste belo vinho argentino (Zuccardi, Syrah, safra de 2008) o tempo passou mais rápido e foi muito mais prazeroso esperar, quase abro mais uma garrafa, risos. 



Misturamos a solução cáustica a nossa mistura de óleos, porem notamos antes de misturar que havia se formado um resíduo em nossa solução cáustica  para não ariscar resolvemos coar nossa solução cáustica ao adiciona-la aos óleos, no inicio a solução foi para o fundo não se misturando de imediato com os óleos.


Quando começamos a misturar com a espátula a solução começou a se misturar e logo se tornou mais grossa, o açúcar fez o papel de catalizador, (já que o álcool se evaporou com a alta temperatura da solução cáustica) fornecendo a energia necessária para nosso processo sofrer uma aceleração e consequentemente diminuir o tempo para se atingir o traça, tudo não demorou mais que 30 ou 40 segundos. 


Enformamos nossa massa (que já não estava muito maleável) e deixamos em nossa caixa térmica sem tampa para descansar pelas próximas 24h. Neste período vamos monitorar a temperatura para não haver superaquecimento da massa na fase gel.

Outra observação é a perda dos pigmentos do vinho que  não consegue manter sua cor bordô ou avermelhado e passa para um amarronzado. da próxima vez vou usar um pigmento avermelhado para tentar manter a cor.

Se passaram 12h e dei uma espiadinha para ver como estava nossa massa, a fase gel esta quase concluída  a massa se tornou mais clara e parece que vai ficar bem rígido. fiz tudo ontem a noite, vou trabalhar e quando voltar retiro nosso sabão do molde e vejo o resultado deste teste.



É hora de retirar nosso sabonete do molde e ver no que deu este teste, desenformou facilmente, ao cortar a barra finalmente uma cor avermelhada, mas sei que esta cor ira sumir no processo de cura. o resultado me agradou, pena não ter colocado nenhuma essência neste teste.

Este teste foi realizado dia 22 de janeiro de 2013

5 comentários:

  1. Caro amigo saboeiro, boa noite!

    Primeiramente, com muita alegria, devo te informar que recebi hoje o óleo de palma. Obrigado!
    Agora só falta o mais importante: pagar você! hehehehehe
    Mande-me por e-mail seus dados e o valor total para que eu faça o depósito!
    Agora a saboaria Aromalê vai! kkkkkkk

    Quanto ao belíssimo sabonete de vinho... Realmente Chik... Ficou bom, hein!
    Será que para utilizar o vinho no lugar da água devemos proceder da mesma forma que com leite?
    Pelo que você relatou é o que parece!
    Parabéns pelo progresso constante!

    Abraço!

    Alessandro Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de perguntar!

      Esse óleo de palma é refinado?

      Excluir
    2. Sim, o óleo é refinado sim, o bruto é o azeite de dendê...

      Que bom que recebeu o óleo de palma, agora quero ver a produção da Aromalê ferver!!!

      Quanto ao vinho, realmente não sei se devemos fazer como o leite, mas é um bom teste para se fazer!!!

      A quanto as essências? desistiu mesmo? Tenho obtido bons resultados em meus testes!!! dai a importância de se testar, persistir... tenho projetos que preciso usar essências, mas a maioria será com OEs mesmo, mas os novos testes com a adição de essências tem dado bons resultados, verá nos próximos posts.

      Excluir
    3. Oi não sei se isso te interessa, mas na paris essencia SP: tem essencias propria para cold..um abraço. Silvana

      Excluir
    4. Olá Silvana, conheço as essências da Paris Essências, mas algumas travam, mas das lojas que vendem essências talvez seja uma das melhores!

      Obrigado por participar de nosso Blog e volte sempre!!!

      Excluir

Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.