quarta-feira, 20 de novembro de 2013

#Sabonete Alegria de Chocolate e Mel / (Cold Process Soap)


Aqui estamos com mais um projeto para reaproveitamento de sobras e aparas, hoje vamos fazer um sabão cheio de cores e aromas deliciosos. Desta vez vamos aproveitar aparas e pequenas sobras dos sabonetes de mel, chocolate e vinho malbec que fazemos anteriormente e apresentemos aqui em postagens mais antigas.

Nossa primeira tarefa é justamente separar as aparas e sobras e cortar em pedaços bem pequenos, quanto mais menores os pedaços mais bonito vai ficar o resultado final de nosso sabão.


Esta é uma boa oportunidade de usar sobras de sabonetes, começamos este projeto com o corte destas sobras, usei apenas cores parecidas o que não ocorreu no Alegria 1 (post passado), os pedacinhos ficaram bem similares e o resultado foi uma mistura com sobre-tons bem bonita.

A etapa seguinte é definir como iremos usar estes pedacinhos de sabonete, decidimos que vamos fazer uma barra de sabão com duas cores complementares e adicionaremos os pedacinhos apenas na parte centrar ou seja os pedacinhos vão servir de elo de ligação entre as duas cores base. Optamos então em usar o Bege e um café com leite como as cores de base deste nosso projeto, vamos permanecer com as laterais preenchidas sem nenhum efeito apenas com as cores solidas e no meio vamos adicionar nossos pequenos pedaços de sabonetes, esperamos que o resultado seja bem interessante.

Começamos como sempre com a separação de nosso material de apoio, seguido dos EPIs (óculos, luvas, avental e mascara), como teremos apenas cores próximas neste projeto não vamos precisar fracionar nossa mistura de óleos já que será todo pigmentado de branco.

Como vamos incorporar sabonetes prontos decidimos usar nossa receita base composta pelos seguintes óleos:
  • Palma / Óleo Duro (É rico em antioxidantes, como vitamina A e E, além das vitaminas D e K não encontradas em outros óleos. Este óleo antibacteriano também é bom para controlar oleosidade e acne.)
  • Palmiste / Óleo Duro (O teor de água no óleo de Palmiste é muito benéfico para a pele e cabelo. Este óleo contém lipídios e gorduras saturadas que alimentam o eixo do pelo que cobre nossa pele, eliminando seu ressecamento.)
  • Estearina / Óleo Duro (Um dos óleos duros responsáveis pela consistência do sabão)
  • Mamona / Óleo Mole (Estudos mostraram resultados positivos no uso do óleo de mamona para infecções na pele e outros problemas como: queimadura de sol, abrasões, acne, a pele seca, estrias, manchas de idade, dermatofitose, coceira localizada e pele inflamada.)
  • Oliva / Óleo Mole (Rico em vitamina E, e recomendado principalmente para peles secas devido ao seu grande poder de hidratação, consegue evitar a perda de água do organismo, pois forma um filme protetor sobre a derme e garante a remoção das células mortas.)
  • Manteiga de Cacau / Óleo Duro (A manteiga de cacau é uma excelente escolha para o cuidado de nossa pele pois tem a capacidade de penetrar profundamente nos níveis da epiderme, proporcionando frescor e brilho . É um excelente hidratante para o rosto, pois quando aplicada na pele, ela penetra nas camadas dérmicas proporcionando flexibilidade, maciez e brilho em toda a área. Excelente para remover marcas e cicatrizes de nossa pele também é excelente contra estrias que podem ocorrer em diferentes momentos da vida.)


    Uma vez pesado, vamos pigmentar nossa mistura de óleos, usamos o DT (Dióxido de Titânio) mais ou menos 1g por kg de óleo. com a forma preparada partimos para a mistura dos óleos com a lixivia e posteriormente vamos verte-los na forma, neste momento fracionei o óleo em duas metades, a primeira misturei com minhas aparas de sabões cortados e a segunda deixei como estava.


    Vertemos primeiro a parte que comporá a base, colocamos então o branco solido na forma, depois pegamos a mesma cor acrescida de nossas aparas e vertemos sobre a primeira camada. Esta etapa deve ser feita com cuidado para preservar a primeira camada sem deixar que se misture com a segunda.


    A segui passamos para a segunda cor, agora repetimos os mesmos processo porem na ordem inversa, primeiro a camada com os pedacinhos de sabonete e depois a camada sem pedaços de sabonetes.



    Agora vamos esperar pelas próximas 24h para finalmente desenformar e ver o resultado deste projeto. Passadas as 24h vamos retirar o excesso de massa e desenformar nossa barra de sabão. Até agora estou satisfeito com o resultado mas só saberemos mesmo como ele ficou quando fracionarmos nossa barra em pequenos sabonetes.



    Esperamos mais 24h e só então fracionamos nossa barra de sabão, gostei muito do resultado final, esta dentro do planejado desde o começo deste projeto de ter um sabonete com uma identidade visual bem discreta, mas ao mesmo tempo bem alegre, afinal este é o nome que demos a esta serie de projetos que visam o reaproveitamento de nossas aparas e sobras.


    Acho que por hora é isso, espero que tenham gostado! até breve com mais uma novidade. Se você tiver alguma dica, sugestão ou crítica, deixe registrada nos comentários que teremos o maior prazer em ler e responder. Pode parecer bobagem, mais muitas pessoas podem ter a mesma dúvida que você e assim estaremos ajudando a cada um que passar por esta publicação.

    Este sabonete e muitos outros esta disponível em nossa loja virtual, para adquiri-lo basta seguir o link:

    Todos os demais produtos usados nesta receita esta disponível para venda em nossa loja virtual, para adquiri-lo basta seguir o link:

    3 comentários:

    1. A stunning soap so beautiful in it's simplicity and recycle use also. Win win. I love it!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. The idea was exactly that, making soap lush simplicity, but extremely beautiful and the little bits of leftover soap gave a magical touch and pleasing this beautiful bar of soap.

        I am very happy to have enjoyed it and hope to come back sometimes to our Blog.

        Excluir
    2. AMOF, Parabéns pelo trabalho!!
      Gostaria de adquirir suas formas acrílicas, poderia me informar valores e procedimentos? agradeço e aguardo!Obs: encaminhei e-mail.Att, Marcelo

      ResponderExcluir

    Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

    Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.